3 coisas imperdíveis para fazer em Istambul, na Turquia

3 coisas imperdíveis para fazer em Istambul, na Turquia

Istambul é uma das cidades mais icônicas do mundo. Ela já foi capital do mundo e hoje, é de onde saem mais voos para mais destinos de todo planeta! Além disso, é a única cidade dividida entre dois continentes: Europa e Ásia.

Passei dez dias na Turquia, passeando por lugares incríveis, comendo comidas deliciosas e conhecendo uma cultura totalmente diferente da nossa. A viagem foi incrível e neste post eu vou te dar 3 dicas do que você não pode deixar de ver quando visitar Istambul em uma próxima viagem.

Mesquita de Rüstem Paxá

Apesar de pequena, esta mesquita é famosa por seus azulejos azuis, uma coisa linda de se ver. A mesquita fica num bairro bem importante da cidade onde também estão mercados famosos como o Grande Bazar, o maior e dos mais antigos mercados cobertos do mundo.

Vale ressaltar que apesar da Turquia ser um país muçulmano, não existe uma rigidez muito grande em relação as roupas usadas pelos turistas. No entanto, ao visitar uma mesquita a dica de ouro é se vestir de forma adequada e respeitosa, cobrindo ombros, braços e pernas, tanto homens quanto mulheres. Para as mulheres, cobrir o cabelo também é importante. Quando estiver em outro país, respeite a cultura e os costumes locais.

Mercado Egípcio

O seu nome é devido às mercadorias vendidas no local, que eram todas vindas do Egito no século 17. Mas com o tempo, as barraquinhas foram se estendendo no entorno do mercado e hoje, vendem de especiarias a bugigangas estilo 25 de março. Você acha de tudo neste lugar!

A dica é tentar visitar esses locais ao longo da semana, de segunda a quinta, porque nos finais de semana tem muita gente tanto locais quanto turistas. Outra dica é negociar tudo que for comprar nesses mercados. Os turcos adoram pechinchar e você pode conseguir bons negócios.

Certamente, o mercado mais famoso é o Grande Bazar. Mas isso todo mundo já sabe, por isso que resolvi falar deste outro local. Não deixe de visitar os mercados menores e menos conhecidos. Mas, claro, sem deixar de visitar o Grande Bazar!

Quando for comprar produtos de marca nos mercados e bazares, tome cuidado para não ser enganado. Por aqui, eles vendem muitos produtos falsificados. Aliás, eles possuem o termo para estes tipos de produtos: “real fake”, que significa verdadeira falsificada. Estes produtos são extremamente parecidos com os originais, mas não são. Fique atento!

Praça Sultanahmet

Este é o melhor lugar para você visitar se tiver pouquíssimo tempo em Istambul. Por aqui, estão a Mesquita Azul, o Hipódromo e a Ayasofya – que já foi uma igreja, depois uma mesquita e um museu e, há dois anos, voltou a ser uma mesquita. Ufa!

Dica extra: Palácio Topkapi

Reserve umas horinhas do seu dia para visitar o Palácio Topkapi, uma antiga residência de sultão. O lugar é lindo, gigantesco, tem uma vista linda da cidade e ainda guarda objetos originais da época dos sultões. Vale a pena conhecer!

Curiosidades

  • Istambul já foi conhecida Bizâncio e Constantinopla.
  • Antes de ser muçulmana, a cidade já foi cristã por vários séculos.
  • Hoje, tem mais de 16 milhões de habitantes.
  • Existem mais de 1500 mesquitas na cidade.
  • É a maior cidade da Turquia, aliás, Istambul significa grande cidade, mas não é a capital. A capital é Ancara.
  • Istambul foi construída em 7 colinas, e cada uma delas tem lugares importantes.
  • Durante mais de mil anos, Istambul foi uma cidade muralhada.
  • A cidade está construindo o maior aeroporto do mundo.
  • O Gatala Port, o novo porto da cidade, pode receber até 20 navios de cruzeiro ao mesmo tempo. Também é um boulevard excelente para passear e comer.

Veja como foi a experiência completa no destino e ainda dicas de onde comer e se hospedar em Istambul. Clique no vídeo abaixo:

Voei na classe executiva da Turkish Airlines até Istambul.

Se você quer comprar passagens mais baratas, fale com o pessoal do EPMilhas.

Para solicitar um orçamento com a EPMilhaspreencha este formulário ou entre em contato com a equipe pelo WhatsApp aqui

Não deixe de acompanhar aqui o blog para saber como foi a minha viagem por Istambul e Capadócia. Em breve!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário