Como é dormir em uma vinícola biodinâmica no Chile
Olá, viajante! Pela primeira vez na vida, eu dormi em uma vinícola. Neste post vou contar como foi a experiência na Matetic Vineyards (@mateticvineyards), em Valparaíso, no Chile.
O complexo fica bem pertinho no aeroporto, a cerca de 1 hora de carro. Além da vinícola, possui um hotel boutique chamado La Casona, com apenas dez quartos. O local proporciona contato próximo com a natureza e a típica paisagem das vinícolas chilenas, que são belíssimas.
Vale ressaltar que este hotel não é superluxuoso, mas é muito bonito e aconchegante. Ideal para passar uns dias confortáveis, curtindo o frio e bebendo um bom vinho acompanhado.
Cada quarto do hotel La Casona leva o nome de uma das uvas cultivadas para preparação dos vinhos: Merlot, Pinot Noir, Riesling etc. O meu quarto é muito confortável, com móveis de madeira e um banheiro de pastilhas azuis vintage que eu achei incrível.
Depois de me acomodar, me preparei para o jantar no Restaurante Equilibrio. A comida estava deliciosa e claro, harmonizada com vinho.
Dia 1
O dia começou com o café da manhã, que é servido no mesmo restaurante, em estilo buffet. Depois, seguimos para um passeio pela vinícola. Para isso, uma van te busca no hotel e te leva até onde o passeio tem início. Ao longo do caminho, o guia vai explicando um pouco do lugar.
Vinícola biodinâmica
A Matetic Vineyards é uma vinícola biodinâmica, que não utiliza agrotóxicos e sim elementos da própria vinícola para preparar e adubar o solo, a fim de gerar produtos mais saudáveis.
Outro sistema utilizado é a plantação de um jardim, para atrair abelhas endêmicas para equilibrar o ecossistema da vinícola. Apesar das parreiras não precisam de polinização, para que o ecossistema ao seu entorno siga crescendo é necessário a ajuda desse tipo de abelha.
O vinho
Após da colheita das uvas, elas ficam armazenadas em toneis de aço enormes ou em barris de carvalho para fermentação. São esses processos que fazem com o vinho ganhe cor, sabor e intensidade. Tudo de acordo com o tempo e local em que fica armazenado.
Depois de um breve passeio conhecendo um pouco mais sobre todo o processo de fabricação dos vinhos biodinâmicos, chegou a melhor hora: a degustação, com direito a queijos e embutidos para harmonizar.
Refeição com degustação
Vale ressaltar que a comida dessa vinícola é muito boa. Depois de uma pequena degustação pela manhã, o almoço é outra oportunidade de degustar deliciosos pratos harmonizados com os vinhos produzidos no local.
Ao entardecer, mais uma degustação. Dessa vez, provamos chocolates com vinhos. No jantar, mais uma degustação para aprender mais sobre vinhos e provar pratos mais elaborados e igualmente deliciosos.
Após toda essa comilança, nada melhor que se reunir para uma boa conversa com os amigos para bebericar a última taça de vinho do dia. Para isso, o hotel disponibiliza uma sala de estar com jogos, ideal confraternização.
Dia 2
Passeio pelo complexo
No dia seguinte, o dia começou com um belo café da manhã e seguimos para fazer um passeio de bicicleta pelo complexo. No entanto, como o dia estava chuvoso, acabamos indo de van mesmo. Fizemos um passeio completo por todo complexo e tivemos oportunidade de conhecer um pouco mais da infraestrutura local.
Hospedagem alternativa
Como, por exemplo, o local onde eles disponibilizam domos e contêineres para hospedagem. Além dos dez quartos do hotel, a Matetic Vineyards oferece quartos alternativos, que apesar de uma certa infraestrutura, não é a mesma coisa de se hospedar no hotel. Vale a pena para quem gosta de dormir em lugares diferentes.
Claro que paramos para mais degustação de vinhos, e conhecemos ainda uma antiga área de armazenamento de vinhos que hoje está ‘abandonada’. Na volta, o almoço foi servido novamente no Restaurante Equilibrio.
Vale ressaltar que para frequentar este restaurante não é necessário estar hospedado na vinícola.
Degustação às cegas
Após o almoço, fizemos uma degustação às cegas que tivemos que acertar os vinhos que provamos. Sempre tive curiosidade e esta foi minha primeira vez. Achei bem interessante. Mais uma vez, foi uma aula sobre vinhos. Ao final, ganhamos um vinho produzido por eles.
No jantar, além da comida deliciosa, provamos um vinho que foi eleito o melhor do mundo em 2015.
Veja fotos:
Quanto custou
Os valores para se hospedar nesse hotel varia muito de acordo com a época do ano. Em média, a diária é de R$ 700 para duas pessoas. Já comentei no outro post aqui no site que no aéreo da Sky eu paguei 30 mil milhas Smiles (cada trecho). Que são mais ou menos R$ 800. Se você perdeu, clique no link abaixo e confira.
Como é voar na classe econômica da low cost chilena SKY
Conclusão
Eu adorei essa viagem e a oportunidade de poder conhecer mais sobre essa bebida incrível que é o vinho. Foi uma verdadeira aula desde os tipos de uva existentes, a colheita, processo de vinificação e entender o que é uma vinícola biodinâmica.
Confira como foi esta experiência e o voo de volta ao Brasil com a Sky:
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!