Beberibe: um passeio pelas belezas naturais do Ceará

vista de Beberibe

Um dos principais estados do Brasil para quem busca praias, o Ceará reserva destinos bem famosos como Jericoacoara e Canoa Quebrada, além da própria Fortaleza. Mas você já pensou em visitar Beberibe

Mais do que as praias, este município oferece passeios para explorar várias belezas naturais e vem atraindo cada vez mais turistas. Apesar de ser uma cidade pequena, Beberibe tem bastante atrações para quem visita. E, o melhor, é que há opções tanto para quem está só de passagem, quanto para quem quer explorar tudo com calma e aproveitar ao máximo. 

Então, vou te apresentar um pouco das principais atrações deste destino que pode entrar na sua lista do que visitar no Ceará.

Onde fica Beberibe? 

Fortaleza para Beberibe
Trajeto de carro de Fortaleza para Beberibe. Foto: Google Maps

Localizada a cerca de 86 km ao sul de Fortaleza, Beberibe fica no litoral cearense próximo à cidade de Cascavel. A viagem de carro dura cerca de 1 hora e 20 minutos até o centro da do município. 

O QUE FAZER NAS PROXIMIDADES DE FORTALEZA

As duas principais formas de chegar até o lugar para conhecê-lo é indo de carro ou pagando por um transfer que sai da capital do Ceará.

Do centro de Beberibe, basta seguir a principal avenida da cidade para chegar às praias e os pontos onde é possível comprar passeios particulares ou iniciar as visitações por conta própria.

O que fazer em Beberibe

Praia no litoral cearense

Beberibe é o tipo de destino que dá para conhecer em um dia, porém aproveitar bem pouco. Mas, se você estiver com tempo, também é o lugar que tem atração para passar até três dias visitando tudo com calma. 

Caso o foco da sua viagem não seja Beberibe, fazer um passeio de um dia visitando os mais famosos lugares e praias do município é uma possibilidade. Inclusive, na própria cidade há guias e empresas que oferecem tours. Outra opção é sair de Fortaleza com uma empresa de turismo e fazer um “bate-volta”. Nesses casos, o pacote oferece transporte até Beberibe e roteiro de passeios para aproveitar, pelo menos um pouco, das mais famosas belezas naturais.

Por outro lado, para quem tem mais tempo e quer desfrutar Beberibe ao máximo, a região possui hostels, pousadas, hotéis e resorts para se hospedar bem perto das praias. Assim, será possível aproveitar o litoral com mais tranquilidade e visitar as principais atrações sem pressa.

Falésias coloridas em Morro Branco

Trilha nas Falésias
As falésias são como labirintos preservados. Por isso, os passeios são sempre guiados e, normalmente, em grupo.

Sob cuidados de proteção ambiental, uma das principais e mais famosas atrações de Beberibe são as falésias. Bem pertinho da Praia de Morro Branco estão os trechos mais famosos dos quilômetros de morros naturais de areia colorida.

Além de aproveitar a praia, também é possível visitar os paredões e caminhar entre eles com um guia fazendo uma espécie de trilha do alto das falésias até a areia da praia. 

A importância de fazer o passeio com um profissional credenciado é para a segurança dos turistas e garantia dos cuidados com a estrutura natural do lugar. Como os morros sofrem muito com a erosão, visitantes não possuem autorização para pegar a areia ou passar a mão de qualquer jeito nas estruturas. A não ser que o guia indique ou oriente, é importante respeitar as regras de preservação do lugar para que ele dure o máximo possível. 

Praia das Fontes

As falésias de frente do mar também levam até a praia pequenas nascentes de água doce. O nome Praia das Fontes se dá justamente pelas fontes naturais que brotam pela região e escorrem de encontro ao mar.

Ademais, em determinadas épocas, as águas que escorrem para a praia formam piscinas e os visitantes podem aproveitar tanto a água doce, quanto a salgada no mesmo lugar. 

Bem pertinho da Praia das Fontes está a famosa Fonte da Juventude. O lugar é uma estrutura de bicas para os visitantes tomarem um banho de água doce nas areias da praia. 

Gruta da Mãe D’Água

A Gruta da Mãe D’Água também é uma atração popular em Beberibe. Sobretudo por ser um dos lugares que reúne tanto as falésias, quanto as nascentes de água doce. A gruta, na verdade, é uma piscina natural sob uma pequena caverna de areia que fica frente a frente com o mar. 

Mas, uma dica para visitá-la é ir bem cedo, antes dos passeios em grupo começarem, ou visitar Beberibe em baixas temporadas. Como a gruta é pequena, os períodos de maior movimento fazem com que ela fique lotada. Sendo assim, nessas épocas, você não aproveitará direito o lugar. 

Passeio de buggy

Uma alternativa para quem vai visitar Beberibe é fazer um passeio de buggy. Ademais, esta é uma opção com passeios para todos os gostos. Seja para quem tem um dia só, seja para quem quer explorar as belezas naturais com um local, vale a pena pagar pelo serviço. Dentre as possibilidades, existem passeios que reúnem os principais pontos em algumas horas até os personalizados, para visitar o que você tiver mais interesse na região.

Além de ser um meio de chegar nas atrações citadas anteriormente, também dá para fazer um passeio nas dunas e viver um pouquinho de aventura descendo os montes de areia em velocidade.

Outras opções próximas a Beberibe

Ao norte de Beberibe, a foz do Rio Choró, em Barra Nova, é mais uma atração para explorar as belezas naturais do Ceará. 

O local tem diversas barracas com boas estruturas, diversas hospedagens e estabelecimentos bem próximos à beira do rio. Assim, quem quiser esticar a viagem e ficar uns dias aproveitando Barra Nova também encontra opções para a estadia.

Ainda que seja repleto de praias populares, o Ceará reserva muitas opções no litoral que, mesmo sendo menos famosas, são opções fantásticas para conhecer no estado. Além disso, por Beberibe ficar bem perto de Fortaleza, pode entrar no roteiro de quem está na capital cearense e não quer se afastar tanto para conhecer outros lugares. 

Enfim, seja em uma visita rápida ou ficando vários dias para aproveitar cada pedacinho, Beberibe sempre prova aos viajantes que é um destino típico do Nordeste: repleto de belezas naturais encantadoras.

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continua sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.