O que você precisa para entrar na Tailândia
Pensando em viajar para a Tailândia? Certamente o primeiro passo para qualquer viagem internacional é como ingressar no país. Afinal de contas, sem os documentos necessários, não adianta fazer reservas e ter todo o roteiro planejado. Para os brasileiros, entrar na Tailândia como turista é bem prático. Mas, é preciso ter atenção a alguns requisitos que são exclusivos para viajantes de determinadas áreas do mundo, como a América do Sul.
Com base na minha experiência de entrada no país, vou te orientar sobre tudo que você ter em mãos para entrar na Tailândia.
Documentos obrigatórios para entrar na Tailândia
Passaporte
Para praticamente qualquer país que você for viajar, um passaporte válido é o mais importante dos documentos. Para não ter problemas na imigração, é sempre bom que ele esteja com pelo menos 6 meses de validade e ao menos uma folha em branco para os carimbos.
A Tailândia não exige visto para brasileiros que viajam a turismo, o que facilita também a nossa entrada no território.
Veja aqui o passo a passo para emitir ou renovar o seu passaporte.
CIVP – Certificado Internacional de Vacina e Profilaxia
Para entrar na Tailândia, assim como na maioria dos países tropicais, é preciso ter a vacina contra febre amarela. Para os brasileiros, o documento oficial que atesta a imunização é Certificado Internacional de Vacina e Profilaxia ou CIVP.
Depois de tomar a vacina (ela está disponível no SUS em dose única), você faz a soliciatação do CIVP para a Anvisa e, em poucos dias, o documento chega ao seu e-mail cadastrado durante a solicitação. Eu sempre imprimo e levo uma cópia física comigo nas viagens.
As autoridades orientam que você receba a dose da vacina pelo menos 10 dias antes do embarque. Então, essa é uma etapa que você já deve providenciar o quanto antes.
Se quiser ver mais detalhes de como emitir o CIVP, temos um post aqui no portal que fala exclusivamente sobre esse assunto e mostra o passo a passo para a emissão.
Thai Health Pass – formulário de saúde
Aqui é um documento que você precisa ter bastante atenção. O Thai Health Pass é um formulário de saúde exigido pelo governo da Tailândia para determinados viajantes. Ele é fácil de preencher e vai fazer perguntas básicas sobre suas condições de saúde, onde você esteve nas últimas semanas, de que forma está entrando na Tailândia e anexar os dados da sua vacina de febre amarela. Se você viaja a partir do Brasil, ele é obrigatório.
Para agilizar sua imigração, preencha esse documento antes de você embarcar para a Tailândia. Apesar deles indicarem no formulário online que a entrega do docuemento será feita no seu e-mail em até algumas horas, esse processo pode demorar um pouco mais.
Se você desembarcar sem o Thai Health Pass em mãos, vai precisar ir até o balcão da Vigilância Sanitária do país (todos os aeroportos internacioanis possuem uma unidade) para apresentar o CIVP, preencher um documento manual e só depois ir para a fila de imigração.
Então, uns 2 dias antes de chegar ao país, já faça o preenchimento do formulário de saúde digitalmente para facilitar sua entrada. Clique aqui para acessá-lo.
Documentos adicionais para entrar na Tailândia e por quê
Alguns documentos podem ser exigidos ou não. Mas, durante a minha imigração, tanto o agente da vigilância sanitária quanto a agente de imigração me fizeram perguntas sobre algumas coisas que você sempre deve ter reservadas. Assim, evita perrengues e problemas na hora de ingressar não só nesse como em qualquer país.
A primeira pergunta foi se eu tinha seguro viagem para o período que estaria na Tailândia. Além da questão da febre amarela, a Tailândia é um país com muitas florestas, animais silvestres e atividades que podem ter alguns pequenos riscos. Então, é sempre recomendado que turistas estejam prevenidos, caso precisem de atendimento hospitalar.
Você pode adquirir o seu seguro viagem com nossos parceiros aqui.
A segunda pergunta foi na imigração sobre a data que eu sairia do país. Apesar de não ter tido que mostrar a reserva do meu voo, eu precisei informar a quantidade concreta de dias que pretendia ficar no território. Logo, o agente pode pedir para você provar que possui a reserva. Então, sempre tenha consigo uma passagem de saída, mesmo que não seja para retornar ao Brasil.
Em terceiro, por garantia, sempre tenha em mãos o endereço da sua hospedagem. Apesar de não terem me perguntado, foi um informação que precisei colocar no Thai Health Pass que preenchi manualmente no aeroporto, já que o meu formulário digital atrasou. Mas, o seu local de estadia costuma ser uma pergunta frequente em imigrações. Então, deixe fácil a reserva com o nome da hospedagem e o endreço.
E, por fim, outra pergunta que pode ser feita é como você vai custear a sua estadia. Sempre tenha comprovante dos seus recursos – seja dinheiro em espécie, limite no cartão de crédito e/ou saldo das suas contas.Esses 3 exemplos são os mais práticos de comprovar isso.
Considerações
Agora que você já sabe com mais detalhes quais os documentos obrigatórios e indicados para entrar na Tailândia, é hora de se programar para viajar ao país! Confira algumas dicas para suas experiências nesse destino incrível e que vale a pena conhecer.
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!