Alternativas para levar dinheiro em viagens internacionais

Alternativas para levar dinheiro em viagens internacionais

Planejando viajar para fora do Brasil e ainda está em dúvida sobre como levar dinheiro? Criamos esse post para te apresentar os prós e contras de cada alternativa. Vamos te explicar como avaliar cada forma de levar seus recursos de acordo com os destinos das suas viagens internacionais.

A verdade é que não existe uma fórmula perfeita de melhor maneira de levar dinheiro para fora do Brasil como turista. Tudo vai depender do tempo que vai durar a sua viagem e do costumes do país em relação a uso da moeda e formas de pagamento.

Então, antes de decidir pela alternativa, pesquise um pouquinho sobre o destino, ok?

Vamos as opções para viajar com dinheiro para outros países!

Dinheiro em espécie

Levar dinheiro em espécie é uma opção quase automática quando pensamos em viajar para fora. Principalmente por ser uma solução que vai nos salvar em caso de pequenos imprevistos ou necessidades.

De fato, é importante ter uma pequena reserva com você na maioria dos casos. No entanto, em quantidade, não é a alternativa mais segura de levar dinheiro para fora do Brasil.

O ideal, se você quer viajar com algum valor em espécie por garantia, é trocar apenas uma quantia pequena numa casa de câmbio, suficiente para custear emergências na chegada. Já para levar o restante dos seus recursos, opte por uma outra opção, como vamos apresentar abaixo.

Alguns países com moeda desvalorizada para os parâmetros mundiais ou pouco desenvolvidos economicamente costumam usar muito dinheiro em espécie e pouco cartão. É o caso da Argentina, por exemplo.

Para não ter perrengues, escolha ir com um pequeno valor em espécie da moeda local e leve o resto de dinheiro em outra alternativa.

A cotação de câmbio para a moeda em espécie nesse lugares, inclusive, costuma ser melhor que aqui no Brasil. Você pode levar mais uma reserva em reais, dólares ou euros com você e deixar para fazer a troca já no país. Possivelmente será mais vantajoso.

Cartões pré-pago

Parece uma solução prática, mas na verdade faz você perder dinheiro. Os cartões pré-pagos são uma alternativa em que você compra o cartão físico, transfere dinheiro para ele e o utiliza como cartão de débito em viagens internacionais.

E, além de pagar para comprar o cartão, você ainda precisará custear o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o valor que você deposita (6,38%) e taxa de câmbio da moeda. Ademais, eles normalmente cobram pelo saque em caixas eletrônicos.

Assim, os pré-pagos não são uma solução tão vantajosa para levar dinheiro para fora. É muito comum encontrá-los em casas de câmbio, porém, saiba que você estará pagando caro para adquirir e depositar suas reservas neles.

Mesmo que o país para onde você esteja indo aceite cartões normalmente nos estabelecimentos, essa talvez não seja uma boa solução, pois dará muitas despesas sobre o montante que você deseja levar.

Cartões de crédito

Outra alternativa que parece prática, mas na verdade pode custar bem caro são os cartões de crédito internacionais.

Esta opção é muito usada como solução de emergência durante uma viagem, em praticamente qualquer país que você vá. Em casos de necessidade e quando não se tem outra alternativa, ter um deles à mão pode ser fundamental.

No entanto, assim como nos cartões pré-pago, a taxa de IOF fará sua compra sair mais cara do que realmente custa. E mais! O banco convencional (emissor do cartão) ainda cobrará uma taxa de conversão em cima do câmbio de real para a moeda do destino, que pode chegar a 7% sobre do valor que você está gastando.

Com o atual IOF de mais de 6% para os cartões internacionais, o valor da sua compra pode sair até 13% mais cara.

Uma expectativa para que o uso dos cartões internacionais se torne um pouquinho mais vantajoso, é que o IOF tem previsão de ser gradualmente reduzido nos próximos anos. Confira detalhes aqui!

Contas internacionais

Atualmente, esta é uma das melhores alternativas para levar maiores quantias para outro país sem pagar muito. Diversos bancos digitais permitem que você tenha uma conta internacional, sem precisar pagar pela criação ou manutenção da mesma.

Você pode fazer a abertura pela internet e transferir reais de uma conta que já possui para esta conta digital e já receberá a transação na moeda que deseja – normalmente em dólar, euro ou libra.

O banco digital fará a operação com base na taxa de câmbio do dia, um IOF de pouco mais de 1% (menor que do cartão de crédito, cartão pré-pago e troca em espécie) e com uma pequena taxa do câmbio bancário (próxima aos 2%, também muito menor do que a dos cartões dos bancos convencionais).

Essas contas normalmente encaminham um cartão físico para você utilizá-lo na viagem na função débito sobre a reserva que está na sua conta digital.

Para saques, é comum que haja alguma taxa por parte do banco ou do caixa eletrônico. Mas, em comparação com outros cartões acima, em que além desta despesa, são cobradas altas taxas, acaba não sendo tão ruim usar eles, caso você precise do dinheiro em espécie no país de destino.

Só em impostos, você já vai economizar bastante e perder menos dinheiro, se comparar com outras formas de levar dinheiro para fora do Brasil. Então, as contas digitais internacionais e seus cartões são uma alternativa econômica e segura para diversos países que aceitem normalmente essa forma de pagamento.

Considerações

E então, conseguiu planejar qual será a sua estratégia para levar dinheiro para fora do Brasil? Misture as possibilidades mais vantajosas e práticas diante das formas de pagamento mais utilizadas no destino e leve suas reservas com segurança.

E, para economizar ainda mais nas viagens internacionais, lembre-se de emitir suas passagens com milhas aéreas.

Para conseguir as melhores ofertas em bilhetes para outros países, conte com a ajuda da equipe EPMilhas. O time irá conseguir tarifas emitidas com pontos que, normalmente, custam menos que os convencionais preços em dinheiro.

Para solicitar um orçamento com a EPMilhaspreencha este formulário ou entre em contato com a equipe pelo WhatsApp aqui

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário