Brasileiros podem entrar em Portugal, mas ainda com RT-PCR – ATUALIZADO

Brasileiros podem entrar em Portugal, mas ainda com RT-PCR – ATUALIZADO

Portugal abre para brasileiros
Os países europeus estão cada vez mais flexíveis para viagens. A partir dessa semana, Portugal autoriza que algumas nacionalidades possam desembarcar no país sem a exigência de um teste RT-PCR. A nova regra não anula a liberarão de que brasileiros podem entrar em Portugal, no entanto, para esta nacionalidade, ainda é preciso apresentar teste do tipo RT-PRC com resultado negativo. Com a nova medida, o país passa a aceitar outros certificados de vacinação, além do da União Europeia, facilitando a entrada de turistas no território. Porém, o Brasil não integra a lista de países que ganhou esta nova condição.

Sendo assim, Portugal segue recebendo brasileiros com comprovação de não contaminação pelo coronavírus, assim como desde o dia 1 de setembro. Mesmo com a nova flexibilização, todos os viajantes saindo do Brasil ainda precisam de um teste RT-PCR negativo no desembarque, já que a vacinação não é obrigatória para uma viagem ao país.

A nova atualização, com o aceite de certificados de vacina de fora da União Europeia, é válido apenas para 16 localidades. Assim, a nova regra aceita qualquer tipo de comprovante de vacinação oficial emitido em um dos territórios selecionados e não somente o modelo europeu, que vem sendo adotado pelas viagens internas no continente desde o meio do ano.

Mas, cabe ressaltar que não são todas as vacinas que são reconhecidas como imunizantes em território europeu. Seguindo as diretrizes da Agência Europeia de Medicamentos, Portugal aceita apenas certificados de vacina para as duas doses de AstraZeneca, Moderna, Pfizer ou para dose única de Janssen.

Quem pode entrar em Portugal sem RT-PCR?

Pessoas que embarcam das seguintes localidades estão autorizadas a entrar em Portugal somente com o certificado de vacinação completa contra a covid-19. Os documentos aceitos precisam ser os oficiais de cada lugar e, assim, não será exigida a apresentação de um exame RT-PCR no desembarque.

  • Arábia Saudita
  • Austrália
  • Bósnia-Herzegovina
  • Canadá
  • Coreia do Sul
  • Jordânia
  • Nova Zelândia
  • Qatar
  • República da Moldova
  • República Popular da China
  • Singapura
  • Ucrânia
  • Uruguai
  • Hong Kong
  • Macau
  • Taiwan

Como brasileiros podem entrar em Portugal? 

A regra do RT-PCR não foi completamente abolida com a nova regra. Assim, brasileiros podem entrar em Portugal ainda seguindo a obrigatoriedade de apresentar a comprovação de não contaminação.

A orientação do governo português é de que o exame deve ser realizado as últimas 72 horas antes da viagem, ou 48 horas, caso seja optado pelo viajante a apresentação do teste de antígeno (TRAg) antes do embarque. Todos os viajantes de no mínimo 12 anos precisam comprovar que não estão contaminados.

O RT-PCR ainda é importante em Portugal

Brasileiros podem entrar em Portugal com o RT-PRC, no entanto, isso não quer dizer que, em seguida, estão livres para desfrutar completamente o país. Se você está indo a passeio, querendo curtir atividades culturais e ficar em hotéis que possuem restrições criteriosas contra a disseminação do vírus, o teste negativo também pode ser obrigatório.

Sendo assim, o RT-PCR ainda é importante, mesmo depois do desembarque! Em algumas acomodações e em restaurantes aos finais de semana, a comprovação de não contaminação pelo coronavírus ainda é uma exigência. Então, a depender do seu roteiro no país, fique de olho sobre a necessidade de andar teste negativo em mãos ou ainda realizar outro em território português.

Futuras atualizações para entrar em Portugal

A medida que restringe apenas 16 localidades a entrar em Portugal com o certificado de vacina está válida, pelo menos, até o dia 30 de setembro. Após isso, o governo deve fazer uma atualização sobre a entrada de viajantes no país. Não se sabe ainda se a nova regra será mantida e se outras nacionalidades serão inclusas.

Até então, a regra para abolir a necessidade de RT-PCR em Portugal funciona através de cooperação mútua entre as nações. Assim, o outro país também precisa autorizar que portugueses desembarquem em seus territórios sem terem necessidade de realizar exames para comprovar que não estão contaminados pelo coronavírus.

Atualmente, o Brasil exige o resultado de exame para todos os estrangeiros que chegam ao país. Por isso, ainda não é possível entrar em Portugal sem seguir o mesmo protocolo.

Considerações

Gostou da flexibilização das fronteiras portuguesas? Particularmente, cada vez que noticiamos uma nova possibilidade e facilidade de viagem é uma nova alegria. Ainda que a cautela e as restrições ainda seja maior para os brasileiros, estamos caminhando para o retorno de um mundo mais aberto.

Uma novidade dessas de um país como Portugal, que é destino desejado de muitos brasileiros, só faz aumentar nossas expectativas de que talvez, em breve, sejamos nós a entrar com mais facilidade!

Por fim, não deixe de acompanhar as postagens aqui no Estevam Pelo Mundo para continuar atualizado sobre as aberturas de fronteiras e regras de viagens!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário