Conheça os Cânions do Xingó, em Canindé de São Francisco (SE)

Fala, viajante! Tudo bem com vocês? O Brasil 60 continua sua saga pelo Nordeste brasileiro e agora estamos visitando os Cânions do Xingó, que fica em Canindé de São Francisco, em Sergipe. Neste post vou te mostrar tudo o que tem pra fazer neste lugar lindo. 

Lembrando que o Brasil 60 é o meu novo projeto, onde eu vou visitar 60 destinos brasileiros e registrar tudo em vídeo e em posts aqui no blog para vocês acompanharem tudinho. A New Trip está comigo nesta aventura, claro!!

Aliás, aproveita e já dá uma olhada no meu vídeo:

 

Como chegar

De Aracajú até Canindé são cerca de 3h30 de carro, um percurso de pouco mais de 200km. Saímos do litoral direto para o sertão sergipano e, ao longo do caminho, conseguimos ver a mudança do cenário de uma cidade para outra. Apesar da capital Aracaju ser pequena, com pouco mais de meio milhão de habitantes, ao longo do percurso vemos cidades cada vez menores e até vilarejos com um estilo de vida totalmente diferente do que vemos na capital.

O que fazer

Passeio de catamarã

Este passeio pelo rio São Francisco tem duração de 3 horas e percorre a divisa de três estados: Alagoas, Sergipe e Bahia. Este rio era bem pequeno, mas ele foi inundado junto com a cidade de Canindé para a construção de uma represa para trazer água para o sertão.

O passeio conta com uma parada numa espécie de plataforma que oferece um pouco de estrutura para os turistas e passeios de canoa (R$20) em meios aos paredões alaranjados da região do rio.

EPM em Canindé de São Francisco (SE)

EPM em Canindé de São Francisco (SE)

EPM em Canindé de São Francisco (SE)

Passeio em Piranhas (AL)

A cidade de Piranhas (AL) está coladinha de Canindé de São Francisco (SE), cerca de 15 minutos, e vale muito a pena tirar um dia para visitar. As casinhas coloridas de estilo colonial do centro histórico são lindas e a noite é perfeita para curtir com os amigos.

EPM em Canindé de São Francisco (SE)

Parque dos Falcões

Em Itabaiana, há cerca de 1h de Aracaju, fica este refúgio de aves de rapina. Hoje, são 450 aves no local que recebem todo cuidado que precisam. Muitas delas foram resgatadas pelo Ibama e enviadas ao parque para reabilitação. O parque tem até um urubu albino, um raro espécime que só nasce a cada 200 anos na natureza.

Cangaço Eco Parque

Saindo de Piranhas, um catamarã te leva para este local onde fica a trilha onde Lampião, Maria Bonita e o seu bando foram emboscados e acabaram morrendo. A trilha da rota do cangaço tem 1.n600 metros e leva o turista até a Grota do Angico, local onde Lampião foi morto, em 1938.

A dica para fazer esta trilha, apesar de pequena, é usar roupas leves e se manter hidratado. Afinal, aqui é o sertão. Vale dizer que um guia acompanha a trilha e vai contanto um pouco da história do cangaço e do seu mais famoso cangaceiro.

Depois da trilha, você pode passar o dia curtindo toda a infraestrutura do local, com restaurante, atrativos

Curiosidades sobre o cangaço

EPM em Canindé de São Francisco (SE) EPM em Canindé de São Francisco (SE)

EPM em Canindé de São Francisco (SE) EPM em Canindé de São Francisco (SE)

Este movimento surgiu no século 19 para fazer justiça. E Lampião se juntou a este movimento para se tornar um justiceiro depois do assassinato de seu pai. Embora ele pensasse eu estava fazendo o bem, tentando fazer justiça a todos, ele era considerado um fora da lei.

É impossível falar de Lampião sem falar também de Maria Bonita, que se casou com o cangaceiro quando tinha apenas 18 anos e foi a primeira mulher a entrar para o cangaço. Foi uma revolução na época e ajudou muito o movimento a crescer.

Você sabe por que Lampião é chamado assim? Diziam que ele atirava tão bem e tão rápido que à noite, os tiras pareciam um lampião. Seu nome na verdade é Virgulino Ferreira da Silva.

Na emboscada que matou Lampião, 11 cangaceiros do seu bando e Maria Bonita também morreram e as suas cabeças foram decepadas e levadas como troféus para Maceió. Apesar de 24 cangaceiros terem sobrevivido à emboscada e escapado, o movimento do cangaço foi extinto por falta de liderança em 1940.

Onde comer

Karranca’s Bar e Restaurante – servem comido a la carte e buffet self service.
Cabloco D’Água – este restaurante fica na cidade de Piranhas, em Alagoas, mas é super perto para ir de carro. É um lugar bem legal para beber água de coco e ver o pôr do sol, porque tem uma paisagem linda.
Cachaçaria Altermar Dutra – fica no centro histórico de Piranhas, serve comida de todos os tipos para todos os gostos e tem música ao vivo.

Onde ficar

Xingó Parque Hotel Resort – maior e mais tradicional hotel de Canindé de São Francisco. O hotel em uma vista maravilhosa para Usina de Xingó, um café da manhã delicioso e cheio de opções de comida nordestina, e apresentações típicas de xaxado.

Estevam em Canindé de São Francisco (SE) (10)

Estevam em Canindé de São Francisco (SE) (10)
Vista do meu quarto no hotel Xingó Parque

 

É isso, viajante! Nossa aventura por Canindé de São Francisco e pelo menor estado do Brasil terminou. Me despeço de Sergipe apaixonado. Praias lindas, histórias do Velho Chico, gastronomia deliciosa e um povo super acolhedor. Esta foi minha terceira vez em Sergipe e com certeza não será a última. Já sabe qual é o meu próximo destino? Vai lá no YouTube e segue meu canal para ficar por dentro do Projeto Brasil 60!

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!