Conheça São Luís, a ilha do amor

Fala, viajante! Tudo bem com vocês? O Brasil 60 desembarcou em São Luís, capital do Maranhão, uma cidade cheia de cultura e atrações, além de praias belíssimas. Vem comigo que eu vou te contar tudo o que tem pra ver e fazer na cidade!!
Lembrando que o Brasil 60 é o meu novo projeto, onde eu vou visitar 60 destinos brasileiros e registrar tudo em vídeo e em posts aqui no blog para vocês acompanharem tudinho. A New Trip está comigo nesta aventura, claro!!
Aliás, aproveita e já dá uma olhada no meu vídeo de São Luís (MA):

 

Ilha do Amor

Estevam em São Luís
São Luís hoje possui pouco mais de 1,1 milhão de habitantes. Isso faz dela a quarta capital mais populosa do Nordeste e é a única capital brasileira localizada inteiramente em uma ilha. Conhecida carinhosamente como ilha do amor.
É a única capital brasileira fundada por franceses, invadida por holandeses e colonizada por portugueses. Esta é também uma das cidades mais lusitanas no Brasil, em especial por suas construções.
Aliás, já quero deixar um agradecimento enorme ao André, que foi meu guia no Maranhão e ele sabe tudo do estado dele. O contato para quem quiser contratar os serviços dele é www.gekos.com.br e @MundoGekos.

O que visitar

Centro histórico
O local é tomado pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1997. Seguindo pela Rua Dom Pedro II, onde a cidade começou, temos o Palácio dos Leões foi construído para ser um forte em 1612 e hoje é sede do governo do estado. Além do Palácio da Justiça e o prédio da Prefeitura, que foi construído em 1689 para ser uma prisão. Bem em frente, fica o busto do francês que fundou São Luís: Daniel de La Touche, senhor de La Ravardière. No mirante que há no local é possível ver todos os edifícios antigos e a ponte que liga a São Luís histórica da parte mais nova e moderna da cidade. 
Estevam em São Luís
Mais do centro
Não deixe de visitar Teatro Arthur Azevedo, que é o segundo teatro mais antigo do Brasil; e o Convento das Mercês, um prédio de 1645 que hoje funciona como a Fundação da Memória Republicana; a igreja de Nossa Senhora dos Remédios, a única em estilo gótico em São Luís; e a Igreja do Desterro, construída por exilados e imigrantes no século 17.
Catedral da Sé
Estevam em São Luís
Ainda no centro histórico, na Praça dos Poetas, fica a Catedral da Sé. Esta é a principal igreja da cidade, construída em 1629, já passou por várias reformas. Sua fachada, por exemplo, é em estilo neoclássico, mas o seu interior é mais no estilo barroco. No interior, o teto é todo pintado e o altar é banhado a ouro. É muito lindo!
Rua do Giz
É uma das ruas mais bonitas da cidade e um importante ponto turístico, pois é uma das representações mais emblemáticas da história de São Luís. Aliás, a revista Vogue escolheu esta rua como a sexta rua mais bonita do país.
Rua Portugal
É a rua mais azulejada do Brasil. Em São Luís existe mais de 320 tipos de azulejos e 430 prédios azulejados, sendo que a grande maioria vindos de Portugal. Pertinho a esta rua ficam dois museus bem interessantes. O primeiro é o Museu do Raggae, um ritmo muito ouvido na cidade e pelo que consta é o único museu desse fora da Jamaica. O segundo é o Museu da Gastronomia Maranhense. Uma dica bem legal é que a maioria dos museus tem entrada grátis.
Ceprama
Estevam em São Luís
É o maior e principal centro de artesanato da cidade. Outros lugares para conhecer um pouco mais da história da cidade são a Casa de Inhozinho, o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (Casa da Festa), a Casa do Maranhão o Museu Histórico e Artístico do Maranhão e a Casa do Tambor de Crioula.
Mercado das Tulhas
Para quem não sabe, as tulhas são cestos aonde os produtos que chegavam no porto ficavam armazenadas. E como este local recebia muitas mercadorias do porto, ficou conhecido como mercado das tulhas.
Praia de São Marcos

São Luís tem mais de 30km de praias e a extensão da faixa de areia é grande quando a maré baixa. No entanto, nem todas são próprias para banho de mar.
A praia de São Marcos é uma bem famosa e nela fica o monumento aos três pescadores, na Praça do Pescador. Tem ainda a Praia do Calhau, Praia do Meio, Praia do Caolho. E uma boa dica é caminhar pela orla litorânea e conhecer um pouco de cada praia.
Ponta do Espigão
É uma construção feita para barrar o mar e é muito usada pela população para o lazer, tem barracas de comida e ao lado está o Forte de Santo Antônio da Barra, que tem um museu dentro e um café.
Lagoa da Jansen

Pertinho do espigão fica esta laguna que tem um complexo com quadras poliesportivas, concha acústica e um monte de outras atrações para adultos e crianças. É uma grande área ao ar livre para população local.

Onde comer

Flor da Vinagreira – restaurante que muitos me indicaram, que serve comida típica
Cafofinho da Tia Dica – eu não comi, mas dizem que tem boa comida maranhense, quem for conferir depois me conta aqui.
Cabana do Sol – muita gente me indicou pela comida local e pelo atendimento, eu adorei.
Italia Wine Bar – ideal para tomar um drink à noite.
Azu – comida bem boa e fica no mesmo complexo de restaurante do Italia Wine Bar.
Illa Gastrobar – bem moderno, comida boa e tem uma vista linda para o mar.

Onde ficar

Hotel Ibis São Luís – localizado numa das melhores regiões e você ainda pode economizar na estadia pagando em pontos.
 
GALERIA DE FOTOS:
[ngg src=”galleries” ids=”26″ display=”basic_slideshow”] 
É isso, viajante! Adorei conhecer essa cidade que foi a última da região Nordeste do nosso Brasil 60. Agora eu sigo para a região Norte do país. Fique ligado lá no meu canal do YouTube e fique por dentro do Projeto Brasil 60!
Neste LINK você pode ver os outros destinos nordestinos que visitei. 
 
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário