Campinas: dicas do que ver e fazer na cidade onde nasci

Fala, viajante! Tudo bem com vocês? Hoje, eu vou apresentar a minha cidade: Campinas. Localizada no interior de São Paulo, Campinas não é capital, mas é maior que muita capital brasileira. Vem acompanhar comigo tudo o que tem pra fazer aqui na cidade das andorinhas.

Lembrando que o Brasil 60 é o meu novo projeto, onde eu vou visitar 60 destinos brasileiros e registrar tudo em vídeo e em posts aqui no blog para vocês acompanharem tudinho. A New Trip está comigo nesta aventura, claro!!

Aliás, aproveita e já dá uma olhada no meu vídeo:

 

Em primeiro lugar, vamos descobrir por que Campinas tem esse nome. No século 18, muitos bandeirantes vinham desbravando o interior paulista. E essa região era um enorme matagal com poucas árvores e que na época ganhou o nome de Campina do Mato Grosso. Mas, em 14 de julho de 1774 ela se torna só Campinas. E foi no século 19 que a cidade começou a se transformar e a se industrializar com muitas fabricas vindo se instalar na cidade e região.

Fatos curiosos sobre Campinas

É o maior polo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil.
A cidade é um importante polo tecnológico e acabou de ser construído o complexo Sirius, que estuda a aceleração de partículas.
Tem a 2ª maior floresta urbana do Brasil, chamada Santa Genebra, e está atrás apenas da floresta da Tijuca no Rio de Janeiro.
É a 3ª maior cidade do estado de São Paulo e 14ª maior do Brasil, com 1,2 milhão de habitantes.
Foi a 3ª cidade do mundo a usar o telefone.
Viracopos é o 2ª principal aeroporto de cargas do Brasil, e hub da Azul, de onde saem a maioria de seus voos.

O que fazer

Largo das Andorinhas

Para comemorar os 200 anos de fundação da cidade, foi construído um monumento que fica no Largo das Andorinhas. Quando foi fundada, Campinas era uma importante cidade produtora de café e cana de açúcar e ficou conhecida como Princesa do Oeste. Nesta obra, vemos a princesa representada.

Maria fumaça

Sai da estação Anhumas e faz um passeio até a cidade de Jaguariúna, te levando de volta ao tempo. Neste passeio é possível ver um pouco de como era um pouco da vida no final do século 19, início do século 20. Aliás, a Maria Fumaça já serviu de cenário para muitas novelas de época, como Terra Nostra, por exemplo.

Jockey Club Campineiro

Jockey Club Campineiro

Este é um dos prédios mais lindos da cidade e onde está instalado o primeiro elevador da cidade. Mas, só podem entrar sócios nele. Sua construção, em estilo art nouveau e neorrenascença dos anos 1925, é um importante patrimônio de Campinas.

Bem ao lado do Jockey está uma estátua e um mausoléu, onde foi enterrado Carlos Gomes, compositor da obra “O Guarani”. Ele nasceu e morreu na cidade e a obra foi feita para homenageá-lo.

E do outra lado, fica a estátua de Bento Quirino, que dá nome a praça e foi um dos prefeitos mais queridos da cidade. Os capineiros dizem que ele fez muito pela cidade. E mais a frente, fica a Basílica Nossa Senhora do Carmo. Considerada a primeira igreja da cidade.

Campinas

Mercado Municipal

Ainda no centro de Campinas, passando pela Avenida Glicério – que foi revitalizada recentemente –, dá para ir a pé até o Mercadão. Eu fiz faculdade ali perto e já comi muito pastel nesse mercado. Logo atrás do Mercado Municipal, fica a maternidade da cidade, onde eu nasci.

Mercado Municipal de Campinas

Igreja Nossa Senhora da Conceição

É o maior edifício de taipas de pilão do mundo, com mais de 4 mil metros quadrados. A Catedral Metropolitana de Campinas foi inaugurada em 1883 e demorou 74 anos para ficar pronta. Seu interior é em estilo barroco baiano e a sua fachada em estilo neoclássico. É tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).

Catedral Metropolitana de Campinas

Parque Taquaral

É a praia do campineiro, em especial, aos finais de semana. Tem muitas atividades para todas as idades, inclusive pedalinhos no lago, que eu adoro e me faz lembrar muito do meu avô porque eu vinha muito com ele aqui. Neste parque fica também uma réplica da caravela que trouxe Pedro Alvares Cabral ao Brasil.

Campinas

Torre do Castelo

Apesar de não ter nenhum castelo, esta torre já foi um grande reservatório de água da cidade, construída nos anos de 1936/1940. Hoje, funciona como um mirante e, em frente, fica o letreiro “Eu Amo Campinas”, que já virou cartão postal da cidade.

Onde comer

Nico Paneteria – a dica é comer a coxinha deles, uma delícia.
Sorveteria Sergel – minha sorveteria preferida da cidade.
City Bar – com mesinhas na rua, é ideal para tomar um chope e comer o famoso bolinho de bacalhau.
Bairro Cambuí – cheio de restaurantes tradicionais, como a Cantina Fellini e a Confeitaria Romana.
Ruas Emílio Ribas e Padre Almeida – noite agitada com muitos barzinhos para todos os gostos.
Joaquim Egídio – um distrito de Campinas que tem muito lugar legal pra conhecer e comer, como o Vila Paraíso, Estação Marupiara e o Fogão Mineiro.

Onde se hospedar

Royal Palm Plaza Resort – já foi eleito melhor resort do Brasil e é o lugar ideal para passar uns dias conhecendo a cidade e aproveitando com a família toda infraestrutura que o hotel tem para oferecer. Piscina adulto e infantil, spa, quadras de esporte, arco e flecha etc. Aliás, ele é reconhecido pela sua gastronomia e tem sistema tudo incluído. Além de ser o maior complexo hoteleiro da região.  

Veja fotos do hotel:

É isso, viajante! Espero que eu tenha despertado em você uma vontadinha de conhecer Campinas. A cidade que eu nasci e vive por muitos anos e que levo muitas memorias para todo lugar que vou. Fica ligado aqui no blog para mais novidades e segue lá o meu canal do YouTube para ficar por dentro de tudo que rola no Projeto Brasil 60

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!