Qual o melhor momento para começar a planejar uma viagem?

Qual o melhor momento para começar a planejar uma viagem

Todo mundo faz planos para viajar, seja num final de semana, feriadão ou férias. E, para todos os casos, é preciso ter planejamento para colocar tudo em prática. Algumas viagens são pensadas em cima da hora, outras são sonhos que já alimentamos há anos, mas afinal: qual o melhor momento para começar a planejar uma viagem?

Levando em consideração que é preciso escolher o meio de transporte, hospedagem, o que fazer no destino e em quanto tempo, um tempo de folga para alinhar tudo com calma é sempre bom. Por isso, o questionamento de quando é o momento ideal para iniciar os planos sempre pode aparecer. 

Particularmente, acredito que não existe fórmula para planejar uma viagem. Cada pessoa tem sua própria organização e maneira de fazer suas compras e reservas. No entanto, sempre é possível estipular uma base para guiar os planos. Por isso, aqui vão apenas algumas sugestões de como estipular o melhor momento para começar a tirar as viagens do papel

O melhor momento para começar a planejar uma viagem

Para cada tipo de viagem, um determinado tempo de antecedência é suficiente para os planos. Isso irá depender do período da viagem, os objetivos dela e a disponibilidade que você terá. Por exemplo: uma viagem que pode ser feita em qualquer período do ano, tem um determinado planejamento. Mas, uma viagem que está prevista para o Ano Novo, sobretudo se for para um destino famoso, terá planos diferentes. 

Enfim, o melhor momento de planejar uma viagem é começar e ter o tempo suficiente para preparar tudo com as melhores condições.

Feriados, datas comemorativas e viagens internacionais

Nos casos de viagens de grande procura ou que talvez exijam um maior detalhamento, documentos e entradas em locais, fazer os planos em cima da hora não é ideal. Claro que, em caso de uma grande oportunidade em cima da hora, é melhor aproveitar do que não realizar a viagem. 

Entretanto, para viagens em períodos como Carnaval, Ano Novo ou viagens internacionais, uma média de seis meses de antecedência é um tempo confortável para tirar os planos do papel. Essa folga permitirá que você consiga pesquisar passagens, tenha a possibilidade de buscar pela hospedagem que mais te interessa com opções de escolha e consiga ainda resolver burocracias e detalhes para que tudo saia como esperado. 

Nesses casos, os seis meses de antecedência são suficientes para viagens de férias e para aproveitar festas e comemorações. Ou seja: viagens que duram alguns dias ou poucas semanas com objetivos turísticos. Sobretudo se você optar múltiplos destinos, será preciso programar tudo com calma para encaixar todos os lugares no roteiro. 

CONFIRA AS VANTAGENS DE PLANEJAR UMA VIAGEM COM ANTECEDÊNCIA 

Entretanto, como explicado anteriormente, em casos de viagens com objetivos específicos, a programação pode mudar. Em situações a trabalho ou a estudo, que podem variar em mais ou menos tempo, talvez o planejamento de pelo menos seis meses não funcione. Nessas ocasiões, o tempo da viagem, o intervalo entre o período de planejamento e a data de compromisso serão totalmente variáveis.  

Datas flexíveis

Com a possibilidade de datas flexíveis, os seis meses de antecedência são úteis, porém, não são uma regra. Em viagens como esta – que geralmente são para férias e turismo, sobretudo quando for dentro do Brasil – talvez não seja preciso levar tanto tempo para tirar a viagem do papel. 

Por isso, é possível pesquisar em cerca de quatro a dois meses de antecedência e fazer a viagem tranquilamente. Nesse período, é possível que empresas de turismo e companhias aéreas incentivem a venda de pacotes e passagens a valores mais acessíveis. Por isso, se você não tiver datas exatas para a viagem, é bom utilizar o tempo para pesquisar oportunidades de viajar dentro de poucos meses ao achar uma boa oferta. E a flexibilidade de datas vai ser muito útil! 

Em caso de oportunidades internacionais com datas flexíveis, se você já tem experiência de viajar para fora, os três a quatro meses também podem ser suficientes. Nessas situações, é ideal que o destino já esteja nos seus planos e você tenha noção de como funciona a entrada no país, valores e do que fazer. 

Viagens de fim de semana

Se o tempo de viagem for curto, como em um fim de semana, se deduz que não terá muitas burocracias ou seja muito longe. Afinal, se o tempo é limitado, não será viável gastar muitas horas em deslocamentos, ou não dará para aproveitar o destino.

Desta forma, também não será preciso usar tanto tempo para começar a planejar uma viagem desse tipo. No máximo dois ou um mês de antecedência é suficiente para fazer os planos. Mesmo que envolva voos e destinos famosos, é possível encontrar passagens com boas taxas. Claro que isso pode não acontecer sempre, mas se você ficar de olho, uma oportunidade com valor mais barato sempre pode aparecer semanas e até dias antes da viagens. 

No caso das viagens de final de semana, quando não precisam ser em uma data específica, a flexibilidade também é importante. Isso porque, a depender o mês, os valores também podem ter grande influência no período do ano e as altas e baixas temporadas. 

Considerações 

Planejar com a antecedência necessária é importante para garantir que não hajam perrengues, tudo fique pronto previamente e você possa montar roteiros sob medida para aproveitar. Nem tempo de mais, nem de menos, contanto que você consiga resolver tudo antes de iniciar a viagem, é o ideal. 

Para um viajante organizado e viciado em buscar oportunidades, o constante hábito de pesquisar passagens, hospedagens e pacotes ajuda muito! Uma vez que você já tem a noção de preços, ficará mais atento em aproveitar as melhores chances quando elas aparecerem. Assim, irá otimizar o tempo de preparação até começar a viagem!  

E você, tem algum método para definir o melhor momento para começar a planejar uma viagem?

Enfim, não deixe de acompanhar as dicas, recomendações e orientações sobre viagens que publicamos aqui no site do Estevam Pelo Mundo!

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!