Veja destinos nacionais e internacionais para você ser um nômade digital

Nômde digital - Estevam pelo Mundo

Você já pensou em trabalhar de qualquer lugar do mundo? Pois, saiba que isso é possível! No entanto, para ser um nômade digital é preciso trabalhar de forma online e ter uma boa conexão de internet. Pronto! Se tiver tudo isso você não precisará trabalhar fechado em um escritório ou até mesmo num determinado país.

Aqui no Brasil, este conceito é novo e nada convencional. Mas, quem não gostaria de trabalhar de casa, na praia, ou diretamente de Paris? Afinal, há muitas profissões que permitem o trabalho nômade. Nos últimos anos, o conceito de trabalho remoto se tornou uma realidade e, com a pandemia, isso se intensificou, já que muitas pessoas tiveram que trocar seus locais de trabalho por suas casas, como forma de manter o distanciamento e conter o contágio do coronavírus.

Pandemia ajudou espalhar conceito

De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 8,7 milhões de brasileiros precisaram fazer home office por conta da pandemia de Covid-19. E mesmo com o avanço da vacinação, parece que este é um conceito que veio para ficar. Isso porque tanto empresas quanto funcionários descobriram as vantagens do trabalho remoto. Com isso, a tendência é que cada vez mais surjam nômades digitais.

Muitas pessoas aproveitaram a situação de isolamento para mudar o estilo de vida, buscando lugares mais remotos, novas experiências e até mesmo viajando enquanto trabalha. Além disso, não existe uma profissão específica que determine quem pode ou não ser um nômade digital. Basta a pessoa ter acesso à internet de boa qualidade e acesso a boas ferramentas que facilitem o seu dia a dia, como o Zoom, por exemplo. A ideia é que você não precise estar presente fisicamente para poder desempenhar o seu trabalho, atender o seu cliente ou gerenciar o seu negócio.

Mas, vale lembrar que ser um nômade digital não é uma opção para todo mundo. Este é um estilo de vida e, às vezes, uma coisa que pode parecer ser muito legal, não é bem assim. Por exemplo, se você não tem disciplina ou não gosta de estar sozinho, talvez este estilo não combine com o seu perfil. Preste bastante atenção antes de largar tudo e botar o pé na estrada.

Nômde digital - Estevam pelo Mundo

Vantagens e desvantagens de ser um nômade digital

Entre os benefícios de ser um nômade estão: trabalhar de qualquer lugar, ter um estilo de vida mais livre e flexível, optar por morar em lugares mais baratos ou com melhor qualidade de vida, entre tantos outros.

Você sabia que alguns países estão investindo pesado nesse novo perfil? Isso mesmo! Em resposta à crescente necessidade de trabalhar em casa, muitos países decidiram encorajar esta nova forma de turismo liberando vistos de férias-trabalho. Esta foi uma forma que diversos países encontraram de tentar minimizar os impactos que a pandemia trouxe para suas economias.

Mas, nem tudo são flores. Se você optar por essa vida, fique certo de que também enfrentará alguns desafios e dificuldades. Em primeiro lugar, é bom lembrar que trabalhar na praia não é férias. Não tem moleza, não! Tem que manter a produtividade, mesmo tendo a praia mais lindo do mundo ao seu alcance. Além disso, é preciso muito inteligência emocional para aguentar o trabalho duro, muitas vezes solitário e em um lugar desconhecido.

Veja destinos ideias para quem é (ou quer ser) nômade digital:

Canadá

O Canadá é um dos maiores centros tecnológicos do mundo e oferece uma internet de banda larga com alta velocidade e custos razoáveis. Além disso, o país oferece visto de férias-trabalho. Sua população é composta de muitos imigrantes, que mostra que o país é receptivo e acolhedor com seus imigrantes. E isso ainda ajuda bastante na adaptação dos novos visitantes.  É o líder em busca por empregos remotos. Sem contar que o Canadá tem nota 7,23 no Índice Global de Felicidade.

Reino Unido

No Reino Unido o volume de empregos remotos também é bem grande. Oferece uma boa qualidade e velocidade em internet banda larga, com bom custo-benefício. Também oferece visto de férias-trabalho e conta com mais de 14% de sua população formada por imigrantes. Sua pontuação no Índice Global de Felicidade é de 7,17.

Romênia

Certamente, você nunca pensou em se mudar para a Romênia para trabalhar. Mas, fique sabendo que o país conta com um mercado de tecnologia da informação em crescimento, um dos mais rápido na Europa Central e Oriental. A Romênia oferece visto de férias-trabalho e custos de vida baixos, acesso à internet de banda larga de alta velocidade e com preços bem baixos. Sua pontuação no Índice Global de Felicidade é de 6,12.

América do Sul

Buenos Aires é muito famosa entre os nômades digitais e a facilidade migratória para os brasileiros é um ponto positivo, já que é possível ficar no país por 90 dias sem visto. E se quiser variar, basta pegar a balsa e ir para Colônia Del Sacramento, no Uruguai. Outro destino incrível é Playa del Carmen, no México, onde brasileiros podem ficar até 180 dias sem visto e ainda em meio à belíssimas praias.

Nômde digital - Estevam pelo Mundo

Brasil

Aqui no Brasil, muitas pessoas optaram por trocar as grandes centros e metrópoles por cidades pequenas. Desta forma, conseguem ter um estilo mais tranquilo, econômico e uma melhor qualidade de vida. No entanto, os grandes centros ainda se mostram como uma excelente opção para quem busca velocidade de conexão, custo de vida, atrações e segurança, como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG) e João Pessoa (PB).

 

E, aí? Se animou para virar um nômade digital? Conta pra gente aqui na caixinha de comentários!

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!