Argentina abre suas fronteiras em outubro e brasileiros podem viajar ao país

Argentina abre suas fronteiras em outubro e brasileiros podem viajar ao país

Argentina abre suas fronteiras em outubro
No próximo mês, os brasileiros poderão voltar a visitar a terra dos hermanos! Nesta terça-feira (21), um pronunciamento governamental anunciou que a Argentina abre suas fronteiras a partir do dia 1 de outubro. Em uma lista de flexibilizações apresentadas por Carla Vizzotti, ministra da Saúde, e por Juan Manzur, chefe da Casa Civil, as autoridades argentinas divulgaram os planos para voltar a receber turistas sob novas regras de contenção do coronavírus.

A princípio, estará autorizada a entrada de visitantes dos países vizinhos, incluindo o Brasil. Para o desembarque na Argentina, não será mais necessário aos viajantes realizar quarentena obrigatória. Assim, o país estará livre para que brasileiros, bolivianos, chilenos, paraguaios e uruguaios possam entrar normalmente.

De acordo com as autoridades, uma segunda etapa de reabertura, programado para o dia 1 de novembro, o governo argentino prevê a liberação de entrada dos demais estrangeiros. Para viagens a trabalho, o desembarque já será permitido para pessoas de fora do país a partir da próxima sexta-feira (24). Todas as datas fazem parte de uma programação progressiva do governo.

A Argentina estava fechada para viagens não essenciais desde março de 2020 e estava gerando expectativas sobre a reabertura de suas fronteiras, principalmente para os países da América do Sul. Atualmente, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Peru e Venezuela já recebem turistas brasileiros.

O Chile também já se pronunciou sobre as flexibilizações e pretende receber turistas do Brasil também em outubro. Leia mais aqui!

Regras para entrar na Argentina

A Argentina abre suas fronteiras, mas, como a maioria dos países do mundo, ainda há algumas regras a cumprir para o desembarque no país. Para não passar por isolamento obrigatório, os viajantes precisam estar completamente vacinados, apresentar um teste RT-PCR negativo ou teste de antígeno na chegada e ainda realizar outro exame cerca de uma semana depois de ter chegado ao território.
De forma mais detalhada, as etapas para brasileiros entrarem na Argentina são: 

  1. Ter recebido todas as doses da vacina contra covid-19 e apresentar certificado que comprove a imunização completa;
  2. Realizar um teste do tipo RT-PCR 72 horas antes do embarque e apresentar resultado negativo ou realizar um teste de antígeno no desembarque;
  3. Realizar um novo RT-PRC entre cinco e sete dias desde a entrada na Argentina.

Assim, cumprindo os três requisitos, os viajantes estão autorizados a entrar e transitar no país normalmente, sem a necessidade de cumprir isolamento. 

Novas restrições em locais públicos

Além do anúncio da reabertura de fronteiras, diversas outras medidas de flexibilização foram anunciadas pela ministra da Saúde e pelo chefe da Casa Civil da Argentina. Com 16 semanas consecutivas de quedas no número de casos de covid-19 e mais de 43% da população do país completamente vacinada, o uso de máscaras não é mais obrigatório em áreas abertas, contanto que seja possível respeitar certo distanciamento.
No entanto, a utilização das mesmas continua sendo regra para ambientes fechados como em sala de aula, cinema, teatro, ambientes de trabalho, transporte público, shows e eventos de massa ou que sejam ar livre mas gere aglomeração de pessoas.
De acordo com as autoridades, assim que a Argentina atingir 50% de imunização da sua população, o teste de antígeno no desembarque não será mais obrigatório.

Considerações

Um dos países queridinhos do brasileiros na América do Sul finalmente estará de volta aos roteiros de viagem dos viajantes em breve! A Argentina abre suas fronteiras em outubro e mais um destino da nossa vizinhança ficará disponível para desembarcarmos com restrições mais flexíveis. Você gostou nessa novidade? Tem planos de visitar a terra dos hermanos em breve?

Então, aproveita para conferir os posts sobre a Argentina aqui no Estevam Pelo Mundo e se preparar! 
Além disso, você pode contar também com o apoio do Ondas Buenas Receptivo! Parceiros do nosso time, eles vão te ajudar com traslados, passeios, aulas de tango e diversas experiências fantásticas em Buenos Aires! Entra em contato com eles para montar os planos da sua viagem, ok?

E, enfim, não deixe de seguir acompanhando as publicações do site! Nosso time continuará te atualizando sobre as reaberturas das fronteiras ao redor do mundo para te deixar por dentro de todas as possibilidades para voltar a viajar! 
 
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário