Como se preparar para uma viagem de avião?

Como se preparar para uma viagem de avião?

Preparado para iniciar o processo de embarque? Se você ainda não tem o hábito de voar ou vai viver esta experiência pela primeira vez, vamos te ajudar a iniciar sua aventura. Neste post, você encontra o passo a passo de como se preparar para uma viagem de avião.

Trouxemos os principais detalhes para fazer um embarque tranquilo e ter uma viagem confortável, seja para voos nacionais ou internacionais. Assim, você já sairá de casa pronto para as etapas prévias de chegada ao destino.

Organize a mala ideal

Se você já começou a separar o que vai precisar na viagem, está na hora de definir qual a mala ideal. Em uma viagem de avião, a bagagem de cabine será sua melhor amiga.

Por isso, na hora de organizar os seus pertences, sempre confira as regras de dimensão e peso da mala de mão com a companhia aérea que você irá voar.

Além disso, priorize nela os seus itens essenciais, independe de você estar viajando só com ela ou também com uma mala despachada. Principalmente em voos longos, esta bagagem que estará com você na cabine precisa conter tudo que será útil e necessário para as horas até o destino.

É imprescindível que documentos, comprovantes, reservas, além dos seus eletrônicos, estejam na mala de mão. Ademais, é sempre bom também ter com você algumas peças roupa e materiais de higiene. Caso a sua bagagem despachada extravie, você tem, ao menos, algumas reservas até que sua mala chegue até você.

Por fim, personalize sua bagagem, principalmente se ela for de cor e modelo comuns. Uma mochila ou mala nas cores preta ou cinza, por exemplo, facilmente podem ser confundidas com a de outros passageiros.

Então, sempre identifique e opte por colocar algum chaveiro, cinto ou detalhe que permita que você diferencie os seus pertences.

Confira aqui dicas para levar mala de mão nas viagens!

Escolha uma roupa confortável

Ficar sentado durante horas pode ser bem desconfortável. Em viagens que possuem escalas e conexões, a experiência pode ser longa e cansativa.

Por isso, sempre aposte em roupas confortáveis para uma viagem de avião. Evite peças apertadas ou que possam te deixar com frio e preze sempre pelo seu bem-estar.

Essa é apenas uma das dicas para evitar que você tenha uma viagem incômoda. Você pode conferir outras recomendações clicando aqui!

Programar o horário de chegar ao aeroporto

As companhias aéreas sempre recomendam que seus passageiros cheguem com antecedência aos aeroportos para evitar imprevistos.

Você pode ter enfrentar filas ou precisar de um atendente para te ajudar em algum aspecto no embarque e tudo isso levará tempo. Sendo assim, o melhor é estar no aeroporto com folga até o horário do voo.

Em voos nacionais

As companhias aéreas indicam que, para voos nacionais, os viajantes estejam pelo menos 1 hora antes no aeroporto. Mas, se você não tiver com o check-in feito ou precisar despachar bagagem, recomendo mais tempo de folga.

Em alguns aeroportos, estes processos pré-embarque se encerram entre 50 e 40 minutos prévios à decolagem. Então, 1 hora acaba sendo pouco, caso os balcões de atendimento estejam com filas.

Se possível, chegue com pouco mais de 60 minutos de antecedência para os voos nacionais.

Em voos internacionais

Para voos internacionais, a recomendação é chegar ao aeroporto pelo menos 3 horas antes da viagem. Além das filas para despachar mala ou realizar o check-in, você precisará passar pela segurança, pela imigração e embarcar em uma aeronave que levará mais passageiros que um voo doméstico.

Logo, é inevitável que você levará mais tempo para se acomodar e iniciar a viagem de fato.

E não se preocupe se chegar muito antes ao aeroporto e precisar esperar um pouco. É melhor se prevenir do que passar perrengue, né? E, para os momentos de espera, as Salas VIP estarão disponíveis para você comer, relaxar e aguardar o horário da sua viagem com conforto.

Confira aqui como fazer para acessar as Salas VIP dos aeroportos!

Faça seu check-in

Para garantir a emissão da passagem, seja em forma digital ou física, você precisa utilizar a reserva do seu bilhete para fazer o check-in. Este processo é a confirmação de que você irá embarcar e registra você como passageiro do voo.

Existem, basicamente, três maneiras de realizar o check-in. Confira abaixo!

Check-in online

As companhias aéreas oferecem em seus sites e aplicativos a opção de realizar o check-in online. Esta é a maneira mais segura de evitar imprevistos, pois permite que o registro e a emissão da passagem sejam feitos até um dia antes da viagem.

Assim, você já chega ao aeroporto com a garantia que vai embarcar, mesmo que o seu tempo esteja curto.

Totens de autoatendimento

Outra maneira de você mesmo fazer a confirmação da viagem é nos totens de autoatendimento dos aeroportos. Próximo dos balcões de atendimento das companhias aérea sempre há máquinas automáticas em que você pode digitar seus dados e emitir seu bilhete por conta própria.

Balcão da companhia aérea

A outra opção é ir diretamente aos balcões de atendimento e fazer o check-in com um funcionário da empresa com a qual você irá voar. A pessoa pedirá seus documentos para confirmar sua reserva e fará a emissão da passagem para você.

Para quem está atrasado ou teve problemas de realizar o check-in sozinho, essa é a alternativa para conseguir emitir o bilhete da viagem.

Inclusive, é importante reforçar que, mesmo se você tiver feito o check-in online ou no autoatendimento, mas tiver bagagens para despachar, ainda precisará pegar a fila do balcão de atendimento ou das esteiras de despache, ok?

Tenha seus documentos em mãos

Os seus documentos não serão necessários apenas no check-in, mas também nos processos de embarque e, em voos internacionais, também no desembarque.

Por isso, tenha eles ao seu alcance, organizados e atualizados. E é fundamental conferir o que é necessário para voar a um destino dentro ou fora do Brasil.

Você pode acessar aqui os detalhes sobre quais documentos são necessários em cada tipo de viagem!

Considerações

Confiante para realizar o embarque na sua viagem de avião? Seguindo este passo a passo, você vai ver que o processo na verdade é muito tranquilo. Basta que você esteja com tudo organizado.

É importante conhecer previamente as etapas de antes e durante a viagem para evitar perrengues e não ter estresses durante a aventura. Se quiser se preparar para evitar outros transtornos, confira este post!

Para mais dicas de viagem, não deixe de acessar nossas publicações aqui!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário