Regras de entrada na Argentina são atualizadas

Regras de entrada na Argentina são atualizadas

Uma nova regra de entrada na Argentina foi incluída nos requisitos para quem deseja ingressar no território. Nesta semana, o governo do país divulgou a decisão, determinada pelo Ministério da Saúde, que exige um teste de covid-19 entre três e cinco dias após a chegada à Argentina.

Devido o aumento do número de casos da variante Ómicron do coronavírus, as autoridades argentinas optaram por acrescentar esta nova medida para todos que desejam viajar para o país. Tanto residentes quanto turistas, que cheguem por vias aéreas, marítimas ou terrestres, devem realizar o exame.

A Decisão Administrativa 1316/2021 foi publicada em Boletim Oficial. Segundo o governo, a estratégia tentará minimizar o número de infecções através de viajantes.

Os argentinos ou argentinas residentes, extrangeiros ou extangeiras residentes ou não residentes que ingressam ao país, maiores de seis anos de idade que provam estar vacinados e vacinadas com parte do esquema de vacinação ou com esquema de vacinação completo, de acordo com o país de origem, deverão realizar uma prova diagnóstica de SARS-CoV-2 entre os dias terceiro e quinto de sua chegada ao país, devendo abster-se durante esses dias de estadia de participar de eventos massivos e/ou reuniões sociais em espaços fechados.

Por enquanto, o governo argentino reforça que esta nova medida foi oportuna devido à condição epidemiológica atual. Antes da flexibilização das fronteiras, durante a vigência das primeiras regras de reabertura, o país chegou a exigir teste de covid dos viajantes entre o quinto e sétimo dia de estadia no país. No entanto, a medida foi suspensa após mais de 50% da população argentina ser vacinada contra o coronavírus.

Quais são as atuais regras de entrada na Argentina?

As regras de entrada na Argentina seguem as mesmas de novembro de 2021, quando as normas fronteiriças foram flexibilizadas. A nova medida do teste de covid entre o terceiro e quinto dia no país é um acréscimo às medidas já vigentes para quem deseja viajar ao território.

Lista de documentos para viajar à Argentina

  • Documento de identificação nacional (DNI argentino ou Carteira de Identidade brasileira) ou passaporte;
  • Resultado negativo de um teste para covid do tipo RT-PCR realizado em até 72 horas antes do embarque ou um certificado médico que comprove contaminação por covid nos últimos 90 dias;
  • Comprovação do esquema de vacinação completo pelo menos 14 dias antes da realização da viagem;
  • Preenchimento da Declaração Jurada de Saúde da Argentina para ingressar no país;
  • Seguro de saúde que inclua atendimento médico, internação, isolamento e traslado sanitário para o viajante.

Todos os documentos são exigidos, sobretudo, pelas companhias aéreas antes do embarque e na imigração argentina durante o desembarque.

Cabe ressaltar que o esquema de vacinação pode ser apresentado através do certificado emitido pelo Conecte SUS tanto de forma impressa quanto digital. Confira aqui como fazer!

E, se você está planejando uma viagem para a Argentina, aproveita e confere também as regras de saída e como fazer um teste gratuito para a covid antes de voltar para o Brasil!

Considerações

As variantes estão nos mostrando que todo cuidado é necessário quando se trata de viajar. Seja para a nossa segurança ou para a dos residentes de um país, precisamos ser conscientes de que a saúde é fundamental mesmo quando estamos em momentos de turismo e lazer.

Para seguir recebendo as notícias e oportunidades de viagens, não deixe de acompanhar os nossos posts aqui no Estevam Pelo Mundo!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário