França quer acabar com as passagens baratas I EPM
França quer o fim das passagens baratas em nome do meio ambiente

França quer o fim das passagens baratas em nome do meio ambiente

França quer o fim das passagens baratas em nome do meio ambiente

O Governo Francês quer acabar com as passagens baratas, estabelecendo um preço mínimo para voos no país, com o propósito de ajudar o meio ambiente. Saiba mais, neste post!

A proposta

O Ministro dos Transportes da França, Clément Beaune, anunciou planos para eliminar passagens aéreas ultra baratas dentro da França. Beaune propôs “o estabelecimento de um preço mínimo de passagem aérea” para “lutar contra o dumping social e ambiental”.

O Ministro ainda defende que “bilhetes de avião a 10€, num momento de transição ecológica, já não é possível” e que “isto não reflete o preço para o planeta”.

Inicialmente, a proibição alcançaria apenas voos domésticos, tendo em vista que seria muito mais complicado implementá-la em voos internacionais, diante das diferentes leis internacionais. 

Vale lembrar que a França, com o mesmo argumento de sustentabilidade, proibiu voos domésticos de curta distância que possam ser percorridos de trem em até 2h30min.

As críticas à proposta

O compromisso com a redução de carbono é louvável contudo, a medida proposta pela França pode ser considerada questionável porque:

  • as companhias aéreas deveriam investir em aeronaves mais eficientes em termos de combustível e receber incentivos para fazer isso;
  • a restrição poderia ser aplicável a jatos particulares, uma vez que as emissões dessas aeronaves são desproporcionalmente grandes;
  • o Governo deveria incentivar a operação de voos lotados, para que as emissões por passageiro fossem as mais baixas possíveis;
  • a proibição de passagens baratas prejudicaria o acesso das pessoas ao turismo, penalizaria justamente quem viaja de forma mais eficiente e, por consequência, fragilizaria a economia;
  • o impacto da medida seria possivelmente insignificante para o meio ambiente, uma vez que só se aplicaria a voos domésticos dentro de França, que já estão reduzidos em razão da comentada restrição anterior do Governo relacionada ao uso de trens; e
  • a concorrência seria penalizada na medida em que companhias aéreas low cost teriam o seu modelo de negócio inviabilizado.

O que você acha da medida? Seria uma estratégia adequada para proteger o meio ambiente, na sua opinião?

Conta pra gente aqui sua dúvida ou opinião na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras notícias como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!

Para mais notícias, clique AQUI!

Até o próximo post!

Juliana Molinari (@quevoceviaje)


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário