Espanha aberta ao turismo: visitantes vacinados podem entrar no país em junho

espanha-aberta-ao-turismo
País receberá turistas mediante comprovação de imunização

A Espanha aberta ao turismo será uma realidade para os viajantes internacionais em breve. Nesta sexta-feira (21), o país anunciou que suas fronteiras serão flexibilizadas a partir do dia 7 de junho, sob critérios de vacinação. As informações foram divulgadas pelo Boletim Oficial do Estado espanhol (BOE). Diante da chegada do verão, a expectativa é que a Europa possa voltar a receber visitantes durante as férias. Entretanto, algumas regras ainda permanecerão e nem todos estão aptos a entrar no país.

A decisão da Espanha veio na mesma semana em que a União Europeia decidiu aliviar algumas regras para a entrada de estrangeiros no continente. Algumas nações, como a espanhola, estão adotando regras específicas, dentro das previstas pelo grupo, para permitir a entrada de mais turistas,

Primeiramente, o critério geral pelos 27 países do bloco é de que pessoas residentes em países considerados “seguros” contra o coronavírus estejam liberados em breve. Mas, a lista específica de países ainda não teve sua atualização divulgada.

A regra básica para análise utilizada para determinar as nacionalidades autorizadas a entrar como turistas é o baixo número de novos casos de covid-19 para cada amostra de residentes no país. Atualmente, integram a lista: Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Tailândia e Israel.

Sendo assim, para os turistas moradores dos países acima listados, a vacinação completa pelas marcas Janssen, Moderna, Pfizer e AstraZeneca está totalmente liberada.

Porém, alguns nações estão determinando algumas regras individuais e mais flexíveis para receber visitantes. Além da Espanha, a Grécia também divulgou que voltará a receber turistas de forma mais acessível!

Regras da Espanha aberta ao turismo

A Espanha aberta ao turismo será uma realidade para um número limitado de brasileiros. Isso porque a principal regra para entrar no país é a imunização completa com uma das vacinas autorizadas pela União Europeia ou pela Organização Mundial da Saúde.

Sendo assim, no Brasil, apenas as pessoas vacinadas com a Pfizer ou a AstraZeneca poderão entrar na Espanha a partir de junho. Uma vez que a maioria do país está recebendo outras marcas de imunizantes, esses brasileiros ainda não poderão viajar para a Espanha nem para os países membros da UE, com exceção da Grécia. Ademais, outro fator que atrapalha os brasileiros de serem uma nação de viajantes internacionais são as variantes do coronavírus no país.

Além dos países considerados seguros pela União Europeia, a Espanha aberta ao turismo também incluiu outras nacionalidades que não precisam viajar sob critérios de restrição. Os japoneses e os britânicos já poderão entrar no país normalmente a partir da próxima segunda-feira (24).

Mesmo com a flexibilização, o jornal El País estimou que a Espanha aberta ao turismo só deve receber de 30% a 40% de visitantes em relação ao fluxo de pessoas no mesmo período antes da pandemia.

Passaporte sanitário europeu

Na tentativa de garantir o turismo seguro no continente, a União Europeia planeja lançar um passaporte sanitário. O documento será uma espécie de certificado, emitido em formato bilíngue, padronizando a comprovação de vacinação dos turistas e facilitando suas passagens em fronteiras. Sobretudo, a previsão é de que seu formato digital já esteja acessível no meio deste ano.

“Estamos convencidos de que este certificado digital UE-covid, assim como o relaxamento das restrições, nos permitirá um verão muito melhor que o de 2020”, declarou Pedro Sánchez, primeiro ministro espanhol.

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!