As principais e mais famosas festas juninas do Brasil

As principais e mais famosas festas juninas do Brasil

O São João está próximo e os destinos mais atrativos para o feriadão já estão iniciando suas programações! Com as flexibilizações para eventos este ano, as cidades com tradições de grandes festas estão retomando as celebrações. E, neste post, vamos trazer as principais e mais famosas festas juninas do Brasil, pois ainda dá tempo de garantir sua viagem.

O Nordeste é a principal região para as comemorações em homenagem a São Pedro, Santo Antônio e São Joao. Não à toa, é nela que estão os maiores e mais atrativos festejos.

Trouxemos detalhes sobre os destinos, como chegar e tudo que está previsto para 2022. Assim, se você quiser aproveitar para curtir as comemorações deste mês, confira as dicas e corre para organizar a aventura!

As mais famosas festas juninas do Brasil

São João de Campina Grande

A fama é de que o São João de Campina Grande é o maior e melhor do mundo (apesar de disputar o posto com o próximo festejo que vamos trazer). Apesar dessa popular característica ter começado por acaso, como uma forma de valorizar a primeira edição da festa, o destino faz por merecer na briga pelo título.

A tradição acontece desde a década de 80 e conta com enormes apresentações, shows de artistas locais e nacionais, casamentos coletivos e barracas de comidas típicas. Este ano, a comemoração também terá atrações dedicadas ao público infantil. Os destaques da programação acontecem sempre no Parque do Povo.

Por que ir ao São João de Campina Grande?

Pelo menos 30 dias de festa. É o que um São João em Campina Grande oferece ao seu público e, por isso, se destaca no slogan de ser o maior entre as festas que homenageiam a data comemorativa. Em 2022, a programação está prevista para acontecer entre 10 de junho e 10 de julho.

Nos dias de maior movimentação, as noites alcançam cerca de 100 mil pessoas no centro de Campina Grande para curtir os atrativos.

Confira os principais shows que serão realizados ou veja detalhes aqui:

famosas festas juninas na Paraíba

Como chegar em Campina Grande

A Azul Linhas Aéreas e a GOL operam voos para o Aeroporto de Campina Grande. A primeira empresa possui rotas diretas partindo de Campinas e de Recife, enquanto a segunda possui voos saindo de Guarulhos.

Outra opção é utilizar a BR-230 e viajar por 130km de João Pessoa até Campina Grande.

São João de Caruaru

Imagina só o espetáculo que não deve ser uma apresentação de quadrilha que reúne até 4 mil pessoas dançando? Esse é apenas um dos atrativos do São João de Caruaru, em Pernambuco.

Forte concorrente do São João de Campina Grande na categoria de maior festa desta data comemorativa, os festejos na considerada capital do forró são tão tradicionais que, ainda em maio, é iniciado o pré-São João.

As celebrações na cidade pernambucana são datadas na região desde o século 19, quando Caruaru ainda era apenas um vila. Hoje, a cidade possui um pátio, construído especialmente para o evento na década de 90, com cerca de 50 mil metros quadrados.

Por que ir ao São João de Caruaru?

Caruaru estará com festas juninas distribuídos em diversos pontos da cidade a partir do dia 4 de junho até 2 de julho. Este ano, os dias de evento contam com uma série de shows e trios, além de uma programação especial para as famosas comidas gigantes.

Em 2019, última edição com público no pátio da cidade, foi estimada a presença total de 3 milhões de pessoas durante os dias de festa.

Confira principais artistas que irão se apresentar em 2022 abaixo:

famosas festas juninas em Pernambuco
Foto: Prefeitura de Caruaru

Você pode ver mais detalhes sobre a programação do São João de Caruaru aqui!

Como chegar em Caruaru

Uma alternativa para chegar a Caruaru é através dos táxis aéreos da Azul Conecta, uma companhia subsidiária da Azul Linhas Aéreas que opera com aeronaves monomotor com capacidade para nove passageiros e dois tripulantes. Os voos saem do Aeroporto de Recife para o Aeroporto de Caruaru.

Outra opção é percorrer cerca de 170km de estrada da capital pernambucana até o destino pela BR-232.

Mossoró Cidade Junina

Por fim, a que é considerada a terceira maior festa junina do Brasil está no Rio Grande do Norte. A cidade de Mossoró retoma em 2022 o evento Mossoró Cidade junina, que reserva boa parte do mês de junho para atrações e shows.

Há mais de duas décadas, os tradicionais festejos realizados nos bairros da cidade foram integrados em um grande festival. Desde 1997, o Mossoró Cidade Junina é realizado com infraestrutura que foi projetada para o evento e se consagrou em um dos maiores eventos juninos do país.

Por que ir ao São João de Mossoró?

Com uma média de 50 mil pessoas por noite, as festas em Mossoró duram praticamente o mês inteiro. As atrações incluem shows com bandas tanto locais quanto de destaque no Brasil, competições de quadrilhas, feiras e apresentações culturais.

Este ano, a programação de Mossoró Cidade Junina vão do dia 4 até o dia 25 de junho. Ou seja, ainda que você esteja se planejando para viajar somente no fim do mês, ainda vai encontrar shows na cidade.

Confira principais atrações abaixo ou no site oficial do evento:

famosas festas juninas em Mossoró
Foto: Prefeitura de Mossoró

Como chegar em Mossoró

A Azul Linhas Aéreas é a única companhia aérea que realiza voos comerciais para o Aeroporto Dix-SeptT Rosado, em Mossoró. As rotas diretas saem de Recife e de Natal.

Outra opção, é voar até a capital do Rio Grande do Norte e depois viajar cerca de 280km pela BR-304 utilizando carro ou ônibus. Também é possível fazer um trajeto terrestre menor pousando em Fortaleza, no Ceará, e usando a CE-040 e a BR-304 por 240km, aproximadamente.

Considerações

Ainda dá tempo de se programar e correr para aproveitar as principais e mais famosas festas juninas do Brasil! Algumas dessas te interessou? Se você quiser conferir outras opções, não só no Nordeste, mas também em outras regiões do país, confira este post!

Para mais dicas e sugestões de viagens para destinos nacionais, confira nossas publicações aqui!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário