Belo Horizonte: atrações e delícias da capital mineira

Belo Horizonte: atrações e delícias da capital mineira

Fala, viajante! Tudo bem com vocês? Chegamos ao último estado do Brasil 60! Estou em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Fique ligado neste post que eu vou te contar tudo o que tem para ver e fazer nesta cidade, que foi toda planejada e é belíssima.  

Lembrando que o Brasil 60 é o meu novo projeto, onde eu vou visitar 60 destinos brasileiros e registrar tudo em vídeo e em posts aqui no blog para vocês acompanharem tudinho. A New Trip está comigo nesta aventura, claro!!

Aliás, aproveita e já dá uma olhada no meu vídeo:

Apesar do estado de Minas Gerais ser bem antigo, a sua capital tem pouco mais de cem anos. Foi em 1897 que a cidade de Belo Horizonte foi criada, com objetivo de ser a nova capital do estado, inspirada em grandes cidades como Paris (França) e Washington (EUA).

Curiosidades

  • Minas é o maior produtor de queijo do Brasil e o queijo é um patrimônio imaterial do estado.
  • Minas também é o maior produtor de café do país.
  • 10% da população brasileira mora no estado de Minas.
  • São 21.411.923 habitantes no estado e 2.530.701 na capital, segundo o IBGE (2021).
  • É o estado que tem mais municípios no país, um total de 853.
  • A primeira capital de Minas foi Mariana, depois Outro Preto e, finalmente, Belo Horizonte.
  • É o estado que mais conservou a arquitetura e as artes do período colonial, em especial no interior.
  • Belo Horizonte, ou somente BH para os íntimos, é a 3ª capital planejada do Brasil e a 4ª maior do país.
  • Desde 2019, a capital é considerada Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.

O que fazer

Praça da Liberdade

Aqui estão 15 museus, que formam um circuito cultural, onde podemos entender bastante sobre a história tanto do estado quando de Belo Horizonte. Um desses prédios da praça é o Palácio da Liberdade, criado para ser a sede do governo mineiro.

Como na época o governador morava neste palácio, o local conta com uma excelente infraestrutura com piscina, orquidário e lazer completo para que a família pudesse ter todo conforto que precisava. A maioria das obras do palácio veio da Europa, inclusive a escadaria, que é um luxo, e foi feita na Alemanha.

No entanto, hoje, a toda parte administrativa do governo está em uma área chamada Cidade Administrativa, projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 2010.

Conjunto Arquitetônico da Pampulha

Ir até BH e não visitar a Lagoa da Pampulha é impensável. A Igrejinha da Pampulha é um dos principais ícones da cidade. Mas, o que ninguém imagina é que a Pampulha era uma grande zona rural que sofria até de falta de água.

Só em 1940, quando o prefeito resolveu modernizar a região e construir uma represa, que se tornaria a famosa lagoa. Ele aproveitou a ocasião e encomendou uma série de projetos arquitetônicos. E ninguém menos que Oscar Niemeyer foi o responsável por modernizar a região.

O arquiteto projetou 4 edifícios: Casa do Baile, edifício do antigo Cassino, Iate clube e a Igreja de São Francisco. Desde 2016, o complexo é considerado um patrimônio pela Unesco.

O complexo da Pampulha é o principal local de lazer das pessoas que vivem na cidade e dos visitantes, afinal, são 18km de lagoa com diversos atrativos. No entorno da lagoa também estão o Mineirinho e o Mineirão, este último é o estádio onde rolou aquela humilhação dos 7×1 na Copa do Mundo de 2014. Quem lembra?

Mercado Central de Belo Horizonte

Eleito o 3º melhor mercado do mundo pela revista de bordo da Latam. Só ficou atrás dos mercados de Barcelona e de Londres. Eles comercializam mais de 385 toneladas de queijo por mês e o mais vendido é o queijo canastra. O pão de queijo é feito dele.

Este mercado fechou uma única vez na vida, mas por um bom motivo. Para a visitação do Papa. Até na pandemia ele tem ficado aberto, mas seguindo todas as recomendações para segurança de todos.

Mirante da Sapucaí

Local ideal para ver o pôr do sol e o skyline da cidade com vários prédios importantes. O lugar ferve de gente ao final do dia. O pessoal vem para tomar uns drinks, reunir os amigos e, claro, ver o pôr do sol.

Praça do Papa

Outro lugar bem legal para ver o skyline da cidade, mas desta vez do alto. Este lugar foi onde o Papa João Paulo II, nos anos 80, realizou uma missa para abençoar a cidade.

Mercado Novo

Muita gente vai à noite para beber e se divertir. Ele foi construído para ser o mercado municipal, mas a construção nunca foi terminada. Com o tempo, alguns bares e restaurantes se instalação no local e a vida noturna começou a ficar agitada. É um lugar bem gostoso para visitar. E o mercado municipal acabou sendo construído ao lado, muitos anos depois.

Onde comer

  • Restaurante Jacinta – serve uma releitura da tradicional comida mineira, além disso, eles produzem cervejas artesanais.
  • Restaurante Xapuri – serve comidinha super tradicional mineira, uma delícia.
  • Birosca S2 – restaurante bem diferente onde parece que nada combina, mas é tudo incrível e delicioso.
  • Hofbräuhaus – franquia do restaurante alemão da Bavária e é a única unidade na América Latina.
  • Nuúu Restaurante – fica dentro do Novotel Savassi e servem menu degustação e à la carte.
  • Restaurante Topo do Mundo – localizado na Torre Alta Vila é ideal para ver a cidade do alto e o pôr do sol, além de degustar culinária internacional e drinks deliciosos.
  • A Pão de Queijaria – serve sanduiche feito de pão de queijo, com muito queijo dentro, e um sorvete de pão de queijo. Vale a pena conhecer.
  • Restaurante Caravela – restaurante português dentro do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB).

Onde se hospedar

Novotel BH Savassi – hotel pet friendly, com área de lazer bem bacana e acomodações muito confortáveis, além de estar pertinho de várias facilidades e atrações da cidade e a 25 minutos do Aeroporto de BH.

SPA Lótus – dica extra – descobri esse spa em frente ao hotel e, como eu adoro, fui conhecer. Indico para relaxar um pouquinho!  

É isso, viajante! Agora eu sigo viagem para conhecer o Museu de Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo! Fica ligado aqui no blog para mais novidades e segue lá o meu canal do YouTube para ficar por dentro de tudo que rola no Projeto Brasil 60

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário