3 destinos quase desconhecidos na Bahia para viajar

3 destinos quase desconhecidos na Bahia para viajar

Quer fazer um roteiro pelo Nordeste e curtir dias de sol e tranquilidade, mas quer fugir dos destinos turísticos cheios e já bem conhecidos? Listamos abaixo três destinos lindos e pouco conhecidos na Bahia para você fazer uma viagem tranquila e se divertir muito.

São Desidério

Este município é de uma beleza natural estonteante, ideal para quem quer relaxar, mas ainda curtir aventuras e se divertir, já que São Desidério conta com dezenas de grutas, trilhas e lugares para escaladas, além de lagos, cachoeiras e muito mais.

Entre os principais atrativos da região está o Parque Municipal da Lagoa Azul, o complexo é uma unidade de conservação formado pela Lagoa Azul, o Aquário Natural, o Portal de Entrada da Gruta e a Gruta do Catão. Para chegar ao local é preciso estar acompanhado de um guia turístico local.

Outro lugar de destaque na cidade é o Sítio Arqueológico das Pedras Brilhantes, onde estão grutas com pinturas rupestres de mais de dois mil anos. O local está localizado em uma propriedade particular de fácil acesso. Além dos sítios arqueológicos, outro local interessante para visitar é o Morro da Palmeira, ideal para quem curte rapel.

Como chegar

São Desidério está localizado no interior da Bahia, a cerca de 890km da capital baiana. O trajeto mais rápido é de avião, em voos semanais entre os aeroportos de Salvador e Barreirinhas, com duração de 5 horas. De carro, a viagem dura aproximadamente 10 horas e de ônibus, o meio mais barato, a viagem é de mais de 13 horas.

Santa Cruz Cabrália

RESERVE SEU HOTEL EM SANTA CRUZ CABRÁLIA

Esta pequena cidade turística da Costa do Descobrimento, é uma excelente opção para quem quer conhecer mais sobre a época do descobrimento do Brasil. Afinal, foi ali que os colonizadores pisaram pela primeira vez no país. O local tem uma forte mistura de tradições portuguesas e indígenas. Além disso, foi palco da primeira missa realizada em terras brasileiras, em 26 de abril de 1500.

Entre os atrativos da cidade, o Centro Histórico é um dos principais e de onde os turistas podem ver a Praça da Matriz, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a Cadeia Pública. Outro passeio incrível para se fazer é na aldeia indígena Pataxó, onde você terá contato direto com a cultura e as tradições indígenas.

Quem gosta de praia, não se preocupe. Santa Cruz Cabrália possui praias lindas e boas para passar horas relaxando e se divertindo. Como é o caso de Praia da Coroa Vermelha, a mais visitada da cidade e onde na maré baixa aparecem piscinas naturais quentinhas, ideais para banho. Outras praias que valem uma visita são a Praia de Arakakaí, a Praia de Santo André e a Praia de Lençóis.

Como chegar

O destino está a 29km de Porto Seguro e o trajeto de cerca de 40 minutos pode ser feito de carro pela BR-367. Quem prefere ir de ônibus ou transporte público, há diversas linhas intermunicipais. De Arraial D’Ajuda, são 23km de distância e a melhor forma de chegar é atravessando de balsa até Porto Seguro e depois, o trajeto é o mesmo citado acima.

Cumuruxatiba

Bahia
Praia da Areia Preta – foto: www.cumuruxatibabahia.com

RESERVE SEU HOTEL EM CUMURUXATIBA

Esta pequena vila de pescadores tem praias quase desertas e quase sem estrutura, mas a beleza do lugar vai compensar. Por ainda ser um destino de difícil acesso, há poucos turistas e logo, sua infraestrutura é mais simples e rústica, nada de resorts tudo incluído ou grandes cadeias de hotéis. O que na verdade, mantém o charme do local ainda mais interessante.

As praias possuem mar esverdeado e areias branquinhas. Na maré baixa, as caminhadas são tranquilas e quando a maré sobe, é hora de aproveitar atividades como mergulho para ver os corais e os cardumes coloridos de peixes.

Além de curtir as praias Ponta do Corumbau, Praia do Tauá, Barra do Cahy, Praia do Calambrião, Praia do Moreira, Praia da Areia Preta e tantas outras, vale ainda fazer os passeios de barco pela região e as trilhas até o Monte Pascoal.

Como chegar

Cumuruxatiba é um distrito do município de Prado, que fica a cerca de 790km de Salvador. Para quem prefere ir de avião, o aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro e depois, o trajeto deve ser feito de carro por mais 240km até Cumuruxatiba, sendo os últimos 30km feitos em estrada de terra.

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Lisia Minelli

Deixe um comentário