12 destinos de inverno no Brasil para curtir no meio do ano

12 destinos de inverno no Brasil para curtir no meio do ano

Apesar de morarmos em um país tropical, é possível encontrar destinos de inverno no Brasil que vão atender os amantes do frio e oferecer atrativos durante as baixas temperaturas entre junho e setembro. Esse post vai te mostrar – além dos clichês – alguns lugares para aproveitar a estação.

E você não precisa, necessariamente, ir para o Sul – região mais fria do Brasil – para encontrar esses lugares. Nesta lista, você vai conhecer outras cidades, localizadas no Sudeste, que também podem entrar nos planos em viagens para esta época do ano.

Confira abaixo opções de lugares para conhecer, seus atrativos e onde ficam algumas das cidades mais frias e charmosas do nosso país.

Santo Antônio do Pinhal – São Paulo

Santo Antônio do Pinhal é um município do estado de São Paulo, na região do Vale do Paraíba, com temperatura média anual de 16ºC e baixas que chegam a 10ºC. O destino é ideal para curtir uma viagem romântica e, por ser uma cidade pequena, é perfeita para finais de semana.

A 172km da capital paulista e menos de 20km de Campos do Jordão, é possível montar um roteiro que englobe mais do que Santo Antônio do Pinhal em única viagem.

A cidade é bem charmosa e tem passeios interessantes para fazer, como uma visita ao Jardim dos Pinhais Ecco Parque, curtir a famosa vista do Pico Agudo (e, quem sabe, saltar de parapente), aproveitar as belezas naturais nas imediações e apreciar as bebidas artesanais produzidas na cidade.

Campos do Jordão – São Paulo

Foto: MTur

Como mencionado no destino anterior, Campos do Jordão também fica na região do Vale do Paraíba (a 167km de São Paulo) e é um dos lugares mais famosos para curtir o inverno no Brasil.

A temperatura média da cidade é de 13ºC ao longo do ano e as baixas tem alcançado menos de 0ºC nos últimos invernos. De todas as cidades frias do estado Campos de Jordão é, sem dúvida, a mais famosa e a mais procurada.

A influência europeia na arquitetura, organização e culinária fez o destino ganhar fama como “Suíça Brasileira”. Além de aproveitar muitas receitas típicas para o clima frio, chocolates e vinhos, você pode curtir os parques, museus, mirantes e passear pelas ruas encantadoras da cidade.

Veja aqui mais destinos no interior de São Paulo aqui!

São Bento de Sapucaí – São Paulo

São Bento de Sapucaí fica na região da Serra da Mantiqueira, praticamente na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, e registra temperatura média de 18ºC ao longo do ano com baixas que chegam a 8ºC.

São Bento de Sapucaí é bem pequena e acolhedora, tem pousadas charmosas e bons restaurantes. Para quem gosta de turismo de aventura, mais do que contato com a natureza e belas paisagens, o lugar é conhecido como um dos principais destinos de montanhismo no Brasil.

Monte Verde – Minas Gerais

Apesar de ser uma cidade mineira, Monte Verde fica bem mais perto de São Paulo, por estar localizada na região da Serra da Mantiqueira. Ela é considerada um dos destinos mais acolhedores do mundo e altamente buscada por casais devido ao charme de suas ruas, paisagens e belezas naturais.

Confira as cidades mais buscadas para viagens românticas aqui!

Monte Verde registra temperatura média de 14ºC ao longo do ano com baixas que chegam a 3ºC e, às vezes, atinge graus negativos.

Com muita influência das pequenas cidades da Europa, esse lugar possui pousadas charmosas e bons restaurantes para quem opta por ficar, ao menos, um fim de semana. Entre os passeios, é obrigatório visitas a fábrica de chocolate e a Pedra Redonda, que fica a mais de 1.900 metros de altitude, onde é possível ter uma vista de 360° da região.

Visconde de Mauá – Rio de Janeiro

Visconde de Mauá é um povoado do município de Resende, no estado do Rio de Janeiro. Sua temperatura média anual é de 20ºC, mas, durante o inverno, as temperaturas caem e chegam a menos de 10ºC com facilidade.

Apesar da região ter muitos rios e cachoeiras, não é aconselhado um mergulho nesse período do ano, mas vale uma caminhada ou trilha para apreciar as paisagens e curtir o turismo de aventura nas proximidades. A dica é subir na Pedra Selada, de onde é possível ter uma vista panorâmica desta região da Serra da Mantiqueira.

Teresópolis – Rio de Janeiro

Foto: MTur

Teresópolis também fica na região serrana do Rio de Janeiro e, mais do que o clima de inverno, é um destino turístico atrativo do estado devido à influência histórica.

Sua temperatura média anual é de 18ºC e durante o inverno pode chegar até 6ºC nos dias mais frios. A cidade em meio às montanhas possui boa estrutura para recepção de visitantes faz parte da região de maior concentração de cervejarias (grandes marcas e artesanais) do Brasil.

Inclusive, Teresópolis é também uma das cidades mais baratas da região serrana do Rio e pode ser o destino para você se acomodar enquanto conhece a região e cidades vizinhas. Veja mais aqui!

Petrópolis – Rio de Janeiro

destinos de inverno no Brasil - Rio de Janeiro
Foto: MTur

Se você quiser explorar ainda mais a parte histórica da região serrana, a Cidade Imperial não pode ficar fora dos seus planos. Bem próxima de Teresópolis, está Petrópolis, que faz limite com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A temperatura média da cidade é de 19ºC, mas no inverno pode chegar a 10ºC.

A 64km da capital carioca, o destino reserva, dentre seus atrativos, o Museu Imperial, o Palácio Quitandinha, o Castelo de Itaipava, cervejarias e a Catedral de São Pedro de Alcântara, onde está o mausoléu de Dom Pedro II e da sua mulher.

Curitiba – Paraná

Foto: MTur

Curitiba é considerada a capital mais fria do Brasil. Principal cidade do estado do Paraná, possui temperatura média é de 16ºC e, durante os invernos, é muito comum que os termômetros estejam inferiores a 10ºC, podendo chegar próximo de 0ºC dos dias mais frios.

Uma característica de Curitiba é seu tempo nublado, justamente por receber menos dias de sol. Mas nem por isso a cidade deixa de ser atrativa. Sua modernidade, cultura e influências de diversos povos faz com que ela tenha muita riqueza e atrativos – que conseguem se encaixar em diferentes previsões do tempo.

Entre os mais famosos pontos turísticos estão a Torre Panorâmica, que tem um observatório em sua parte superior de onde podemos ver toda a silhueta da cidade, além da Ópera de Arame e o Jardim Botânico, que são outros pontos obrigatórios na cidade.

Confira mais detalhes sobre o que fazer em Curitiba aqui!

Urubici – Santa Catarina

Localizada no alto da Serra Catarinenses, a 172km de Florianópolis, Urubici é considerada uma das cidades mais frias do Brasil. A temperatura média anual da cidade é de 14ºC, mas durante o inverno atinge graus negativos.

A pequena e charmosa cidade conta com belas paisagens e muitos atrativos de tirar o fôlego dos turistas. O Cânion Espraiado, por exemplo, é uma das atrações mais imponentes de Urubici e também a de mais difícil acesso – mas, para os viajantes aventureiros, vale a pena.

Para quem prefere algo mais acessível, o Parque Quedas do Avencal conta com diversas atrações, entre elas o Mirante de Vidro, que avança no Abismo da Cascata. O que não falta em Urubici são cachoeiras, trilas, cânions e mirantes para entrar no roteiro.

Urupema – Santa Catarina

Apesar de Urubici ser uma das cidades mais frias do Brasil, Urupema é o destino catarinense que supera a cidade anterior. A temperatura média anual da cidade é de 13ºC, no entanto, durante os meses de meados do ano, o local chega a ficar abaixo de 0ºC, com pequenas quantidades de neve em algumas ocasiões.

A 205km de Florianópolis, Urupema não possui uma grande diversidade de atrativos turísticos, no entanto, as belas paisagens das serras fazem valer a visita ao destino. Aliás, a Cascata que Congela (esse é realmente o nome que recebe) é uma das principais atrações durante o inverno. O local é acessado por uma trilha, que fica no pé do Morro das Antenas, o mais alto da cidade.

Confira lista dos destinos mais frios do Brasil!

Cambará do Sul – Rio Grande do Sul

Foto: MTur

Cambará do Sul, em Aparados da Serra, está a 990 metros de altitude. A temperatura média do ano é de 14ºC e no inverno chega a 6ºC, com sensações bem menores nos dias mais frios.

A região possui o maior número de cânions do Brasil, junto com Santa Catarina. São mais de 80km de extensão de desfiladeiros incríveis com o estado vizinho. O local ainda abriga vales e rios em áreas preservadas.

A 185km de Porto Alegre, o destino é ideal para quem gosta de turismo de aventura, trilhas e passeios em meio a natureza.

Gramado – Rio Grande do Sul

Tudo que você precisa para uma viagem a Gramado

Por fim, mas não menos importante, um dos destinos mais famosos do Brasil para viajar no inverno: Gramado. Repleta de atrativos, fixos e sazonais, o lugar não só consegue atrair jovens e adultos, como também famílias inteiras.

A temperatura média anual é de 20ºC e no inverno elas variam entre 9ºC e menos.

No mesmo período do ano, quem busca a cidade normalmente aproveita para desfrutar a serra gaúcha, vinhedos e outros lugares próximos, como Canela e Bento Gonçalves.

Para conferir mais detalhes sobre o que fazer em Gramado clique aqui! E se você já tem planos de viajar para este destino, mas possui dúvidas para realizar a experiência, veja mais aqui!

Dicas para quem vai viajar para estes destinos de inverno

Apesar da maioria das cidades indicadas para viajar no inverno serem pequenas, elas possuem boa estrutura para receber visitantes pois já são famoso destinos de clima frio. Para conseguir reservar as melhores hospedagens, avaliando custo-benefício e conferindo antecipadamente tudo que o lugar reserva, use o link do Booking aqui do nosso site!

Ademais, você possivelmente precisará de um carro particular para chegar em alguns destes destinos. Para isso, recomendamos que você alugue um veículo com desconto através do nossos parceiros! Clique aqui!

Considerações

Você já conhece algum desses destinos de inverno no Brasil? Comente aqui o que você gostou neles para incentivar outros viajantes!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário