Conheça Teresina, primeira capital planejada do Brasil

Fala, viajante! Tudo bem com vocês? O Brasil 60 está em Teresina, capital do Piauí. Vamos juntos descobrir o que este estado e esta cidade têm para oferecer aos visitantes.
Lembrando que o Brasil 60 é o meu novo projeto, onde eu vou visitar 60 destinos brasileiros e registrar tudo em vídeo e em posts aqui no blog para vocês acompanharem tudinho. A New Trip está comigo nesta aventura, claro!!
Aliás, aproveita e já dá uma olhada no meu vídeo de Teresina (PI):

 

Como chegar

Os dois principais portões de entrada do estado são Teresina e Parnaíba, mais próximo do litoral. São também as duas únicas cidades com mais de 100 mil habitantes do estado.  

Teresina

É a primeira capital planejada do Brasil. A quarta capital mais desenvolvida do Brasil e a primeira do Nordeste. A 20ª maior cidade do Brasil e a 7ª de todo o Nordeste.
Você sabia que esta é a única capital do Nordeste que não fica no litoral? Até o mar são cerca de 350 km de distância e, chegando lá, são apenas 66km de litoral. Mas, pequeno não significa que não é bonito. Pelo contrário viajante. O Delta do Parnaíba, por exemplo, é lindo. Ou seja, o litoral piauiense vale uma visita.
Estevam em Teresina

Dica

Piauí é um estado muito quente, por isso, a dica é fugir dos meses BRO, ou seja, de setembro a dezembro, quando as temperaturas estão nas alturas, cerca de 35 graus à noite.

O que fazer

Praça Pedro II
Além do letreiro típico das cidades turísticas, nesta praça ainda fica o Theatro 4 de Setembro (1894), em estilo português e estrutura greco-romana, onde ocorrem as principais apresentações teatrais da cidade.
Parque Potycabana
Outro lugar onde o turista pode encontrar um letreiro para fotos. Mas, este parque é aonde os moradores sempre vão para caminhar e paquerar. O interessante é que este lugar já foi um parque aquático anteriormente, bem como um aterro. Depois da revitalização se tornou o principal parque da cidade.  

Avenida Frei Serafim
Já foi a principal avenida residencial da cidade e hoje é a principal artéria urbana da capital. Quando foi projetada, pensaram em tudo, já que o canteiro central é como um grande espaço de convivência. Seguindo por esta avenida, vamos até o centro da cidade.
Palácio de Karnak
Apesar da sede do governo do estado ter o mesmo nome de um templo egípcio, a sua construção lembra muito a Casa Branca americana. Além do palácio, esta avenida, que já foi a menor do mundo – três quarteirões, também conta com a igreja de São Benedito e na outra ponta fica o troca troca, um espaço onde as pessoas trocam de tudo.

Mercado Central
O Piauí é muito conhecido pelo seu artesanato, por isso, não deixe de conhecer o mercadão para levar uma lembrancinha pra casa. 
Estevam em Teresina
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo
Marco zero de Teresina e bem em frente da igreja fica uma rosa dos ventos no chão que sinaliza as direções da cidade e suas medições. E, em frente a igreja fica a Praça da Bandeira.
Estevam em Teresina
Shopping da Cidade
Tem de tudo um pouco neste espaço que reúne várias lojinhas e camelôs. Roupa, calçado, alimentação, eletrônicos, tem de tudo mesmo! E tem fácil acesso pelo metrô, que fica bem em frente.
Ponte Metálica
A ponte João Luiz Ferreira, mais conhecida como Ponte Metálica, é um dos cartões-postal mais conhecido de Teresina. Foi a primeira ponte construída sobre o Rio Parnaíba e liga as cidades de Teresina (PI) e Timon (MA). Hoje, já são três pontes que ligam os estados.
Parque Ambiental Encontro dos Rios
Teresina é conhecida como a Mesopotâmia brasileira, isso porque a cidade fica entre dois rios, Poty e Parnaíba. E neste parque é possível ver onde os dois rios se encontram. Em frente tem um restaurante flutuante, onde você pode almoçar enquanto observa os rios. Em frente do parque fica uma estátua em homenagem a uma lenda que chama cabeça de cuia, que assombra os rios da cidade.

Praça dos Orixás
Terceira maior praça em homenagem a esta cultura. Teresina tem mais de 500 terreiros e a ideia da praça é justamente criar um espaço público para aproximar um pouco as pessoas da umbanda e o candomblé. Quanto mais conhecemos outras culturas e religiões, mais respeitamos todas elas.

Onde comer

São João Restaurante – serve culinária típica da região com muita carne de sol, macaxeira e farofa.
Budega Brownie – um seguidor deixou um brownie desta loja no meu hotel e eu gostei tanto que vim conhecer o local.
Gelata & Grano – sorveteria com sabores exóticos e deliciosos.
50 Sabores Sorveteria – outra sorveteria bem boa da cidade e com sabores diferentões.
Al Capone Pub Rock and Blues, The Nashville, Zero86, Burger and Beer, 309 Bar, Casa Barro, Toca do Plácido – ideal para curtir à noite de Teresina.

Onde ficar

Uchôa Teresina Hotel – é um hotel novo e começou por conta do restaurante que cresceu tanto que se tornou um hotel.


 
GALERIA DE FOTOS:
[ngg src=”galleries” ids=”25″ display=”basic_slideshow”] 
É isso, viajante! Adorei conhecer Teresina e o seu povo, que é super acolhedor. Bora conhecer mais outras cidades pelo Brasil? Segue lá o meu canal do YouTube e fique por dentro do Projeto Brasil 60
 
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário