AVIAÇÃO: 10 CURIOSIDADES QUE PROVAVELMENTE VOCÊ NÃO SABIA!

AVIAÇÃO: 10 CURIOSIDADES QUE PROVAVELMENTE VOCÊ NÃO SABIA!

Fala, viajantes! Hoje, vamos abordar um assunto aqui bem leve e gostoso: curiosidades da aviação. No mundo aeronáutico, há coisas que sequer podemos imaginar que existem e/ou para que servem. Hoje é domingo e nada melhor do que um post leve para encerrarmos o final de semana.

Esta matéria já foi postada aqui há alguns meses e fez bastante sucesso. Por esta razão resolvi dar um refresh no post e trazê-lo novamente.

Portas em automático!

CURIOSIDADES DA AVIAÇÃO

Pois bem, vamos de fato ao que interessa?

Confiram abaixo 10 curiosidades da aviação:

1. Raios: uma aeronave pode ser atingida por raios. Isto, inclusive, acontece com mais frequência do que você pode imaginar. Entretanto, passageiros a bordo dificilmente podem se dar conta do ocorrido e, principalmente, não serão eletrocutados. Por outro lado, a fuselagem pode sofrer pequenos danos. Mas nada para se preocupar: são danos inofensivos e de fácil reparo. E o mais importante: não há perigo nenhum quando uma aeronave é atingida em voo por um raio. Assim sendo, nada de ficar preocupado, hein?

AVIAÇÃO: 10 CURIOSIDADES QUE PROVAVELMENTE VOCÊ NÃO SABIA
2. Perda de motor: aeronaves são planadores. Se um ou todos os motores pararem elas não despencarão. Irão seguir planando lentamente. Aviões comerciais são homologados para voar com um motor. Entretanto, são construídos com dois ou mais equipamentos. Em caso de falha, o jato pode voar com apenas uma turbina. Podem apostar.

3. Combustível: em uma rota de São Paulo para Toronto, por exemplo, uma aeronave vai consumir cerca de 80 toneladas de combustível. O abastecimento dura de 30 a 40 minutos. Os voos sempre decolam com combustível extra em caso de alguma emergência e etc.

4. Velocidade de decolagem: quando decolamos, sentimos o avião acelerando muito. Entretanto, notamos o seu aumento de velocidade aos poucos, já nos ares. Os motores são extremamente fortes, mas levam um tempo para gerar essa aceleração. Na decolagem, o piloto realmente acelera com certa parcimônia. Em aviões bimotores, por exemplo, é preciso haver um equilíbrio de potência entre ambos os motores, senão, a aeronave pode desequilibrar.

5. Janelas redondas: o formato é arredondando, visto que, se as janelas fossem quadradas, haveria uma forte pressão nos cantos, que seria intensificada durante o voo e causaria um acidente fatal, como já ocorreu no passado. Logo, as janelas são redondas por esse motivo.

Avião - Estevam Pelo Mundo

CONTINUANDO NOSSAS CURIOSIDADES DA AVIAÇÃO…

6. Rastros no céu: pois bem, sabe aquele rastro que os aviões deixam no céu? Nada mais são que o resultado da condensação do vapor de água. Isso pode acontecer dependendo da altitude e da velocidade da aeronave. Os rastros, igualmente, fornecem detalhes sobre o clima. Por exemplo, temperaturas mais baixas e com umidade alta permitem uma durabilidade maior dessas linhas no céu.

AVIAÇÃO: 10 CURIOSIDADES QUE PROVAVELMENTE VOCÊ NÃO SABIA
7. Telefones celulares: pois bem, o uso do aparelho durante o voo, fora do modo avião pode, muito raramente, gerar interferência no recebimento de sinal de recepção de dados da torre para cabine de comando. Muito raramente mesmo. O problema seria se todos os passageiros resolvem usar ao mesmo tempo. Ainda assim, a possibilidade de interferência seria bastante remota. Mas, como na aviação a prioridade é sempre a segurança, solicita-se que se utilize os aparelhos em modo avião.

8.  Ar das aeronaves: as cabines das aeronaves são pressurizadas. Estas contam com sistemas bem específicos de ventilação e filtração que mantêm o ar sempre limpo, como das unidades hospitalares de ponta e centros cirúrgicos. Em um post sobre como está sendo voar durante a pandemia explico melhor o sistema de filtração e renovação do ar nos aviões. Confira aqui.
Aviação - Hepa
9. A cauda dos aviões é mais segura: pois, é! Dados analisados mostram que, em todos os acidentes registrados com sobreviventes na história da aviação, passageiros posicionados na parte traseira do avião possuem maiores chances de sobrevivência.

10. Aviões costumam ser brancos: pois bem, pintado de branco a aeronave retém menos calor. Isso é melhor para os passageiros e econômico para a empresa aérea. Igualmente, na cor branca, é mais fácil ver danos na fuselagem, tornando-os mais evidentes. Não obstante, aves enxergam muito bem o reflexo das superfícies brancas, logo diminui-se os choques entre aviões e pássaros.

CURIOSIDADES EXTRAS DA AVIAÇÃO

1. Inglês: o idioma é mais do que essencial na aviação. Os pilotos com fluência em inglês, que atingirem o nível seis na prova, têm a aprovação definitiva. Por outro lado, os profissionais que alcançam nível quatro são reavaliados de três em três anos. Por sua vez, os de nível cinco passam pelo teste de seis em seis anos.

2. Latim: muitos termos da aviação tem origem no latim. Confira abaixo uma pequena lista:

  • Avião: vem de “avis”, que significa ave;
  • Comissário: o termo é derivado de “commissarius”, pessoa com ligação à organização de jogos circenses;
  • Jato: vem do termo em latim “jectare”, palavra equivalente a lançar ou atirar.

FINALIZANDO

Pois bem, o que você achou deste post? Espero que tenha gostado. De verdade! 😉
Igualmente, se ficou alguma dúvida joga sua pergunta lá. Teremos o maior prazer em respondê-lo. E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!

QUEM SOU EU?

Lucas Cabral, editor-chefe aqui do EPM para programas de fidelidade, cartões de crédito, pontos, milhas aéreas e afins. Estou aqui precisamente desde meados de maio. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucas.mcabral 😉
Por fim, um grande abraço e até o próximo post!

LUCAS CABRAL

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Escrito por Lucas Cabral

Deixe um comentário