Conheça a Quinta da Regaleira em Sintra, Portugal

Uma criação esplendorosa e enigmática, cheia de simbolismos e significados ocultos, assim é a Quinta da Regaleira, localizada no Centro Histórico de SintraPortugal, a poucos quilômetros da cidade de Lisboa. Sou Juliana Molinari, criadora do @quevoceviaje, e vou compartilhar com vocês a experiência de conhecer esse lugar encantador.

 COMO IR?

A Quinta da Regaleira está a cerca de 30 minutos de carro de Lisboa! Mas, também há a possibilidade de usar o transporte público para chegar lá da capital portuguesa, sendo o trem a opção mais rápida.

 

Estando em Sintra, a propriedade está no centro da cidade e ir a pé é a melhor opção, salvo se você estiver hospedado numa localidade distante do centro, hipótese em que o ônibus será uma boa escolha. Lembrando que achar lugar para estacionar o carro no centro histórico de Sintra é uma caça ao tesouro! Portanto, dê preferência a andar a pé ou de ônibus quando for visitar lugares localizados na região central da cidade.

INGRESSOS

Como a Quinta da Regaleira não faz parte dos Parques de Sintra, não é possível usufruir da dica que já compartilhei AQUI com vocês com relação à compra de ingressos com desconto.

Você pode comprar os ingressos diretamente na bilheteria (se pagar em dinheiro, você evita o IOF do cartão) ou pelo site da Quinta da Regaleira.

A QUINTA

A propriedade, que um dia foi da baronesa da Regaleira, começou a ter o formato atual em 1904, após ser adquirida pelo Dr. Antônio Augusto de Carvalho Monteiro, também conhecido como Monteiro dos Milhões, em razão da sua extensa fortuna.

A obra é resultado do trabalho do arquiteto italiano Luigi Manini, que conseguiu retratar na Quinta da Regaleira os interesses filosóficos, místicos e mitológicos do seu proprietário.

O Palácio com mistas influências (românica, gótica, neomanuelina e renascentista – tudo a pedido do dono) é rodeado de lagos, grutas e construções cheias de detalhes, além do deslumbrante jardim.

Bora conhecer um pouco desse lugar? Vou apresentar a você os principais espaços:

Poço Iniciático: o local mais famoso da Quinta, tem esse nome por se acreditar que ali havia rituais de iniciação à maçonaria. Constituído por nove patamares, em possível referência à Divina Comédia de Dante e seus nove círculos para o inferno.

quinta-da-regaleira

 

Portal dos Guardiães

quinta-da-regaleira

Lago da Cascata (vista da galeria)

quinta-da-regaleira

Túneis: cobertos de pedras da orla marítima de Peniche, o que dá a sugestão de mundo subterrâneo. Ligam o Poço Iniciático a outros locais da Quinta.

quinta-da-regaleira

Lago da Cascata (vista de fora)

quinta-da-regaleira

Patamar dos deuses: composto por nove estátuas de deuses greco-romanos.

quinta-da-regaleira

O Palácio

quinta-da-regaleira

Vista do Castelo dos Mouros

quinta-da-regaleira

Mosaico no chão da entrada do Palácio

quinta-da-regaleira

Sala da Renascença do Palácio (se tiver sorte como eu, você ainda pode ser presentado com uma linda apresentação musical, em total harmonia com o requinte do local!)

quinta-da-regaleira

Neste livro de pedra, cada cenário expressa a visão de seu idealizador, num clima constante de mistério e fascinação. Esse post é a tentativa de esboçar a contracapa desse livro, cuja leitura é obrigatória quando se visita Sintra.

Dica Bônus: Saindo da Quinta, para fechar com chave de ouro o passeio, passe em algum estabelecimento que venda o famoso licor de ginjinha, feito de uma frutinha (ginja) muito parecida com a cereja e servido em copinhos de chocolate. Ah! E, já reserve espaço na sua mala para trazer kits desse licor de lembrancinha e uma garrafa dessa bebida típica portuguesa para degustar aqui no Brasil quando a saudade da Terrinha apertar.

Ficou com vontade de visitar ou revisitar Portugal? Torcendo os dedos para que o país reabra para os brasileiros? O que achou da Quinta da Regaleira? Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente aqui na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras dicas de viagem como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje! Inclusive lá você pode ver nos Destaques alguns vídeos da Quinta da Regaleira e de outros cantinhos especiais de Portugal!

Até o próximo post!

JULIANA MOLINARI (@quevoceviaje)

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!