Como comprar passagens nacionais baratas

Como comprar passagens nacionais baratas

Você deve ter percebido que, depois da pandemia, não está tão fácil encontrar voos, principalmente para viajar dentro do Brasil. Uma série de fatores influenciaram essa situação, mas você ainda pode encontrar passagens nacionais baratas. Neste post, vamos te orientar como!

Se você já conhece algumas das estratégias para economizar nas tarifas das companhias aéreas, ótimo! Mas se quer saber com mais detalhes como estar por dentro das melhores oportunidades, vamos te mostrar algumas dicas.

O momento para comprar, a forma de pagamento e a atenção às chances são fundamentais para garantir os bons preços! Então junte as sugestões abaixo e as utilize para conseguir viajar pagando pouco.

Quando as passagens de avião estão mais baratas para voos nacionais?

Fora da alta temporada

Férias de inverno no Sul e férias de verão no Nordeste são épocas de passagens concorridas dentro do Brasil. Nesses períodos, é certo que os valores estarão mais altos para viajar aos destinos mais turísticos.

Então, se puder evitar as altas temporadas, de acordo com os atrativos de cada destino, é possível que você tenha maiores possibilidades de encontrar boas ofertas.

Longe de feriados

A mesma probabilidade de alta de preços vale para feriados. Principalmente nas oportunidades de folga em trabalhos e instituições de ensino na sexta ou na segunda-feira de datas comemorativas nacionais (os famosos feriadões), mais gente estará procurando por passagens.

Com a grande busca pelas ofertas de voos, é comum que as companhias aéreas subam os preços. Se puder optar por feriados locais ou conseguir folgas e férias em meses menos movimentados em destinos turísticos, maiores são as chances de conseguir passagens mais baratas.

Em ofertas e promoções espontâneas

Azul, GOL e Latam vez ou outra fazem uma promoção do dia para a noite. E só consegue boas passagens quem está atento a essas ofertas relâmpago.

Ao menos uma vez no ano, essas companhias fazem vendas com números limitados de passagens ou por um tempo bem curto para que os passageiros antenados comprem passagens a custos muito baixos.

Para não perder estas chances, crie contas em todas as companhias aéreas, todos os programas de fidelidade e as deixe as notificações de celular, apps e e-mail ativadas.

De alguma maneira, eles vão te avisar sobre a promoção e a chance de comprar tarifas com valores únicos.

Só para exemplificar e provar que a estratégia funciona, em fevereiro de 2022, quando as passagens já estavam sofrendo aumentos, a GOL fez uma promoção com bilhetes nacionais a menos de R$100 o trecho. (Particularmente, consegui comprar voos a R$53 para viajar dentro do Brasil após receber a notificação da empresa).

Com antecedência certa

Antecedência demais ou passagens em cima da hora possivelmente não serão vantajosas. Existe uma estimativa de que, o período ideal para comprar passagens nacionais é entre 60 e 30 dias prévios à data que você deseja viajar.

Claro que, em alguns casos, você pode encontrar bons valores faltando mais de dois meses ou menos de um mês para voar. No entanto, isso é bem raro.

As companhias, normalmente, abrem ofertas para um voo quando a data para a rota esta se aproximando e a venda não está no ritmo esperado.

Como encontrar passagens nacionais baratas?

Monitorando oportunidades

Como já citado neste post, as notificações podem ser grandes amigas na hora de encontrar as oportunidades perfeitas.

Mais do que receber as notícias de promoções e as ofertas diretamente pelas companhias aéreas, monitore valores para períodos do seu interesse usando outros sites e apps de busca e compra de passagens.

Você pode conferir detalhes sobre esta forma de economizar em passagens clicando aqui!

Usando aeroportos próximos

Já parou para pensar que, talvez, desembarcar em um aeroporto próximo do destino e completar a viagem com outros transportes pode sair mais barato?

Se você tem tempo e disponibilidade para fazer isso nas suas viagens, considere buscar e monitorar voos para cidades próximas. A diferença no valor da passagem aérea pode compensar o deslocamento até a cidade final.

Por exemplo: no lugar de buscar voos para São Paulo e se limitar somente aos desembarques em Guarulhos e Congonhas, que tal acrescentar Campinas na lista? Da cidade na região metropolitana para a capital paulista o deslocamento dura pouco mais de 1 hora de com trânsito livre.

Usando milhas

E não poderia ficar de fora a oportunidade de comprar passagens sem precisar gastar tanto dinheiro nas emissões!

Usar milhas segue sendo uma das melhores alternativas para trocar por bilhetes. Principalmente se você fabricar pontos a valores muito baixos ou de graça, possivelmente as passagens sairão muito mais baratas do que se você optasse por comprar em Real.

Claro que você sempre precisa ter certeza se está realmente fazendo um bom negócio. Por isso, sempre calcule quanto você gastou para juntar aquela quantidade de milhas exigidas na passagem e comparar com o custo do mesmo bilhete em Reais.

Você pode conferir exemplo de quando compensa comprar passagem com milhas aqui!

Considerações

Viu só como ainda é possível encontrar passagens nacionais baratas? É só estar de olho nas maneiras de encontrá-las. Afinal, as boas oportunidades não vão cair do céu no momento em que você espera ou na primeira pesquisa por conta própria.

É preciso ter estratégias e colocar como uma de suas prioridades a busca pelas melhores chances.

Para conferir outras dicas de viagens, confira nossos posts aqui!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário