Como tirar visto americano: confira o passo a passo

Como tirar visto americano: confira o passo a passo

Boa notícia para quem deseja viajar para os EUA!!! O processo para tirar visto americano está normalizado.

Desde o dia o último dia 8 de novembro, a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil retomaram a emissão de todos os tipos de vistos.

Para ajudar você no planejamento da sua viagem, o EPM explica o passo a passo para tirar ou renovar o visto americano:

PASSO A PASSO: COMO TIRAR O VISTO AMERICANO

O viajante que solicita um visto para os EUA pela primeira vez, e tem entre 14 e 79 anos, precisa marcar dois agendamentos:  o primeiro no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e o segundo na Embaixada Americana ou Consulado.

No Brasil, a exceção fica por conta das cidades de Recife e Porto Alegre, onde apenas um agendamento no Consulado será realizado.

Na sua solicitação é necessário indicar a a categoria de visto correta, baseada no motivo da viagem aos Estados Unidos (veja a tabela com os tipos de visto e preços mais abaixo).

PASSO 1: FORMULÁRIO DS-160 ONLINE

O primeiro passo é acessar o formulário de solicitação de visto (clique aqui para acessar).

Você deve preencher CORRETAMENTE OS SEUS DADOS e depois imprimir a página de confirmação (com código de barras) para cada solicitante da visto.

Site para preenchimento do formulário DS-160

PRESTE ATENÇÃO:

  • Anote e guarde o ID da solicitação e a resposta de segurança que foi selecionada. Você irá precisar de ambas as informações para acessar o seu DS-160 mais tarde.
  • Verifique se a sua solicitação esta certa antes de enviar. Você é responsável por verificar se tudo está correto e verdadeiro. Solicitações com informações biográficas incorretas não serão aceitas. Se fornecer informações falsas, você pode se tornar inelegível para um visto americano permanentemente.

PASSO 2: PAGAR A TAXA E MARCAR O AGENDAMENTO

Após preencher o formulário, você deve acessar o site do Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).

No site do CASV você vai:

  1. Criar ou acessar a sua conta.
  2. Selecionar a categoria do visto que irá solicitar
  3. Pagar a taxa de solicitação (MRV);
  4. Selecione onde/como irá receber o seu visto e passaporte depois da entrevista;
  5. Marcar os seus agendamentos para cadastro no CASV (exceto Porto Alegre) e a entrevista de visto na Embaixada ou Consulado

Após todas estas etapas, você deve imprimir a página de confirmação de agendamento do CASV.

TAXAS E TIPOS DE VISTOS

Você deve ter ouvido falar que a taxa para a emissão do visto ficou mais cara. Na verdade, as taxas continuam com o mesmo valor, porém, este valor é defino em dólar. Com a desvalorização do real, o visto acabou pesando um pouco mais no bolso.

Os valores variam de US$ 160, para viajantes de turismo e negócios, a US$ 265 para quem é casado ou vai casar com um cidadão dos EUA.

Confira os valores as tacas do visto americano:

PASSO 3: COMPAREÇA AO SEU AGENDAMENTO NO CASV E À ENTREVISTA DE VISTO

No CASV, você irá completar o processo de cadastro antes da entrevista. Lá será feita a coleta das suas digitais e tirada a sua foto para o passaporte. Por isso se arrume, pois a foto tirada neste dia ficará no seu visto POR 10 ANOS!

Ao comparecer ao CSAV você deve ter em mãos:

  • Passaporte atual válido para viajar para os Estados Unidos. O Passaporte deve ser válido por seis meses além da data prevista para entrada nos Estados Unidos.
  • Passaporte contendo o último visto dos Estados Unidos (se houver).
  • Página de confirmação do formulário DS-160/DS-260.
  • Página de Confirmação e Instruções do agendamento impressa.
  • Uma foto 5 x 5 cm ou 5 x 7 cm colorida, tirada dentro dos últimos 6 meses e com fundo branco. Mais detalhes sobre as orientações gerais para fotos do Departamento de Estado Americano podem ser vistos em: https://travel.state.gov/content/travel/en/us-visas/visa-information-resources/photos.html.

Obs: A foto só será necessária caso o solicitante não esteja presente no CASV. Se ele estiver presente será feita uma foto digital no local, não sendo necessário trazer uma foto impressa. Para crianças menores de 7 anos é obrigatório que os pais ou representantes tragam uma foto impressa de acordo com as normas acima mencionadas.

Passando pelo CSAV, dirija-se à Embaixada ou Consulado para sua entrevista na data agendada. Em alguns casos, dependendo da disponibilidade, é possível passar pelo CSAV e realizar a entrevista no mesmo dia.

No Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, os solicitantes irão completar o processo de cadastro e a entrevista em um único agendamento no consulado. O solicitante deverá providenciar a foto além dos documentos listados acima.

Vale lembrar que o seu passaporte fica no consulado até o o processamento do seu visto

ITENS PERMITIDOS NO CONSULADO OU EMBAIXADA

Por razões de segurança, os solicitantes de visto e cidadãos dos Estados Unidos não estão autorizados a entrar na Embaixada ou Consulados com os seguintes itens:

  • Telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos (incluindo, mas não se limitando a smartwatches, rastreadores de fitness, tablets, laptops, fones de ouvido, câmeras e outros dispositivos de gravação);
  • Quaisquer objetos pontiagudos (tesouras, canivetes, lixas de unhas, etc.), armas ou materiais explosivos de qualquer tipo;
  • Cigarros / charutos / fósforos / isqueiros;
  • Envelopes ou pacotes lacrados, ou
  • Líquidos / alimentos (exceto pequenas quantidades para bebês / crianças pequenas ou solicitantes com necessidade médica).

Vale lembrar que as embaixadas e consulados “não possuem guarda-volumes”. Portanto, deixe seus pertences no carro ou com um acompanhante.

Em alguns locais, os arredores costumam contar com o serviço de guarda-volumes. Mas é sempre bom dar uma conferida antes do dia da entrevista.

Consulado dos EUA em São Paulo (Divulgação)

PASSO 4: VISTO PROCESSADO E ENTREGUE

Se o seu visto for aprovado, você irá receber um e-mail quando estiver pronto, geralmente em até 10 dias úteis. Você pode recolher passaporte no CASV ou recebê-lo em casa via correspondência, dependendo da sua preferência indicada no seu cadastro do CASV.

PASSO 5: PARTIU EUA!!!

Depois de receber seu visto, você já está habilitado a viajar para os EUA.

Para mais dicas do EPM para quem quer viajar aos EUA, ACESSE AQUI

E se além do visto, você também precisa de dicas para renovar o passaporte, o EPM tem o passo a passo AQUI.

Escrito por Igor Regis

Deixe um comentário