Vacinados com Coronavac ou Sputnik podem ser barrados na UE

Com a construção do chamado passaporte da vacina, vem à tona a discussão em torno de eventuais proibições para entrar em países que não aceitam viajantes vacinados com imunizantes de determinadas origens.

A Europa sinalizou que permitirá a entrada de americanos vacinados e a decisão decorreu, em grande parte, do fato dos Estados Unidos usarem vacinas aprovadas pela Comissão Europeia: Moderna, Pfizer/BioNTech e Johnson & Johnson.

Diante desse posicionamento, poderíamos deduzir que a União Europeia somente permitirá a entrada de viajantes imunizados com vacinas por ela aprovadas, o que não é o caso da Coronavac e Sputnik.

O Passaporte da Vacina é objeto de um regulamento em discussão pelos Governos Europeus e, a princípio, nele consta que cada Governo definirá quais vacinas vai aceitar.

Se tal condição emplacar, poderá ser considerada discriminatória na medida em que a disponibilidade e variedade de vacinas é reduzida para países menos favorecidos e grande parte da população mundial não tem a opção de escolher a vacina que vai tomar (ser vacinado, atualmente, já é um privilégio!).

A União Europeia não seria a primeira a vetar a entrada de viajantes imunizados com certas vacinas. A China já adota essa prática ao somente avaliar pedidos de visto de estrangeiros que tenham tomado uma vacina de origem chinesa.

Caso a onda pegue e cada país passe a definir como critério de acesso a seu território o fornecedor da vacina usada para imunizar o turista, vai ficar bem difícil viajar pelo mundo.

Lembrando que o setor turístico atravessa uma intensa crise e o passaporte da vacina, que teria sido criado para ajudar a retomar as viagens internacionais com segurança, acabará dificultando essa retomada.

Essa definição não impacta exclusivamente a liberdade de viajar, mas diretamente a economia de países que têm o turismo como uma de suas principais fontes de renda.

Mais uma vez, esperamos que a ciência e a vida andem de mãos dadas.

Qual é a sua opinião sobre o assunto? Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente na caixinha de comentários logo abaixo desse post. E, não deixe de me seguir no @quevoceviaje e acompanhar o meu conteúdo feito para que você viaje!

Um beijo e até o próximo post!

Juliana Molinari

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!