Vantagens e desvantagens de ter um roteiro de viagem

Vantagens e desvantagens de ter um roteiro de viagem
Quando é melhor seguir uma programação e quando é melhor conhecer o destino sem um plano?

O que é melhor: fazer uma lista de todos os lugares que pretende ir ou deixar que o destino te guie nas melhores experiências? Seguir um roteiro de viagem tem seus prós e contras, assim como se aventurar sem planos também! 

Para cada tipo de viagem e de viajante, uma alternativa é melhor. Por isso, vim trazer quais são os benefícios e desvantagens de cada opção para te ajudar a definir os planos da sua próxima viagem. 

Viajar com roteiro

Menor possibilidade de perrengue

O roteiro de viagem é uma tentativa de manter tudo organizado e programado. Uma vantagem de tê-los é alinhar passo a passo quais serão suas movimentações, rotas e caminhos no destino. 

Com isso, a probabilidade das coisas darem errado, de certa forma, é menor. Com a programação diária, é possível ter ideia de como será aproveitada cada parte da viagem.

Objetivos claros  

prioridades num roteiro de viagem
Determine prioridades de acordo com o tipo de viagem

Optar por viajar com roteiro é ideal para as pessoas que possuem um objetivo preciso de viagem. Dependendo se for a lazer, trabalho ou estudos, é a partir do objetivo da viagem que o roteiro será organizado conforme suas necessidades. Com isso, ele irá priorizar, por exemplo, o que você tem mais interesse

Principalmente para viagens curtas ou que não são estritamente para descanso e diversão, definir o que fazer em um roteiro de viagem é uma boa alternativa. Assim, os passeios podem ser aproveitados conforme o tempo que você terá disponível. 

Limitações de experiências

Um aspecto negativo de viajar com roteiro é a possibilidade de se limitar as experiências dentro da zona de conforto. Quanto nos privamos demais, seguindo um cronograma, corremos o risco de perder oportunidades espontâneas, que fazem parte de conhecer um novo destino. 

Por acaso, podemos encontrar um lugar interessante, presenciar um momento inédito e experimentar coisas novas que sequer estavam nos planos. Essas situações geralmente fazem com que a viagem seja ainda mais marcante. 

Por isso, apesar do roteiro ter seus benefícios, se você tiver tempo e estiver confortável, não se limite 100% aos planos. Principalmente numa viagem de lazer ou que você tenha bastante tempo para explorar o local, as restrições do passo a passo do roteiro podem interferir em uma experiência mais interessante. 

Viajar sem roteiro

Deixe a cidade se apresentar

Seja espontâneo ao escolher caminhos para visitar a cidade
Seja espontâneo ao escolher caminhos para visitar a cidade

Às vezes, andar sem rumo pode nos surpreender. Quando menos esperamos em uma viagem sem roteiro, descobrimos ótimos lugares. Como por exemplo: restaurantes, bares, bairros, arte de rua e uma infinidade de coisas que definem e caracterizam a cidade.

Uma ótima tentativa ao viajar sem roteiro, por exemplo, é viver experiências que te aproximam do dia a dia dos nativos. Sem uma programação definida, a opção de apenas escolher um ponto de partida para passear pode ser uma ótima programação. Como sugestão, você pode sair de um ponto turístico que tenha interesse em visitar e, a partir dele, explorar as redondezas sem pretensões. 

Aqui está o benefício de encontrar estabelecimentos menos famosos, se aproximar da rotina local e até viver momentos fora da sua zona de conforto. Dessa forma, a viagem sem roteiro faz muito mais com que a cidade se apresente para você do que você tente conhecer ela. 

Conhecer pessoas novas

Ao mesmo tempo que você se aventura sem rumo, com certeza você conhecerá pessoas novas. Sejam viajantes que estão fazendo o mesmo que você, ou na hora de pedir indicações e orientações, ou ainda frequentando ambientes tipicamente locais, será mais fácil fazer amizades.   

Até para os mais tímidos, viajar sem roteiro nesse caso vai ajudar a socializar. Aos viajantes que optam por se hospedar em hostels, essa também é uma boa alternativa para compartilhar a experiência com outras pessoas. Quem sabe, você consegue a companhia de outro viajante para explorar o destino ou até um nativo como guia para te apresentar o lugar.

Cuidado onde vai 

É claro que, apesar das vantagens de viajar sem roteiro, é preciso ter cuidado ao explorar um lugar que você não conhece. 

No momento em que decidir ir a algum lugar ou fazer algum passeio, faça uma pesquisa sobre ele antes. Pergunte para alguém sobre o local e garanta que, acima de tudo, você estará seguro. A experiência sozinho exige que estejamos mais atentos a nossa segurança e saúde.

Uso roteiro ou não?

Acredito que todo viajante precisa passar por diferentes experiências e descobrir de que maneira é mais proveitoso explorar um destino. Caso seja melhor para você, aqui no blog a gente te ajuda a como montar um roteiro ideal para a sua viagem!

Sempre avalie qual forma valerá o custo-benefício dos seus planos. A depender da sua disponibilidade e propósito, adapte a viagem, com roteiro ou sem, da forma que fará sua experiência a melhor possível!

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!