Como fazer um checklist de viagem completo

Como fazer um checklist de viagem completo

Existem viajantes que adoram e existem viajantes que não gostam, mas organizar, fazer planejamentos e arrumar a mala de uma viagem fazem parte da experiência. E, para época, destino e quantidade de dias, o processo será diferente. Por isso, vamos te ajudar a criar o seu próprio checklist de viagem para cada ocasião e objetivo!

Mais do que uma ferramenta de organização, os checklists vão te ajudar antes e durante a viagem. Seja na arrumação do que levar ou para garantir uma viagem tranquila, essas listinhas acabam sendo uma mão na roda.

Dicas para montar seu checklist de viagem

Não monte o checklist em cima da hora

Checklist para planejar uma viagem

Uma das principais funções do checklist de viagem é te ajudar previamente. Então, não faz sentido deixar para listar as coisas muito próximo de realizar a viagem. Inclusive, você corre o risco de acabar esquecendo algum item e só se dar conta na viagem.

Principalmente para experiências longas e em múltiplos destinos, em que você pode passar muitas semanas ou até meses longe de casa, é melhor prevenir. Talvez lembrar tudo de cabeça e em pouco tempo seja complicado.

Por isso, quanto antes você começar a lista melhor. E aproveite para voltar nela algumas vezes antes de realmente utilizá-la para a viagem. Pode ser que você recorde de mais coisas ou queria acrescentar algo.

Prefira opções digitais para os checklists

Apesar de adorar “dar checks” em listas de papel, as opções digitais para fazer a organização e planejamento de viagem são muito mais práticas.

A grande vantagem é que, depois de utilizar uma vez, você facilmente pode retirar todos os check e reutilizar a mesma lista. Assim, não precisa fazer uma organização para cada viagem que vai realizar.

O máximo de trabalho que você pode ser, caso as viagens sejam muito diferentes em relação ao tempo de estadia, período do ano e objetivos, é que você terá que ajustar alguns itens. Mas é bem mais prático reaproveitar a maioria das coisas que já são imprescindíveis e estarão listadas.

Se você realiza muitas viagens no ano, essa opção será muito cômoda.

Um bom checklist possui categorias

Como montar checklist de viagem

Você pode ter prestado atenção que, até agora, não falamos especificamente sobre checklists serem de roupas, de atividades ou de documentos, por exemplo.

Na verdade, um checklist realmente bem organizado é o que possui todos esses tópicos como categorias. No fim, não se trata de ter um checklist imenso, mas várias listas menores com o que você precisa para viajar.

Normalmente, estas são as principais categorias que você pode criar em um ckecklist:

  • Vestuário e acessórios;
  • Material de higiene e medicamentos;
  • Eletroeletrônicos e acessórios;
  • Itens de trabalho e/ou estudo;
  • Itens de lazer;
  • Documentos e dinheiro;
  • Roteiro e programação.

Uma opção é criar uma lista genérica para cada um deles, com coisas que você frequentemente vai levar nas suas viagens. Depois, basta fazer cópias e apenas ajustar para cada experiência os itens que você precisará naquela ocasião.

Em vestuário e acessórios, por exemplo, você precisa considerar:

  • A estação do ano em que irá viajar;
  • Como está a previsão do tempo;
  • Quantos dias levará fora de casa;
  • Quais tipos de passeios e atividades vai realizar.

Com isso, a quantidade e tipos de peças que você colocara na mala podem variar.

Uma coisa importante de fazer um checklist de viagem para a bagagem é descobrir, antecipadamente, qual o tipo de mala que você vai precisar. Programando antes quais peças e suas quantidades, você consegue definir como levar todas.

Eletrônicos e acessórios, assim como equipamentos de trabalho e/ou estudo, também são bastante variáveis. Isso pode depender do objetivo da sua viagem, se ela será a lazer, negócios, um intercâmbio, entre outros.

Ademais, documentos e dinheiro talvez seja um dos tópicos mais importantes do checklist, sobretudo em viagens internacionais. Principalmente depois da pandemia, com as diversas regras que foram implementadas temporariamente nas fronteiras, faz parte do planejamento buscar quais os requisitos necessários para viajar a um país.

Assim, não deixe de conferir o que você precisará apresentar na imigração, além de sempre levar com você seu passaporte e visto, caso necessário. Nesse checklist pode entrar:

  • Passaporte, Carteira de Identidade, CNH;
  • Visto ou autorização de viagem (e como conseguí-los, caso precise);
  • Comprovantes de recursos para estadia;
  • Seguro viagem;
  • Se o país exige vacinas obrigatórias;
  • Quais os requisitos durante a recuperação da pandemia (emitir um certificado de imunização da Covid-19, ter um atestado de recuperação e/ou ter um teste negativo realizado antes do embarque).

As formas de levar dinheiro na sua viagem internacional também podem entrar nos lembretes durante o planejamento. Além de levar moedas de diferentes formas, você pode precisar emitir algum cartão ou ir à casa de câmbio, por exemplo. Então, para não esquecer ou perder prazos, anote.

Confira aqui como levar dinheiro em viagens internacionais!

E, não poderia ficar de fora, o checklist de roteiro e programação de viagem. Há quem goste de embarcar com tudo organizado sobre os lugares que tem interesse em ir e em qual ordem. E, fazer um checklist para esse objetivo tem suas vantagens!

Você pode conferir dicas de como montar seu próprio roteiro aqui!

Como saber se não estou esquecendo de nada?

Uma boa maneira de conferir se o seu checklist de viagem está completo é repassando, detalhadamente, na cabeça todas as etapas da viagem e tudo que você pretende fazer.

Desde o embarque e desembarque, até o dia a dia da programação, confira qual será sua rotina. O que você vai usar, o que vai precisar e o que vai fazer são perguntas que você pode fazer a si mesmo para conferir se não está faltando nada.

Considerações

Seguindo essas dicas, é difícil que você esqueça alguma coisa!

E então, esse post foi útil para você montar seu próprio checklist de viagem?

Se você é o tipo de viajante que ama organização e adora esses processos para garantir uma viagem com tudo que precisa, comente aqui! E se tiver mais dicas de como você monta o seu ckecklist, compartilhe com a gente!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário