Cidades no interior de Pernambuco para explorar

Cidades no interior de Pernambuco para explorar

O litoral de Pernambuco é um dos mais bonitos do Brasil. Mas já pensou em explorar as curiosas e ricas cidades que adentram este estado? É possível visitar destinos que oferecem ecoturismo, muita arte, historia e até vinhedos em locais que normalmente não entram nos roteiros de turismo. Por isso, listamos lugares no interior de Pernambuco para você sair do óbvio.

Normalmente, a capital Recife e praias turísticas, como Porto de Galinhas, são os lugares mais buscados por quem planeja uma viagem ao Nordeste com destino a este estado.

No entanto, para quem busca alternativas mais inusitadas e igualmente interessantes, colocar cidades menos famosas do interior de Pernambuco é uma ótima opção.

Confira abaixo destinos para aproveitar outros aspectos desde estado além das praias!

Gravatá 

Gravatá interior de Pernambuco
Foto: MTur

Que tal conhecer um destino de aspecto inusitado para uma cidade que está no agreste de Pernambuco? A cidade de Gravatá é conhecida como a Suíça brasileira e é ideal para quem busca clima ameno e tranquilidade em uma viagem a este estado.

Localizada no topo de uma serra, mais de 440 metros acima do nível do mar, a cidade é atrativa pelo seu charme na arquitetura, paraísos naturais nas redondezas e hotéis fazenda para quem quer relaxar e aproveitar o contato com a natureza.

Uma visita a Gravatá precisa integrar algumas atividades que são imprescindíveis. Confira as principais recomendações para os turistas:

  • Conhecer o centro da cidade (passando pela Igreja Matriz, Mercado de Gravatá e o Museu Memorial)
  • Subir o Mirante do Alto do Cruzeiro
  • Visitar a Cachoeira das Palmeiras
  • Conhecer a Cachoeira Paraíso Perdido
  • Se aventurar no parque Karawa Tã

Onde fica e como encaixar no roteiro de viagem

Gravatá fica a 86km de Recife e pode ser acessada pela BR-232. A cidade fica na mesma direção de Caruaru, uma das maiores cidades de Pernambuco, famosa por atrair visitantes através da arte e cultura local.

Os interessados em conhecer Gravatá podem montar um roteiro saindo da capital, parando na cidade por alguns dias – a depender de quais lugares você pretende conhecer – e depois seguir viagem para Caruaru, que fica a 58km.

Bonito

Bonito no interior de Pernambuco
Foto: Prefeitura de Bonito

Mais um destino para quem quer contato com a natureza e explorar trilhas e cachoeiras no interior de Pernambuco. Apesar de ser uma cidade pequena, o município abrange uma grande área com muitas possibilidades para quem gosta de se aventurar.

Rapel, tirolesa, arvorismo e até passeio de balão são algumas das atividades para aproveitar durante uma visita a Bonito. Assim como Gravatá, os hotéis fazenda são comuns quando você se distancia do centro, o que é uma ótima opção para quem quer apostar em tranquilidade durante a viagem.

E claro que, além visitar alguns pontos da própria cidade, você deve reservar boa parte do seu tempo em Bonito para os passeios até as belezas naturais.

  • Passear no Teleférico de Bonito
  • Admirar a vista da Capela Nossa Senhora do Monte Serrat
  • Visitar a Cachoeira Paraíso
  • Conhecer a Cachoeira Barra Azul
  • Ir até a Cachoeira Véu de Noiva

Onde fica e como encaixar no roteiro de viagem

Bonito está a 138km de Recife usando a BR-232 e a PE-103. O que facilita uma viagem até a cidade é que ela está localizada muito próxima de Gravatá e de Caruaru.

Assim, as três cidades podem integrar um mesmo roteiro para explorar os destinos no interior do estado. São 57km de Gravatá até este destino e mais cerca de 60km até Caruaru.

Petrolina

Petrolina no interior de Pernambuco
Foto: Prefeitura de Petrolina

Uma importante cidade do interior do estado, que oferece diferentes atrativos a seus visitantes. Petrolina está na divisa com o estado da Bahia e é uma cidade que oferece aos turistas a possibilidade de visitar a arte, a história e os vinhedos do Vale do São Francisco nas imediações do rio de mesmo nome.

A cidade se desenvolveu às margens das águas fluviais e divide a vista com Juazeiro, cidade baiana que fica apenas a uma ponte de distância. Conhecida como Encruzilhada do Progresso, sua história e economia se desenvolveram muito devido à possibilidade de escoar produções locais através dos barcos.

Não à toa, a tradição e fama de Cidade das Carrancas foram consolidadas. As Carrancas são esculturas típicas esculpidas em madeira, que misturam fisionomia humana com atributos de animais, e são utilizadas nas embarcações com a crença de que são capazes de afastar os maus espíritos e trazer proteção.

Uma viagem a Petrolina possui algumas atividades indispensáveis, como comer pratos típicos da região, imergir na cultura sertaneja e experimentar os vinhos produzidos na região.

  • Petrolina antiga
  • Museu do Sertão
  • Vapor do Vinho
  • Bodódromo
  • Oficia do Artesão Mestre Quincas
  • Visita a uma das vinícolas da região para degustação

Onde fica e como encaixar no roteiro de viagem

Petrolina está bem distante do litoral de Pernambuco. São 714km de distância de Recife, praticamente atravessando o estado de uma ponta a outra.

A vantagem é que como Petrolina é uma cidade relativamente grande, ela possui aeroporto e voos da Azul interligando a cidade com a capital diariamente.

Além de poder integrar essas duas cidades em um mesmo roteiro, uma viagem a Petrolina inevitavelmente vai incluir uma visita à Bahia com a travessia de carro ou barco para Juazeiro em apenas cinco minutos.

Monte seu roteiro por Pernambuco

Que tal visitar um desses destinos no interior de Pernambuco equilibrando o roteiro com outras cidades e lugares famosos do estado?

Você pode conferir outras oportunidades de explorar esse pedaço do Nordeste sem focar nas praias conferindo três sugestões que listamos aqui!

Mas se quiser incluir as praias turísticas da capital ou de outras regiões do estado, nós também podemos te ajudar. Conheça as melhores praias de Recife e proximidades aqui ou confira este roteiro por todo o litoral do estado clicando aqui!

Lembrando que a melhor forma de explorar o estado de Pernambuco é com carro particular para fazer os deslocamentos, principalmente para o interior. Então, se precisar alugar um carro para viagem, confira aqui!

Considerações

Viu só como Pernambuco pode oferecer muito mais do que os turistas normalmente visitam?

Se quiser mais dicas de roteiros e destinos pelo Brasil e pelo mundo, não deixe de acompanhar nossas publicações aqui no site!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário