O que tem pra fazer em Rio Branco, no Acre

Fala, viajante! Tudo bem com vocês? O Brasil 60 está em Rio Branco, capital do Acre. E neste post, que é o primeiro de uma série deles que vou fazer sobre este destino, vou te responder a pergunta que vale um milhão de dólares, o Acre existe? O que tem pra fazer lá? E muito mais, vamos juntos!
Lembrando que o Brasil 60 é o meu novo projeto, onde eu vou visitar 60 destinos brasileiros e registrar tudo em vídeo e em posts aqui no blog para vocês acompanharem tudinho. A New Trip está comigo nesta aventura, claro!!
Aliás, aproveita e já dá uma olhada no meu vídeo de Rio Branco (AC):

 

O Acre

Você sabia que o Acre pertencia a Bolívia e só foi anexado ao Brasil em 1903? E que antes de ser um estado da federação brasileira ele era usado como uma espécie de local de punição para onde Brasil, Bolívia e Peru enviavam os seus prisioneiros?
Estevam em Rio Branco - Acre
Por muitos anos, ninguém quis saber do Acre, nem mesmo a Bolívia que era detentora deste território. Por isso mesmo, o Acre decretou sua independência e se considerou um país pelo menos umas oito vezes.
Foi somente no final do século 19 que várias pessoas vieram para o Acre para explorar a região, rica em borracha dos seringais. É a partir disso que começa a história deste lugar, que se tornou estado da federação somente em 1962, por uma lei sancionada pelo presidente Goulart.
A capital, Rio Branco
Apesar de ser capital do estado, Rio Branco é pequena e tem pouco mais de 400 mil habitantes. O que é muito legal porque todo mundo meio que conhece todo mundo. Além disso, as coisas são próximas e muitas das que vamos conhecer dá pra fazer caminhando.

O que fazer

Palácio Rio Branco
Rio Branco - Acre
Construído em 1930 para ser sede do estado, o prédio tem arquitetura grega e foi projetado por um alemão. Dentro do palácio há um cervo completo com toda história do povo acreano. A visita guiada é gratuita e vale muito a pena. Recomendo!
Memorial dos Autonomistas
Pertinho do palácio, este memorial conta a história de luta pela transformação do acre em estado brasileiro. O movimento dos autonomistas começou em 1957 e com um projeto de lei para elevar o Acre a estado.
Catedral Nossa Senhora de Nazaré
Rio Branco - Acre
Caminhando mais um pouquinho, chegamos na Catedral. Seu altar possui uma pintura feita por Sansão Ribeiro, que também pintou o que hoje é o maior quadro da América Latina. Além disso, a catedral tem 47 vitrais coloridos espalhados. É muito bonita e vale a visita.
Praça da Revolução
Estevam em Rio Branco - Acre
Estevam em Rio Branco - Acre
Tem uma escultura de 12 metros bem no centro da praça em homenagem aos heróis da revolução acreana. Ele chama monumento em homenagem aos heróis anônimos. E bem ao lado fica a estatua de Plácido de Castro, considerado herói desta revolução.
Novo Mercado Velho
Estevam em Rio Branco - Acre

Esculturas que homenageiam o povo acreano, em frente ao Mercado Velho

Perto também do Palácio Rio Branco fica este novo mercado, que foi revitalizado e fica numa área bem legal, em frente a ponte eu liga o distrito novo do velho da cidade. Tem muitas lojas legais neste mercado, mas não é um típico mercadão como costumamos ver nas grandes cidades. Ele não tem a parte de comida, mas sim muitas ervas, souvenirs, artesanato, artigos indígenas e etc.
Calçadão da Gameleira
Atravessando a ponte do distrito 1 para o 2, temos a primeira rua da cidade, onde Rio Branco começou como Seringal Volta da Empresa. Nela fica a árvore da gameleira que deu origem a cidade. Nesta rua também há barzinhos, um cinema e comércios, além de um monumento aos cem anos da revolução acreana na base da bandeira do estado. Esta rua é linda, mas precisa de um carinho dona Prefeitura. Tem muito potencial sendo desperdiçado aqui.
Chico Mendes

No caminho do Palácio Rio Branco para o Mercado velho, encontramos uma estátua em homenagem a Chico Mendes, um dos maiores ativistas que já existiu no mundo. Ele foi um dos primeiros a criar um movimento de preservação do meio ambiente por conta da exploração dos seringais da região.
Uma das suas frases mais famosas é essa:
“No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade.”

Onde ficar

Nobile Suites Gran Lumni – um dos melhores hotéis de Rio Branco. Tem academia, piscina e um staff muito simpático. O quarto que eu fiquei era enorme e com toda comodidade que eu preciso para passar uma semana inteira.
 
É isso, viajante! Fica ligado aqui no blog que eu breve vou postar como foi conhecer o Acre voando em um balão. Segue lá o meu canal do YouTube e fique por dentro do Projeto Brasil 60
 
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário