Hostels: como escolher uma acomodação barata e segura

hostel-acomodação-barata-e-segura
Muitas pessoas têm dúvidas sobre segurança e conforto de compartilhar o espaço de acomodações com estranhos. Mas, ficar hospedado em hostels pode ser uma ótima alternativa na hora de programar suas viagens.
A experiência de se hospedar nesses lugares é incrível e, não necessariamente por ser mais barato, você estará abrindo mão de qualidade da sua estadia. Por isso, se você nunca passou pela experiência, venho trazer algumas dicas de como escolher o hostel certo, evitar problemas nos ambientes compartilhados e poder economizar enquanto descansa!

Custo benefício dos hostels

Primeiramente, hostels são mais indicados para as pessoas que planejam viagens mais agitadas e passam muito tempo conhecendo e pouco tempo na hospedagem. Justamente por serem acomodações em que você compartilha boa parte dos espaços, é normal sempre haver movimento de pessoas em todo o local.
Sendo assim, apesar dos valores dos hostels geralmente chamarem a atenção dos viajantes, para garantir uma viagem tranquila e confortável é preciso atentar para a qualidade das acomodações.
Às vezes, pagar barato demais pode sair caro, no sentido de que a hospedagem pode não ser tão cômoda, oferecer um espaço desconfortável ou não ser rígida com regras de convivência, como respeito ao silêncio.
Mas, isso não quer dizer que todos os hostels tenham problemas. Quanto mais organizada a acomodação, melhor será o serviço prestado e a viagem pode ser totalmente agradável e tranquila.

Segurança 

hostel-acomodação-barata-e-segura
Saiba que pode deixar seus pertences em segurança

Uma das coisas que as pessoas mais têm receio na hora de escolher os hostels como acomodação é a segurança deles. Principalmente porque os quartos, banheiros e outros ambientes tendem a ser compartilhados com pessoas desconhecidas.
Para quem preza pela privacidade, alguns hostels oferecem quartos individuais e cobram valores mais acessíveis que hotéis e pousadas. Nesses casos, junto com o quarto, geralmente você também terá banheiro privativo.
Para quem opta por pagar pelos ambientes compartilhados, e se preocupa com segurança das suas coisas, muitas acomodações oferecem locker com chave ou cadeado, sem que você tenha que pagar mais por isso.
Enquanto você estiver fora do hostel, pode colocar não só seus itens de valor, como a sua mochila ou mala inteira dentro do espaço – a depender do tamanho do armário. Dessa forma, você pode sair para visitar a cidade tranquilo de que suas coisas estão seguras.

Avaliações de hóspedes

 A experiência de outras pessoas sempre pode contar muito na nossa tomada de decisão. A grande maioria dos sites de reserva de hospedagens possuem ferramentas de avaliação, que podem ser usadas com votos e postagens de comentários.
Prestar atenção na nota que as pessoas dão para os serviços e como as pessoas descrevem suas experiências naquela acomodação devem sempre ser levadas em conta!
Claro que, às vezes, você encontrará relatos de experiências ruins e reclamações. Mas, o que foi problema para uma pessoa pode não ter acontecido com outra e, para tomar uma decisão, o mais importante é ver se os problemas são sinalizados de forma recorrente. Se houver, é melhor procurar outras opções.

Localização

hostel-acomodação-barata-e-segura
Estude a localização do hostel e tenha o endereço sempre com você

A segurança do hostel não se trata apenas do ambiente interno, mas onde ele está localizado. Às vezes, o preço mais baixo da hospedagem é por ela não ser muito acessível ou numa região segura, para quem não conhece.
Por isso, quando for escolher um hostel, pesquise sobre a localização dele. Não só pela segurança da sua experiência, mas uma hospedagem bem localizada ajuda você a se locomover e economizar em trajetos.
Se hospedar em hostels pode ser uma ótima forma de fazer com que a viagem tire você da zona de conforto. Dividir os espaços com outras pessoas que também estão viajando vai fazer você conhecer pessoas novas e exercitar sua independência!
Em resumo, esteja atento a essas dicas na hora de fazer reservas nestes tipos de acomodações. E pode embarcar na sua viagem sem medo de que pagar pouco na hospedagem será uma experiência ruim!
O Estevam já passou por vários hostels em suas viagens, como em Barcelona, Córdoba, Santiago, Amsterdam, Reykjavik a Vik e você pode conferir nestes textos como foi a experiência dele em cada um!

Por Milena Lopes

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

 

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário