Como escolher um país para fazer mochilão

país para fazer mochilão
Passar dias viajando e aproveitando ao máximo diversos cantos de um lugar é um desejo de muitos viajantes. Colocar tudo que precisa numa mala prática e passar semanas perambulando é uma das aventuras mais espetaculares e enriquecedoras para conhecer o mundo. Mas, afinal, como escolher um país para fazer mochilão
Sobretudo em lugares que podem ser explorados de norte a sul, com culturas, povos e belezas totalmente diferentes em cada região, a diversidade de opções para esse tipo de viagem é grande. Além disso, diversos fatores podem deixar em dúvida quem pretende escolher um país para fazer mochilão. 
Assim, vim trazer algumas dicas para você avaliar os destinos que tem em mente antes de decidir qual será o destino da sua viagem. 
DICAS PARA MONTAR SEU MOCHILÃO 

O que é importante considerar 

Antes de escolher qual será o país do mochilão, algumas coisas podem ser levadas em conta. Principalmente porque com elas a viagem seja mais agradável, proveitosa, com menos perrengues e até mais econômica. 
Por isso, aqui vão algumas dicas para o seu planejamento! 

Dimensão do país e quantas cidades quer visitar

país mapa
Como na viagem possivelmente você pretende conhecer vários lugares de um mesmo país, é importante considerar, antes de mais nada, as dimensões desse lugar. Num país como o Brasil, por exemplo, conhecer um pouco de tudo é bem mais difícil que num país na Europa ou na América Central. 
Para quem ainda está passando pelas primeiras experiências como mochileiro, um país menor é mais prático e menos cansativo. 
Além disso, também é preciso considerar quantas cidades você planeja visitar. Isso pode variar de país para país, assim como pode ter relação com o tamanho do destino. Os deslocamentos entre os municípios vai fazer parte do seu dia a dia na viagem. Por isso, se eles forem menores, a viagem também será mais leve. 

Investimento em seu conforto e segurança 

Os investimentos em uma viagem começam antes mesmo de embarcarmos. Para quem vai passar dias caminhando e carregando sua bagagem, garantir que essas atividades sejam confortáveis é fundamental. 
Assim, garantir pelo menos um calçado ideal para a experiência, assim como a mochila ou mala que atenda sua quantidade de bagagem sem te trazer desconfortos, é imprescindível. Garanto que isso é extremamente importante, pois mochilões podem ser bem desgastantes – principalmente ao estilo “raiz”. Então, cuidados com sua saúde para que a viagem seja agradável não serão demais.

Moeda do destino 

moedas de outros países

Um mochilão pode variar muito em valores, principalmente porque o valor da moeda do destino em comparação com o Real pode ser bem diferente. E, quanto mais longa a viagem e mais você irá gastar no país, mais importante é considerar isso no orçamento. 
Países em desenvolvimento ou com o custos de vida baixos, por exemplo, podem fazer com que a experiência saia mais em conta.
Inclusive, é sempre bom fazer um planejamento antes sobre os principais gastos antes, tanto em Real, quanto considerando a média de valores na moeda do destino. Assim, ficará mais fácil entender quanto vai custar seu mochilão.  

O que você quer explorar

O que mais te interessa em uma viagem? Essa é uma pergunta que você deve fazer a si mesmo antes de escolher o país onde você passará dias. A depender da sua preferência turística – história, cultura, natureza, culinária… – haverão países que podem ser mais interessantes para os seus gostos. 
Por isso, antes de escolher o país onde irá mochilar, defina quais suas prioridades em explorar o destino. Isso ajudará não só a delimitar alguns países de maior interesse, como também na organização da viagem e da bagagem. 

Outras atenções 

Antes de tirar os planos do mochilão do papel, é sempre bom relembrar de algumas coisas que são fundamentais em quase toda viagem. Qual estação do ano do destino você pretende ir, exigências de saúde para entrar no país e documentações sempre devem entrar na organização de qualquer viagem.
As considerações na hora de escolher um país para fazer mochilão servem como um filtro para te ajudar na escolha de onde fazer esse tipo de viagem. Com certeza, o mundo está repleto de opções, mas escolha as que facilitam sua experiência e façam com que ela seja aproveitada ao máximo!
Se estiver planejando uma viagem recheada de lugares para passear durante vários dias, confere esse vídeo no canal do Estevam no YouTube!
Garanto que esse tipo de viagem faz com que você esteja próximo da cultura e do dia a dia de quem mora no destino e é uma ótima maneira de conhecer, de fato, um lugar em seus detalhes. 
 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário