BLACK FRIDAY: ATÉ ONDE VALE A PENA A PROVEITAR AS PROMOÇÕES

Boa tarde, viajantes! Tudo em cima com vocês? Bem, todos de vocês sabem que hoje, 27/11, é a tão esperada Black Friday. É o dia de compramos a TV que estamos precisando, o computador, o eletrodoméstico e etc. E, naturalmente, aproveitar as promoções de milhas e pontos dos programas de fidelidade. E é justamente sobre isso que eu quero bater um papo rápido com vocês hoje: até que ponto é válido aproveitar as promoções de milhas e pontos que estão sendo oferecidas nesta Black Friday?
Pois bem, não há uma resposta direta e objetiva. Envolve uma série de observações e pontuações e, sobretudo, pontos de vista diversos. Vou abordar o assunto de forma prática e objetiva. Este será um post rápido e curto para que você, amigo milheiro, faça suas reflexões. Igualmente, vou fazer algumas ponderações e considerações, onde vou expressar minha visão.
Então? Pronto pra acompanhar tudo? Senta aí que lá vem informação. Simbora!

Estevam Pelo Mundo - Black Friday
Serviço de bordo da classe executiva da Qatar Airways

O CONTEXTO DAS MILHAS E PONTOS NESTA BLACK FRIDAY

Nesta Black Friday, o contexto de milhas e pontos é bastante diferente das demais Black Friday passadas. Estamos, infelizmente, no meio da pandemia da Covid-19.
Na crise atual, de acordo com previsões da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), as aéreas acumularão prejuízos na soma de U$113 bilhões (ao câmbio de hoje o equivalente a R$606 bilhões), até dezembro de 2020. O mesmo órgão especula, igualmente, que a demanda por viagens aéreas só volte ao patamar pré-pandemia em meados de 2023.
Igualmente, no quesito viagens a turismo, após o reaquecimento das viagens nacionais nos próximos meses, acredito que entre no segundo semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022, as viagens internacionais a lazer tomem fôlego. Isto é mera especulação minha. Assim, vamos deixar isto claro.
Como consequência da Covid-19, inúmeros planos de viagem de milhares de pessoas acabou por ser cancelado. Infelizmente.
E, se cavarmos ainda mais, dentro do contexto de viagens, chegaremos a milhas e pontos. E agora? Nesta fase da pandemia e nesta Black Friday, até onde vale a pena aproveitar as promoções? Por sua vez, as companhias aéreas e programas de fidelidade estão fazendo tudo quanto é tipo de promoção mirabolante. De super compras de milhas com desconto a reativação de pontos com bônus astronômicos. Igualmente, promoções de transferência de milhas com bônus bastante agressivos viraram coisas corriqueiras. E no meio disto tudo, estamos nós: passageiro (e milheiros)…

APROVEITANDO (OU NÃO) AS PROMOÇÕES DA BLACK FRIDAY

Pois bem, novamente, cairá naquilo que sempre converso com vocês: qual o seu objetivo? Nunca esqueça: milhas e pontos estão aí para facilitar a sua vida. Não para atrapalhar.
Vamos a alguns exemplos:
A TAP, através do Miles&GO está concedendo até 120% de bônus nas transferências de diversos bancos. Até onde vale a pena? Você pretende fazer viagens internacionais pelos próximos 23 meses (prazo de validade das milhas bônus)? Pois bem, se sim, a resposta é um sim e um não… Explico: ficar com milhas muito tempo, no caso até 23 meses, paradas em um programa de fidelidade não vale a pena. Corre-se o risco destas milhas se desvalorizarem através de desvalorização da tabela de resgates.
Caso você pretenda emitir logo, recomendo realizar a transferência. Entretanto, já verificou datas, disponibilidade e afins? 😉
Segundo exemplo: o Smiles está oferecendo recorrentemente inúmeras promoções de todo tipo: reativação de milhas com bonificação, bem como compra e transferência de milhas com bônus. Vale a pena? Novamente, depende do seu objetivo: pretende fazer viagens internacionais nos próximos 12 meses (prazo de validade das milhas bônus)? Igualmente, pretende fazer viagens dentro do Brasil?
Ontem levei ao ar um post sobre as sugestões de resgates Smiles no contexto de todas estas promoções do programa. Vale a pena conferir!

CONSIDERAÇÕES DAS PROMOÇÕES DA BLACK FRIDAY

Pois bem, a lógica segue a mesma dos exemplos acima. Pois é! Roda e cairá sempre nos seus objetivos. Aproveite as promoções baseado neles, bem como leve igualmente em conta o cenário de incertezas que estamos passando.
Deixo, agora, a bola com você! Pense e reflita antes de tomar qualquer atitude precipitada ao ver aquela(s) que parece(m) ser a melhor das promoções!
Espero, portanto, ter ajudado você a se situar um pouco no meio de tantas promoções e, principalmente, como melhor fazer uso delas.

FINALIZANDO

Pois bem, quem de vocês aproveitou as promoções da Black Friday deste ano? Se sim ou ainda pretende aproveitar, conta pra gente! 😉
Ah! se ficou alguma dúvida joga sua pergunta lá na caixinha de comentários. Teremos o maior prazer em respondê-lo. E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!
Igualmente, para não perder o hábito dos posts que expresso minha opinião particular, vamos deixar uma coisa bem clara: estas são opiniões estritamente minhas. Não reflete a opinião do Estevam, de nenhum outro colunista do portal EPM ou tampouco do Estevam Pelo Mundo como fonte de informação e pesquisa sobre viagens, companhias aéreas, hotéis e demais assuntos da mesma natureza. Vamos deixar isso bem claro.
Ademais, vamos deixar também uma outra coisa bem clara: todo e qualquer produto que além da notícia eu revise, seja ele um voo em cabine premium, um programa de fidelidade, um lounge ou um hotel, sigo minha própria independência, bem como as diretrizes de imparcialidade do Estevam Pelo Mundo. Em assim sendo, tenho total liberdade e obrigação para com nossos leitores para pontuar, sob a minha ótica, o que acho. Seja para possíveis pontos positivos ou negativos.

QUEM SOU EU?

Lucas Cabral, editor-chefe aqui do EPM para programas de fidelidade, cartões de crédito, pontos, milhas aéreas e afins. Estou aqui precisamente desde meados de maio. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui.
Igualmente, se gostou de mim ou quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉
Por fim, um grande abraço e até o próximo post!
Lucas Cabral

Escrito por Lucas Cabral

Deixe um comentário