Brasília (DF), conheça a capital do Brasil

Brasília (DF), conheça a capital do Brasil

Fala, viajante! Tudo bem com vocês? Chegamos ao nosso último destino do Brasil 60, a capital Brasília no Distrito Federal. Vou te contar tudo sobre a criação dessa cidade e tudo o que tem para fazer por aqui.

Lembrando que o Brasil 60 é o meu novo projeto, onde eu vou visitar 60 destinos brasileiros e registrar tudo em vídeo e em posts aqui no blog para vocês acompanharem tudinho. A New Trip está comigo nesta aventura, claro!!

Já clica aqui no vídeo:

História de Brasília

Apesar de Brasília ter pouco mais de 60 anos, sua história é centenária, já que desde 1891 queriam construir uma nova capital para o Brasil. No entanto, a nova capital só foi aprovada pelo Congresso Nacional em 1956.

A ideia era ter num mesmo lugar o centro cívico, administrativo e áreas de lazer. E a cidade só saiu do papel com a ajuda dos muitos trabalhadores que vieram de outros estados para a construção. O projeto da nova capital é de Lucio Costa, que ganhou um concurso público dentre os 26 projetos apresentados.

Se olharmos do alto, Brasília se parece com um avião, dividido em dois eixos principais (Asa Norte e Asa Sul) e quatro escalas urbanas (monumental, onde fica a Esplanada dos Ministérios; a residencial, onde estão as quadras residenciais; a gregária, que são os setores comercial, bancário, hospitalar e onde fica a rodoviária; e a bucólica, que sãs as áreas verdes da cidade). Olha como é na figura abaixo:

Brasília

A construção de Brasília foi feita durante o governo de Juscelino Kubitschek, durou apenas quatro anos e a nova capital foi inaugurada em 21 de abril de 1960.

Curiosidades de Brasília

Estevam em Brasília

– O DF é a única unidade federativa que tem uma única cidade, dividida em 33 regiões administrativas.
– Brasília é a 3ª maior cidade do país, com cerca de 3 milhões de habitantes.
– Foi a primeira cidade moderna do mundo a ser tombada como Patrimônio da UNESCO, em 1987.
– É considera a maior cidade construída no século 20.
– Não tem prefeito e nem esquinas.
– Os motoristas param para você atravessar a rua na faixa de pedestre.
– É um dos centros mais secos do Brasil.
– Tem o maior aeroporto brasileiro em capacidade de pousos e decolagens.
– Tem o maior PIB per capita do país, 3x maior que a média nacional.
– É o metro quadrado mais caro do Brasil.
– O Eixo Monumental é a maior avenida do mundo, são 250 metros de largura que se estendem por 16km. Está até no Guinness Book.
– Tem a maior bandeira hasteada do planeta, com um mastro de cem metros de altura e uma bandeira com 286 metros quadrados de área.
– Tem o maior estádio do Brasil, o Mané Garrincha, já o Maracanã é o de maior capacidade de público.
– As ruas não têm nomes, elas são identificadas somente por quadras, números e localização W (oeste) e L (leste).

O que fazer

Praça dos Três Poderes

Estevam em Brasília

O nome é autoexplicativo, já que no lugar há os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Todos os edifícios desta praça foram projetados pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Estevam em Brasília

Uma das obras primas de Oscar Niemeyer. Ela começou a ser construída em 1958, mas só ficou pronta em 1970, depois de anos da inauguração da cidade. Esta obra rendeu ao artista o Prêmio Pritzker, um Nobel da Arquitetura.

Igrejinha Nossa Senhora de Fátima

Esta foi a primeira igreja de Brasília e o primeiro prédio de alvenaria da cidade. Em formato de chapéu de freira e toda cheia de azulejo azul é um projeto de Oscar Niemeyer. Sua construção é o pagamento de uma promessa feita pela então primeira-dama, Sarah Kubitschek.

Tour de bike

Uma excelente forma de conhecer a cidade é de camelo. Isso mesmo, gente. Camelo por aqui é bicicleta. Lembra da música da Legião Urbana, Eduardo e Mônica? Eu sempre achei que o Eduardo andava mesmo de camelo, o animal.

Bom, o tour de bike com o pessoal da @camelobiketour sai da Asa Sul e passa por um monte de lugar legal. E o bom é que a cidade é toda plana e facilita muito o passeio. Recomendo.

Passeio de lancha no Lago Paranoá

Outro jeito bem legal de conhecer mais a cidade é fazer um passeio de lancha pelo lago Paranoá, que é muito famoso na cidade. Eu fiz o passeio com o pessoal da @paranoanavegacao.

Onde comer

Pontão Lago Sul – esse lugar bomba nas noites dos finais de semana e tem muitos bares e restaurantes.

Stonia Ice Creamland – não deixe de provar um sorvete que chama avalanche.

Soho – restaurante japonês muito legal para conhecer.

Daniel Briand Pâtissier et Chocolatier – este café restaurante é a cara de Paris.

Vasto – esta steakhouse é do mesmo grupo do Coco Bambu e fica no Brasília Shopping.

Trust – é um festival gastronômico que tem sempre na cidade e vale a pena conferir.

A Mano – restaurante italiano indicado pelos seguidores do meu canal.

Onde se hospedar

Royal Tulip Brasília Alvorada – hotel que eu amo e tem uma vista maravilhosa.

É isso, viajante! Espero que tenha curtido essa saga que foi passar por todos os 26 estados brasileiro e encerrar essa nossa jornada no DF, na capital do país. Mas calma que ainda não acabou. Falta mais um vídeo que eu fiz aqui em Brasília, uma experiência incrível com a Pan Am.

Fica ligado aqui no blog para mais novidades e segue lá o meu canal do YouTube para ficar por dentro de tudo que rola no Projeto Brasil 60

Aproveite e veja a matéria com os 10 destinos mais baratos para visitar no Brasil.

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário