3 roteiros no Maranhão para conhecer as belezas naturais

3 roteiros no Maranhão para conhecer as belezas naturais

Se você tem planos de visitar o Maranhão, mas ainda não sabe o que conhecer neste destino, sugiro planejar um roteiro. Este estado é enorme e reserva muito mais do que os famosos lençóis de areia. Por isso, trouxe três roteiros no Maranhão para te ajudar a conhecer algumas das praias e belezas naturais mais visitadas deste estado! 

A depender de qual seja o seu principal destino, o seu objetivo na viagem e o número de dias que você terá, uma das rotas pode ser mais ou menos interessante para você. Então confere os detalhes de como ir e o que conhecer em cada um dos roteiros no Maranhão

1 – Roteiro de 2 dias pelas imediações de São Luís

Roteiros no Maranhão São Luís
Foto: Douglas Junior / MTur

Se sua viagem é curta e você não pretende se distanciar muito da capital São Luís, não se preocupe: você ainda irá conseguir aproveitar praias maravilhosas!

A região norte da cidade tem uma sequência de praias que podem entrar no seu roteiro de viagem. Como elas não são distantes uma da outra, é possível conhecer mais de uma no mesmo dia, inclusive. 

Aqui estão algumas das melhores praias da região, que você pode dividir em dois dias de passeio enquanto estiver na capital!

Dia 1

Praia do Olho D’Água

Ao final da Avenida Litorânea, comece o roteiro pela Praia do Olho D’Água. Além de aproveitar o mar, esta região também é ideal para caminhar, andar de bicicleta e é um dos lugares recomendados para assistir ao pôr do sol na capital maranhense. 

Praia do Meio

É o tipo de praia cômoda para ir de carro com a família. Isso porque o acesso à enorme extensão de areia é feita com os próprios veículos. A Praia do Meio está logo depois da Praia do Olho D’Água.

Dia 2

Praia do Mangue Seco

Encontrar praias tranquilas perto da cidade também é muito prático. Seguindo na mesma direção do roteiro, a 15 km do centro de São Luís, está a Praia do Mangue Seco. Assim como a Olho D’Água, ela possui uma grande faixa de areia, porém é uma das menos movimentadas no entorno da cidade. 

Praia da Raposa e passeio náutico até a Praia de Carimã

O município de Raposa está a 20 km da capital maranhense e a Praia da Raposa é seu principal atrativo. Além do charme do próprio lugar, que faz parte do litoral recortado do Maranhão, é possível realizar passeios de barco que levam a outros destinos próximos. O principal e um dos mais bonitos é a Praia e as dunas de Carimã.

Como fazer o roteiro pelas imediações de São Luís

As duas formas de realizar este roteiro nas imediações de São Luís são com carro particular ou pagando por passeios que levem até as praias. Normalmente, esses tours incluem transfer e/ou passeios de barco. 

2 – Roteiro de 3 dias nos Lençóis Maranhenses

Roteiros no Maranhão Lençóis Maranhenses
Foto: Biaman Prado / MTur

O mais famoso destino deste estado definitivamente são os Lençóis Maranhenses. E, apesar do parque que abriga esta beleza natural ser enorme, você pode combiná-lo com praias maravilhosas do litoral que ficam nas imediações. 

Se seus planos forem conhecer as enormes dunas e as paisagens paradisíacas, reserve ao menos três dias e inclua Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão no roteiro.

Os dois municípios acima são vizinhos dos lençóis de areia. Barreirinhas, que é o principal destino de acesso ao parque, está a leste. Já Santo Amaro está a oeste dos Lençóis Maranhenses.

Dias 1 e 2

Barreirinhas e Lençóis Maranhenses

Está é a cidade mais próxima das maiores belezas naturais do Maranhão e possui o Rio Preguiça contornando sua área central. Nela, você encontrará resorts e pousadas na beira da água e uma diversidade imensa de passeios para as dunas e lagoas 

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é imenso e o que não faltam são lugares incríveis dentro dele para conhecer. Para desfrutar com calma as paisagens que mais te interessam e ainda incluir algumas aventuras nas lagoas, reserve dois dias. 

Dia 3

Santo Amaro do Maranhão

Um passeio que vale a pena ser incluído na sua estadia em Barreirinhas é fazer ao menos um bate e volta até Santo Amaro do Maranhão – o outro lado dos Lençóis. Como o parque é muito extenso, ir para esta cidade é a chance de explorar ainda mais as lagoas e dunas que talvez não estejam acessíveis partindo diretamente de Barreirinhas. 

Recomendação

Reservando mais de um passeio ou fazendo a aquisição dos tours em grupo com uma mesma empresa de turismo, é possível conseguir bons descontos. Então guarde essa dica para quando for montar sua programação nos Lençóis. 

Como chegar nos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas e Santo Amaro

Normalmente, as pessoas visitam esta região do litoral do Maranhão utilizando ônibus saindo de São Luís, transfer ou com carro particular. São cerca de 260 km pela BR-402 até Barreirinhas

Para conhecer os lençóis é preciso contratar carros e passeios de empresas credenciadas. Por ser a maior cidade nas imediações deste destino turístico, Barreirinhas tem a maior diversidade de roteiros para você escolher o que quer visitar. 

3 – Roteiro de 3 dias na Chapada das Mesas

Roteiros no Maranhão Chapada das Mesas
Foto: Jhonatha Conection / MTur

Se você quer experiências de maior contato com a natureza, deixe as praias e lagoas do litoral maranhense de lado e faça um roteiro no interior do estado pela Chapada das Mesas. É a oportunidade perfeita de conhecer destinos igualmente deslumbrantes em meio às cachoeiras, poços e trilhas. 

Esta região está a sudoeste do Maranhão, próxima à divisa com o Tocantins, e possui o Encanto Azul, Poço Azul e o complexo da Pedra Caída como principais atrativos.

Assim como os Lençóis Maranhenses, a região da Chapada das Mesas também é muito grande e a lista de cachoeiras, rios, lagos e trilhas é extensa. Por isso, três dias é o ideal para que você conheça, ao menos, os mais famosos pontos deste destino. 

Das cidades que ficam no entorno do Parque Nacional da Chapada das Mesas (Carolina e Riachão são as principais), é possível realizar os passeios de três formas: com carro particular, alugando um 4×4 ou reservando passeios com empresas de turismo. Os acessos a cada local podem ser mais ou menos difíceis e é preciso se informar antes de se aventurar com veículo próprio, ok? 

Dia 1

Encanto Azul, Poço Azul e Cachoeira de Santa Bárbara

Reserve um dia do seu roteiro para que você possa conhecer as mais famosas reservas de água cristalinas do Maranhão: o Encanto Azul e o Poço Azul. Os dois lugares são fantásticos – sobretudo em períodos quentes e de sol – e ficam próximos um do outro. No mesmo dia é possível ir também na Cachoeira de Santa Bárbara, uma cascata belíssima em meio ao relevo. 

Dia 2

Pedra Caída

Em seguida, reserve um dia para o complexo da Pedra Caída, um dos maiores da região. Ele conta com diversos pontos e atividades para o turismo, mas uma recomendação é colocar como prioridade os cânions, cavernas e a famosa Cachoeira do Santuário. Ademais, no caminho para este complexo, você ainda precisa fazer uma parada na estrada para tirar a clássica foto no Portal da Chapada.

Dia 3

Cachoeira da Prata e Cachoeira de São Romão

Por fim, não deixe de fora dos planos uma visita às cachoeiras da Prata e de São Romão, que também são paradas obrigatórias para quem visita a região. Assistir o pôr do sol com vista para o Rio Tocantins é uma boa forma de finalizar o roteiro. 

Recomendação

O período ideal para viajar para esta região é entre maio e setembro, meses em que praticamente não há chuvas e são garantia de céu limpo e calor.

Como chegar na Chapada das Mesas

As cidades de Carolina e Riachão são os melhores acessos para visitar os pontos turísticos da Chapada das Mesas. A grande maioria dos passeios e dos pontos turísticos citados ficam mais próximos de Carolina. Por isso, talvez seja mais vantajoso se hospedar nela. 

Não é aconselhável pegar voos para São Luís e depois tentar chegar na região da Chapada, pois são quase 900 km de trajeto até lá. A melhor forma de chegar na cidade é desembarcando em Imperatriz – se você vem de outro estado do Brasil – e depois pegar a BR-010 de ônibus ou carro até Carolina. 

Como comprar passagem para o Maranhão?

Para visitar o litoral deste estado, o melhor lugar para desembarcar é São Luís e, a partir daí, conhecer as proximidades ou se deslocar para as demais praias do Maranhão. Já para quem quer ir para o interior do estado é possível voar para Imperatriz, normalmente fazendo conexão na capital maranhense.

Quer encontrar passagens internacionais em conta, não deixe de contar com a ajuda da EPMilhas. Assim que você tiver as datas previstas para embarcar, entre em contato com nossa equipe ou preencha o formulário com seus dados e interesses e vamos encontrar as melhores ofertas de voos para você! 

Fale com a EPMilhas por aqui ou acesse o formulário de orçamento de viagem aqui!

Considerações

Vai ao Maranhão e quer aproveitar para conhecer mais de São Luís, da cultura local e receber dicas de onde ficar e onde comer? Então confere este material da última viagem do Estevam! Você pode ler o conteúdo aqui ou ainda assistir o vídeo do YouTube do canal Estevam Pelo Mundo

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário