Nova proposta para entrada de turistas vacinados na UE

Uma luz no fim do túnel: A Comissão Europeia propôs aos Estados Membros a redução das restrições a viagens não essenciais para a União Europeia, o que engloba a permissão da entrada de turistas vacinados, inclusive com imunizantes não autorizados pela UE, provenientes de outros países.

voar na pandemia é seguro

 

A ideia é que essa permissão se dê por meio de um passaporte de saúde. Mas, enquanto, não há operacional para o passaporte, os Estados Membros poderiam aceitar documentos de países não pertencentes à União Europeia considerando a legislação nacional.

A Comissão propôs permitir a entrada de turistas provenientes de países que estão conseguindo manter sob controle a epidemia, como também aqueles que não atendem a esse requisito, mas receberam a última dose (com pelo menos 14 dias de antecedência da chegada ao destino) de uma das vacinas autorizadas pela UE, cuja lista não inclui a Coronavac.

Contudo, a novidade é que outras vacinas cujo uso emergencial tenha sido autorizado pela OMS podem vir a ser acatadas pela UE, o que englobaria a Coronavac.

Além disso, a Comissão também sugeriu a revisão dos atuais critérios adotados para definição das restrições, o que levaria a aumentar a lista de países dos quais viagens não essenciais são permitidas.

O assunto nos oferece uma montanha-russa de emoções. Na semana passada, noticiamos aqui no EPM a provável exclusão da Coronavac e Sputnik da lista de imunizantes aceitos pelo passaporte da vacina, o que seria um problema para todos os viajantes que receberam essas vacinas, inclusive brasileiros. Mas, agora, desponta uma esperança quanto à queda dessa exclusão.

UE
Saudades de jogar uma moedinha na Fontana di Trevi?

Enfim, vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos e torcer para que essa novela tenha um final feliz para os viajantes, em especial, os brasileiros.

O que você acha? Acredita que essa restrição quanto ao fornecedor da vacina vai ficar de pé? Ficou com alguma dúvida? Quem mais está ansioso para que flexibilizem a entrada dos brasileiros no Velho Continente? Conta pra gente na caixinha de comentários logo abaixo desse post. E, não deixe de me seguir no @quevoceviaje e acompanhar o meu conteúdo feito para que você viaje!

Um beijo e até o próximo post!

Juliana Molinari

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!