Como se planejar para uma viagem sozinho

Como se planejar para uma viagem sozinho

Fazer uma viagem sozinho é um dos maiores prazeres da vida! Mas exige algumas atenções para que a gente consiga aproveitar ao máximo com conforto e sem perrengue. Por isso, listamos algumas dicas para ajudar nos seus planos e guiar a organização da sua experiência. 

Muita gente pode ter medo, se sentir desconfortável ou achar que viajar só não tem graça. Mas a verdade é que se você se prepara previamente, não vai ter motivos para ficar receoso de não aproveitar a viagem! 

Precisa de um empurrãozinho para tomar coragem? Confira nosso post de como você pode desenvolver mais confiança para decidir viajar só

Enfim, confira abaixo nossas indicações para que sua viagem sozinho seja bem planejada!  

Escolha hospedagens estratégicas

Onde me hospedar? Prós e contras das acomodações em cada viagem

O lugar que será sua casa temporária durante a viagem precisa ser escolhido com cuidado. Afinal, seu conforto e segurança estão diretamente relacionados ao lugar que você opta por se acomodar. 

Antes de mais nada, escolher uma hospedagem estratégica é importante para facilitar o seu dia a dia. Apesar deste ser um aspecto importante em qualquer tipo de viagem, quando se está sozinho, é fundamental que o lugar onde você estará hospedado seja prático de acessar e bem avaliado. 

Se o seu foco é conhecer a cidade, as praias ou realizar passeios que partam de um lugar específico do destino, avalie as acomodações que estão localizadas estrategicamente de acordo com o seu objetivo

Alguns aspectos para se levar em consideração são: se a hospedagem fica acessível aos pontos turísticos, se é de fácil acesso ao transporte público, se tem facilidade para acesso ao transporte particular, se fica em bairro seguro e se possui movimento nas ruas durante todo o dia.

A depender de quanta experiência você tem em viajar, o quanto de conforto você busca e que tipo de investimento você quer fazer para as acomodações da viagem, também é importante se preocupar com o tipo de hospedagem que você vai escolher. 

Você pode conferir quais são elas aqui e ainda saber os prós e contras de cada uma neste post

Roteiros práticos e seguros

Dicas para viagens longas: como otimizar o tempo da melhor forma

Estar sozinho exige que tenhamos o dobro de cuidado nos lugares que optamos por andar em um destino. 

Assim como é importante estudar a localização da sua estadia durante a viagem, conhecer previamente a cidade por onde você vai andar e se é seguro fazer percursos a pé, por exemplo, é importante durante o planejamento da viagem

Por mais que caminhar e explorar um lugar seja interessante e nos reserve muitas experiências e descobertas fantásticas, opte por fazer esses passeios em lugares que você tenha fácil acesso a transportes, que possua estabelecimentos e movimento de pessoas caso você precise pedir ajuda.  

Outro aspecto importante é fazer uma programação que não seja muito exaustiva. Estando sozinho, é muito ruim quando ficamos muito cansados e perdemos a animação de seguir visitando o destino. 

Conecte lugares usando transportes, não exagere no número de pontos para conhecer em cada dia e, a depender da cidade e dos seus interesses, pesquise passeios e city tours que vão te ajudar a otimizar a viagem e ainda conhecer os principais atrativos de forma segura

Cuide da sua saúde antes e durante

Seguro para viagem sozinho

Falando em não exagerar sobre o cansaço, mais do que deixar você desanimado, o cuidado com seu corpo é também o cuidado com a sua saúde. E ninguém merece adoecer, sentir dores e se machucar – principalmente em uma viagem sozinho

Antes de viajar, é importante que você esteja bem e saudável para não correr o risco de desenvolver ou piorar algum sintoma ou doença enquanto estiver longe de casa. 

Se tem uma coisa que a pandemia nos ensinou é que cuidados com a saúde são fundamentais para que possamos viver em ambientes compartilhados. Então, mesmo durante a viagem, também se preocupe em manter a atenção com alimentação, hidratação, exposição ao sol, higiene e contatos com outras pessoas.

Para todos os casos, imprevistos acontecem e, ainda assim, pode ser que você precise de atendimento médico. Para que você consiga ser atendido de forma prática, rápida e sem precisar pagar fortunas, sempre tenha um seguro viagem.

Eles são a nossa garantia de que, caso precisemos, seremos socorridos e nossos direitos a consultas, exames e medicações estarão garantidos. 

Você pode contratar o seu seguro viagem com desconto através do nosso site

Programe gastos 

Gastos em uma viagem sozinho

Ninguém quer passar pelo perrengue de gastar demais numa viagem sozinho! Por isso, antes de iniciar a viagem, já deixe seus gastos programados com folga. 

O que não falta na internet (e aqui no site, inclusive) são informações sobre custos de passeios, entradas em pontos turísticos e valores para alimentação em diversos destinos ao redor do mundo. 

Por isso, programe os seus gastos antecipadamente e tenha noção de quanto pode investir por dia nas experiências de viagem e sempre deixe anotado caso precise ter gastos extras ou extrapole em algum dia da viagem.

Assim, você terá tudo sob controle e não vai passar sustos no fim da aventura ou na volta para casa. 

Passagens com o melhor custo-benefício

Passagens para viagem sozinho

Se você já acompanha o Estevam Pelo Mundo sabe como viajar com o melhor custo-benefício acessando salas VIP e pagando barato nas passagens aéreas

Nosso bem-estar é fundamental nas viagens, principalmente quando estamos viajando sozinhos e, por isso, o trajeto é tão importante quanto a estadia e visita ao destino. 

Se organize para caso seja necessário chegar com antecedência ao aeroporto ou fazer longas conexões, você conseguir acessar as salas VIP com as melhores estratégias (utilizando cartões ou a sua passagem) e poder relaxar, comer e esperar sem desgaste. 

E quando falamos em passagem, estamos nos referindo a conseguir as melhores tarifas para voar com conforto e nas melhores classes das aeronaves pagando bem menos do que se imagina. Basta que você pesquise e adquira seus bilhetes com milhas

Aqui no site, nós sempre avisamos você sobre as melhores oportunidades de acúmulo de pontos

Mas, se você não possui milhas suficientes ou quer uma ajuda para conseguir as melhores taxas para viagens internacionais, conte com o time da EPMilhas!

Nossa equipe irá te ajudar para que você consiga os melhores valores para realizar sua viagem!

Para solicitar um orçamento, preencha este formulário ou entre em contato com a EPMilhas pelo WhatsApp aqui

Considerações

Essas dicas funcionam para todo tipo de viagem que você pretenda fazer sozinho e são um direcionamento para você tirar os planos do papel. 

Se quiser mais recomendações para se jogar no mundo com sua própria companhia, não deixe de conferir nossas indicações para organizar um mochilão sozinho

Garanto que viajar sozinho pode mudar sua forma de ver o mundo e seu autoconhecimento!   

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário