Aeroporto de Guarulhos contará com veículos sobre trilhos

O Governo Federal anunciou a assinatura de contrato entre o Ministério da Infraestrutura e a GRU Airport – Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos/São Paulo, para disponibilização de novo meio de transporte entre os terminais do aeroporto e a estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Linha 13 Jade.

GRU Airport
Divulgação GRU Airport

A NOVO MEIO DE TRANSPORTE

Com a notícia, os viajantes usuários da linha da CPTM contarão com um meio de transporte rápido e moderno para chegar aos terminais, o Automated People Mover (APM), um veículo sobre trilhos 100% automatizado.

O People Mover é um sistema de reduzido consumo energético e baixo custo construtivo por utilizar estruturas leves. E, melhor, o meio de transporte não emite poluentes. “Vamos deixar de emitir CO2, vamos estar substituindo por uma tecnologia limpa, uma matriz energética cada vez mais limpa”, esclareceu o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura.

Com 2.731 metros de extensão, o modal terá três veículos com capacidade para 200 usuários cada, equipados com ar-condicionado, wi-fi, espaço para bagagens e painel de informações conectado ao aeroporto. Cada terminal do aeroporto terá uma estação, além da estação junto à linha da CPTM.

ECONOMIA DE TEMPO

Hoje, a ligação entre o Aeroporto de Guarulhos e a Estação da Linha 13-Jade da CPTM é feita por ônibus oferecidos pela GRU Airport, sendo que para chegar ao terminal 2, o mais movimentado, a viagem leva por volta de 10 minutos. Com o Automated People Mover, o passageiro será deixado na porta do terminal de passageiros do aeroporto e o tempo de viagem será reduzido para 6 minutos.

TEMPO DAS OBRAS

A previsão é que as obras comecem em janeiro de 2022 e levem 24 meses para serem concluídas.

“São Paulo e toda a grande São Paulo têm um volume de demanda de infraestrutura, especialmente de meios de transporte. É destaque que precisa ter aqui um equipamento de ponta. E é isso que estamos trazendo hoje para o maior aeroporto do país, para o maior aeroporto da América do Sul. Estamos trazendo um equipamento de ponta que representa efetivamente o que Guarulho é para o Brasil e para o mundo”, declarou o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Quer mais notícias? É só clicar AQUI!

O que achou da novidade? Uma ótima opção para mobilidade, não? Será que efetivamente vai sair do papel? Conta pra gente aqui sua dúvida ou opinião na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras notícias como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!

Até o próximo post!

Juliana Molinari (@quevoceviaje)

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!