CLASSE EXECUTIVA EGYPTAIR NO A220: A MAIS MODERNA AERONAVE DA AIRBUS

Os meus voos da ida para o Egito foram operados pela Lufthansa, em classe executiva. O primeiro, de São Paulo a Frankfurt, e o segundo de Frankfurt até o Cairo. Dentro do Egito, fiz dois voos internos do Cairo para Sharm El-Sheikh (ida e volta) em classe executiva com a Egyptair. É o review destes voos que vou abordar neste post. Ambos os trechos foram operados pelo moderno Airbus A220-300. Hoje, a mais moderna aeronave da Airbus. 

EgyptAir - A220
Airbus A220-300 da EgyptAir no pátio do Aeroporto de Sharm El Sheikh

Como se trata de um trecho curto (menos de uma hora de voo) e o serviço de bordo foi idêntico em ambos os voos, para não ficar repetitivo, vamos condensar os reviews de ambos os voos em um post só 😉 

EMISSÃO

A primeira perna foi emitido com milhas do programa Miles+Bonus, da empresa grega Aegean Airlines, integrante da Star Alliance, assim como a Egyptair. 
Já o bilhete de volta não teve segredo: foi emitido pagante a um custo de 2.465 libras egípcias que, no câmbio de hoje, equivalem a US$157,27, ou R$816,67. 

CHECK-IN 

O check-in no Cairo foi bastante desorganizado, embora não houvesse praticamente fila alguma no check-in prioritário. Igualmente, a atendente não parecia lá muito bem humorada… 
Confiram abaixo o terminal doméstico do Aeroporto do Cairo, bem como a fila de check-in preferencial da Egyptair.


Já em Sharm El-Sheik, no voo de volta, como cheguei um pouco atrasado (graças a um atraso no transfer do hotel…) não consegui fazer fotos do hall do aeroporto e do check-in. Entretanto, lá o serviço foi super cordial e ágil. Já o aeroporto é bem mais funcional. 

SALA VIP

A Sala VIP doméstica da Egyptair, no Cairo, é bastante simples e atende apenas o básico. Confiram abaixo algumas fotos que fiz no local.

EgyptAir
Área de seating

EgyptAir
Como vocês podem observar, as opções de snacks são bem limitadas

EgyptAir
Já em Sharm El-Sheikh, não há Sala VIP.

EMBARQUE

Ambos os embarques aconteceram de maneira desorganizada. Prioridades não foram respeitadas e vi, inclusive, passageiros furando fila até mesmo das prioridades por lei… Um tumulto só. Funcionários da empresa fizeram vista grossa e fingiam não ver nada. Ao meu ver, um absurdo. 
Tanto na ida quanto na volta, a aeronave estava parada em posição remota. Logo, fomos levados até o avião de ônibus. 

EgyptAir
Airbus A220-220 da EgyptAIr em posição remota no Aeroporto do Cairo

DADOS DOS VOOS

IDA
Egyptair MS 028
Cairo (CAI) – Sharm El-Sheikh (SSH)
Data: 23/04/2021
Horário de Partida: 19h50
Horário de Chegada: 20h50
Duração: 1h00 (de portão a portão)
Aeronave: Airbus A220-300
Assento: 21C (classe executiva) 
VOLTA
EgyptAir MS 023
Sharm El-Sheikh (SSH) – Cairo (CAI)
Data: 26/04/2021
Horário de Partida: 11h40
Horário de Chegada: 12h40
Duração: 1h00 (de portão a portão)
Aeronave: Airbus A220-300
Assento: 20F (classe executiva) 

CABINE E ASSENTO

A cabine é única, dividida apenas por uma cortina após a terceira fileira, separando a classe executiva e a classe econômica. 

EgyptAir

Os assentos são na configuração 2-3 em ambas as cabines. Aliás, não há diferencial de assento entre econômica e executiva. A poltrona é a mesma, mudando apenas o serviço de bordo. 

UMA CURIOSIDADE…

Sabe-se lá porquê, mas os assentos começam na fileira 20… Logo, a primeira fileira de poltronas do avião é a de número 20. Confiram: 

EgyptAir
Primeira fileira: número 20…

CATERING

MENU E BEBIDAS

Não houve menu nem carta de vinhos nesta rota. Todo o serviço foi feito diretamente do trolley.
Ah! Bebidas alcóolicas não foram disponibilizadas durante ambos os voos. 

LANCHE

Em ambos os voos, apesar de horários diferentes, os passageiros da cabine executiva receberam nada mais que uma espécie de box com alguns snacks e uma garrafinha de água mineral. Confiram: 
EgyptAir
Embora completo, os snacks mereciam ser um pouco melhores, não acham? Estamos tratando de um serviço de classe executiva

ENTRETENIMENTO DE BORDO E INTERNET

Não há entretenimento de bordo, tampouco internet a bordo. 

CONSIDERAÇÕES DOS VOOS

Bem, apesar de se tratar de uma aeronave super moderna, o serviço de bordo bem como o serviço em solo da Egyptair (sobretudo no Cairo) deixou muito a desejar. Confesso que não tinha muitas expectativas em relação a este voo. Logo, foi mais ou menos o esperado. 
Nos dois voos, decolamos com atrasos de mais de 45 minutos e justificativa alguma foi apresentada aos passageiros. Todos a bordo (mesmo com embarques atrasados) e a tripulação esperando sabe-se lá o quê. 
Um adendo: a Egyptair mudou o horário destes voos pelo menos duas vezes em ambos os trechos. E tudo em cima da hora. Embora não seja nada muito amigável e ético com o passageiro, imagino que esta situação de ajustes consecutivos de malha aérea se tenha dado devido à pandemia do novo coronavírus. 
Ah! Uma vez alterados os voos, caso o passageiro quisesse solicitar reembolso teria de enviar um e-mail para a empresa solicitando. O processo iria para análise e a resposta seria dada em 30 dias… Nada de fazer este procedimento pelo próprio site ou mesmo pelo call-center
Por outro lado, em ambos os voos a tripulação era uma alegria só. Super educados e prestativos. Ponto positivo. 
Bem, para um voo de menos de uma hora, nada muito diferente de se esperar da Egyptair.

EgyptAir
Início da descida rumo ao Aeroporto Internacional do Cairo

O A220-300

O Airbus A220-300 é a aeronave mais moderna da frota da Airbus. Objetivamente falando, confiram abaixo alguns pontos sobre a aeronave (e a configuração dos A220-200 da Egyptair): 

  • Seu nicho de mercado são as empresas aéreas que operam voos de curta/média duração;
  • É uma aeronave com excelente custo/benefício para atender rotas onde a demanda de passageiros é menor. Igualmente, na mesma linha de raciocínio, uma empresa pode alocar mais de um voo para determinado destino e assim oferecer mais opções de horários e otimizar conexões de passageiros;
  • A emissão de gases poluentes do Airbus A220-200 é menor do que as aeronaves mais antigas, bem como a economia de combustível é significantemente mais baixa quando comparada a versões mais antigas da família A320;
  • Ponto negativo: esperava que a aeronave fosse mais silenciosa. Infelizmente, na minha percepção, não é;
  • Os A220-300 da EgyptAir comportam 137 passageiros em duas classes: 15 na executiva e 122 na econômica.

EgyptAIr
Janelas maiores dão uma sensação de amplitude a cabine

AVALIAÇÃO

  • Check-in: nota 5,0 no Cairo / nota 9,0 em Sharm El-Sheikh 
  • Embarque: nota 4,0 no Cairo e em Sharm El-Sheikh
  • Poltrona: nota 4,0
  • Catering: nota 5,0
  • Atendimento: nota 9,5 para ambos os voos
  • Amenity Kit: não há 
  • Entretenimento de bordo: não há
  • Internet: não há
  • Limpeza: nota 8,0
  • Pontualidade: nota 5,0 para ambos os voos 

FINALIZANDO

Espero que você tenha apreciado este review dos voos da Egyptair nos modernos A220
Se ficou alguma dúvida joga sua pergunta lá na caixinha de comentários. Teremos o maior prazer em respondê-lo. E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!
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Por fim, um grande abraço e até a volta!

LUCAS CABRAL

 
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Escrito por Lucas Cabral

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