Conheça no Rio uma das bibliotecas mais lindas do mundo

Conheça no Rio uma das bibliotecas mais lindas do mundo

A beleza arquitetônica do edifício e a grandiosidade do seu acervo bibliográfico tornam, sem dúvida, o Real Gabinete Português de Leitura numa das bibliotecas mais belas do mundo. Saiba mais nesse post sobre o Gabinete, que pode ser visitado de graça!

A Biblioteca

A biblioteca do Real Gabinete tem a maior coleção de obras portuguesas fora de Portugal e conta com cerca de 350 mil volumes, nacionais e estrangeiros, dentre eles, um exemplar da edição “princeps” de Os Lusíadas, de Camões.

biblioteca

Em julho de 2014, a biblioteca ocupou a 4ª posição na lista das 20 mais lindas bibliotecas do mundo, de acordo com a revista Time.

Mas, o Gabinete não reúne só títulos, porque também esbanja história e rica arquitetura.

biblioteca

A História

O Gabinete surgiu em 1837, no Rio de Janeiro, quando 43 imigrantes portugueses, alguns que tinham sido perseguidos em Portugal pelo absolutismo, se reuniram numa casa com o objetivo de criar uma biblioteca para ampliar os conhecimentos de seus sócios e dar oportunidade aos portugueses da então capital do Império de ter acesso a esses conhecimentos.

biblioteca

Os fundadores pensavam grande e decidiram construir uma sede à altura do que ela iria armazenar, adquirindo para isso um terreno e contratando um projeto em estilo neomanuelino do arquiteto português Rafael da Silva Castro.

Em 1880, D. Pedro II lançou a pedra fundamental do atual edifício e sua filha, a Princesa Isabel, o inaugurou em 1887.

Ramalho Ortigão, ora­dor oficial da solenidade de inauguração declarou sobre a casa:

(…) “ela mos­trará aos nossos netos que homens de trabalho, alheios à intriga política do país e ao litígio do poder, ausentes de sua pátria, em um país remoto, previram na missão de sua raça o alcance da ciência e o alcance da arte, a qual, tendo por fim ressalvar os interesses da inteligência fazendo-os preponderar aos interesses da cobiça, da ambição e do egoísmo humano, é a origem da moral positiva assim como é a base do bom senso e o sustentáculo da moderação(…) E se um dia o nome de Portugal houver de desaparecer da carta política da Europa, esta Casa será ainda como a expressão monumental do cumprimento da profecia posta por Garrett na boca de Camões: … não se acabe a Língua, o nome português na terra”.

Em 1900, o Gabinete Português de Leitura transforma-se em biblioteca pública, tornando possível o acesso aos livros da sua biblioteca por qualquer um do povo e, em 1906, o rei D. Carlos atribui o título de “Real” ao Gabinete.

A Arquitetura

A arquitetura manuelina, típica do reinado de D. Manuel I (1491-1521), se carateriza pela inspiração na flora marítima e na náutica da época dos Descobrimentos, tendo como ilustres exemplares o Mosteiro dos Jerônimos e a Torre de Belém, em Lisboa.

No século 19, esse estilo ressurge em Portugal, como uma forma de “resistência da identidade nacional”, e é adotada pelo Gabinete.

Por isso, é inevitável olhar para a fachada do Gabinete, em pedra trabalhada em Lisboa e trazida de navio para o Rio de Janeiro, e lembrar do Mosteiro dos Jeronimos, de Lisboa.

biblioteca

O interior também tem traços neomanuelinos. O imponente teto do Salão de Leitura merece destaque, com seu belo candelabro e uma claraboia de ferro vindo da Europa, o primeiro desse tipo no Brasil.

biblioteca

Como visitar

O Gabinete recebe visitantes em dias úteis, das 10h às 16h. A entrada é gratuita e não exige agendamento.

 Endereço: Rua Luís de Camões, 30 – Centro – Rio de Janeiro/RJ.

biblioteca

Agradecimentos especiais

Agradecemos à secretaria do Gabinete e seu colaborador, Leandro, por toda a atenção dispensada antes e durante a nossa visita.

 Quer mais dicas de destinos? É só clicar AQUI!

Você sabia que a Cidade Maravilhosa contava com essa joia cultural e arquitetônica? Conta pra gente aqui sua dúvida ou opinião na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras notícias como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!

Até o próximo post!

Juliana Molinari (@quevoceviaje)

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Juliana Molinari

Deixe um comentário