Como montar um roteiro de 1 dia em um destino

Como montar um roteiro de 1 dia em um destino

Vai fazer uma conexão, está só de passagem pela cidade ou no pique de um mochilão e tem apenas um dia para conhecer o destino? Parece impossível, mas dá para ver, experimentar e vivenciar muita coisa em algumas horas. Basta que você saiba montar, de forma estratégica, um roteiro de 1 dia.

Claro que, possivelmente, você não vai conseguir ver todos os principais pontos de uma vez. Mas, é melhor conhecer alguns e aproveitar o tempo que tem da melhor forma, né? Por isso, vamos te mostrar como você pode planejar uma programação curta e proveitosa. Afinal, o segredo para fazer um roteiro de 1 dia funcionar é organização.

Confira abaixo algumas dicas para montar o seu tour de algumas horas em um destino!

Utilize transportes rápidos e com menor risco de imprevistos

Se o seu roteiro de 1 dia será feito em uma grande cidade, utilizar os meios de transporte mais rápidos e precisos vai fazer toda a diferença.

Para destinos que possuam uma boa integração e variedade de veículos, opte por metrôs e trens para se deslocar tanto do lugar onde você desembarcou quanto para transitar durante as horas que você tiver.

Nos grandes centros urbanos, é ideal evitar ônibus ou carros, pois o risco de atrasos, problemas no caminho e engarrafamentos podem atrapalhar os planos.

A não ser que o destino não tenha outras opções, pesquise previamente se o deslocamento com veículos terrestres vai compensar as distâncias, quanto tempo dura de um ponto a outro e se os horários geralmente são cumpridos.

Liste lugares próximos um do outro

Como deslocamentos podem nos fazer perder muito tempo e não podemos nos dar essa possibilidade em um roteiro de 1 dia, opte por uma programação a pé ou com pontos facilmente integrados.

Escolha qual é a sua prioridade durante essas horas de passeio, um bairro ou uma região específica da cidade e concentre os atrativos em torno disso. Busque lugares próximos um do outro e que estejam nas redondezas.

Além de economizar seu tempo, você também poderá ter o gostinho de explorar a cidade em ruas e estabelecimentos que, talvez, numa programação normal, você não conheceria por focar apenas nos principais pontos.

Confira se o destino tem city tour

Uma ótima forma de ver muita coisa em pouco tempo é com um city tour. Esses passeios guiados ajudam muito a otimizar o tempo e funcionam bem para quem tem poucas horas no destino.

Você não poderá ficar o tempo que desejar em cada ponto turístico e talvez apenas passe por alguns deles sem, de fato, explorá-los. Mas, se o seu interesse é pelo menos ver, admirar e conhecer um pouquinho de tudo, vale a pena.

A única coisa que você precisa estar atento sobre o city tour são os horários de início e término do passeio. Busque se a cidade ou alguma empresa de turismo oferece esse tipo de serviço, quanto tempo dura e qual a forma de locomoção entre os pontos. Assim, você poderá se programar e garantir que o city tour vai se encaixar nos seus horários.

Compre entradas antecipadamente

Uma dica para economizar tempo é ter todos os detalhes programados e ser prevenido. Um deles é não deixar para adquirir entradas e ingressos ao chegar no local.

Principalmente em destinos muitos famosos e pontos turísticos que lotam de visitantes, você possivelmente não vai conseguir acesso se deixar para conseguir as entradas de última hora.

Adquirir ingressos antecipados para atrações, exposições e entradas em pontos turísticos é fundamental e você ainda pode conseguir entrar direto, sem perder tempo esperando.

Se informe previamente sobre o lugar que você deseja visitar e consulte a possibilidade de reversa com compra antecipada ou agendada.

Pesquise estabelecimentos para comer por perto

Por fim, pesquise previamente os lugares para comer nas imediações, principalmente se você estiver conhecendo o destino a pé e tiver noção de programação, sabendo em que região da cidade vai estar em cada período do seu dia.

Ter opções para se alimentar por perto vai facilitar sua vida e não vai te deixar com fome nem com pressa durante o passeio. Assim, é bastante útil você ter a informação de que encontrará lugares legais para comer no lugar onde estará. Ou ainda se você precisará acrescentar algum deslocamento nos seus planos para encontrar um bom estabelecimento.

Considerações

A verdade é que, até nas cidades pequenas e práticas de conhecer, às vezes um dia é pouco e nos deixa com vontade de passar mais tempo. E tudo bem! Assim, o destino nos incentiva a planejar mais viagens e voltar a visitá-lo.

Normalmente, uma viagem em que você integra um roteiro de 1 dia também envolve outros destinos pelo caminho, certo? Por isso, se você ainda está planejando como vai organizar esta rota, confira aqui nossas dicas para uma viagem de múltiplos destinos!

O que achou das indicações para montar o seu roteiro de 1 dia? Possui outras recomendações que pode ajudar a otimizar o passeio? Compartilha com a gente!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário