Maceió tem as praias urbanas mais bonitas do Brasil

Fala, viajante! Tudo bem com vocês? O Brasil 60 continua sua saga pelo Nordeste brasileiro e desta vez nós vamos explorar um pouco de Maceió, capital de Alagoas.

Lembrando que o Brasil 60 é o meu novo projeto, onde eu vou visitar 60 destinos brasileiros e registrar tudo em vídeo e em posts aqui no blog para vocês acompanharem tudinho. A New Trip está comigo nesta aventura, claro!!

Aliás, aproveita e já dá uma olhada no meu vídeo de Maceió (AL):

 

Por que Alagoas chama Alagoas?

Quando os primeiros colonizadores chegaram ao destino, viram que a região tinha muitas lagoas. Existem 3 grandes lagos no estado e, por isso, o nome tão óbvio. Agora, você sabe por que Maceió tem esse nome? Maceió significa uma espécie de alagadiço, como um mangue.

Aliás, o estado de Alagoas é berço de várias pessoas famosas como Graciliano Ramos, autor do livro “Vidas Secas”, Aurélio Buarque de Holanda que é criar do dicionário Aurélio, a jogadora de futebol Marta e o ex-jogador e treinador Zagallo. E não podemos deixar de citar o líder quilombola, Zumbi dos Palmares

O que fazer

Praia de Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara

Esta são as três principais praias de Maceió e você vai ouvir falar muito delas quando visitar o destino. Juntas elas seguem um extenso calçadão pela orla, que está coladinha na cidade. Estas praias urbanas são lindas, de mar azul clarinho e excelentes para todos os tipos de turistas.

Esta é uma das orlas mais bonitas que eu já visitei no Brasil. Aliás, pouquíssimas praias urbanas são tão lindas quanto em Maceió e boas pra aquele banho delicioso de mar. Na maioria das cidades grandes, precisamos ir até praias mais longe para tomar um banho de mar. Aqui, não, viajante!

Na orla você também encontra um daqueles famosos letreiros com o nome da cidade e é típico de cidades turísticas. Maceió também tem o seu.

Estevam em Maceió

Estevam em Maceió

O Farol da Ponta Verde fica bem perto da praia e ele é acessível quando a maré está baixa. Dá para ir caminhando tranquilamente até ele. Aliás, este lugar é muito lindo e para todo lugar que eu olho parece um quadro.

Pavilhão do Artesanato

É para quem gosta mesmo de artesanato. Aliás, o destino é muito conhecido por esta arte. Este pavilhão fica bem na divisa entre as praias de Ponta Verde e Pajuçara. Aproveita e visita também a Feirinha do Artesanato da Pajuçara. Uma das coisas mais legais que você vai encontrar nestes lugares é a renda filé, um verdadeiro patrimônio de Maceió.

Barraca de praia Lopana

A orla de Maceió tem um monte dessas barracas, mas a Lopana é uma das mais famosas. Estas barracas são ideais para curtir um dia na praia porque oferecem uma boa estrutura, além de comidinhas e bebidinhas deliciosas. Às vezes, tem até banda com música ao vivo.

Praça Dois Leões

Aqui na região de Jaraguá é como se fosse o centro histórico de Maceió, onde a cidade praticamente nasceu. Jaraguá significa enseada das canoas, já que em Maceió existem muitas canoas e, nesta região, havia um porto natural. Inclusive, neste bairro antigo ainda podemos ver os antigos barracões onde armazenavam os produtos.

E foi por conta deste porto e da sua importância, a cidade de Maceió começou a crescer. E cresceu tanto que superou a cidade de Marechal Deodoro, antiga principal cidade de Alagoas. Depois disso, Maceió acabou virando capital do estado.

Atrás do Museu da Imagem e do Som, que fica nesta praça, desde 1994 fica uma Estátua da Liberdade de apenas 2 metros, construída em 1906 e que já rodou vários pontos da cidade.

Associação Comercial de Maceió

Estevam em Maceió

Pra mim, este é o prédio mais bonito do centro histórico da cidade. Construído em 1928, por um arquiteto italiano, este prédio de estilo neoclássico chama a atenção por suas imensas colunas na fechada. É realmente muito belo!

Memorial à República

Este marco na cidade foi feito em homenagem aos dois primeiros presidentes do Brasil: Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, que eram alagoanos.

Marechal Deodoro

Estevam em Maceió

Este município fica a cerca de 20 minutos de Maceió e foi a primeira capital de Alagoas. Foi nesta cidade que nasceu o presidente de mesmo nome, que citamos na atração acima. A cidade é bem pequena, com pouco mais de 50 mil habitantes.

Nela, há duas igrejas lindas que valem uma visita: São Francisco e São Benedito dos Pretos, esta segunda para que os escravos rezassem separados dos seus senhores que frequentavam a primeira igreja. Outro ponto para visitar é a casa onde nasceu o presidente Marechal Deodoro.

A cidade é bem bonitinha e gostosa para caminhar, dá pra vir passar uma tarde. E pertinho dali ficam as praias do Frances e do Gunga, duas praias famosas do estado.

Praia do Francês

De Marechal Deodoro até aqui são uns 15 minutos de carro. A Praia do Francês é linda e tem uma parte mais tranquila onde tem arrecifes, e outra mais movimentada onde é possível passar passeios de jangada, andar de jet-ski e banana boat. Ou ficar de boa na areia.

Não deixe de visitar ainda o mirante do Gunga, que é um lugar incrível para curtir o pôr do sol.

Estevam em Maceió

Estevam em Maceió Estevam em Maceió

Onde comer

Restaurante Massagueirinha – pedimos uma seleção de peixes e frutos do mar, mas levamos para comer porque os restaurantes não estão servindo no local devido às restrições da pandemia.
Grazie Pizza Napolitana – são as únicas pizzas napolitanas de verdade no Nordeste e tem sabores que misturam a Itália e Maceió

Onde ficar

Hotel Água de Coco – fiquei neste hotel e ele é lindo e muito moderno,

Hotel Ritz Lagoa da Anta – o quarto que eu fiquei neste hotel é surreal, tem um piano, uma academia e até uma sauna, além de uma vista maravilhosa da varanda para a praia, mas a região não é ideal para banho de mar.

Veja mais fotos:

Hotel Água de Coco

Image 1 of 10

É isso, viajante! Nossa aventura por Maceió já terminou, mas eu ainda não vou embora de Alagoas. Fique ligado lá no meu canal do YouTube, me segue e saiba para onde estou indo em seguida. Além de ficar por dentro do Projeto Brasil 60!

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!