Roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu

O que fazer e onde comer no período de três dias em Foz do Iguaçu? Sou Juliana Molinari, criadora do @quevoceviaje, e neste post vou compartilhar com vocês dicas para conhecer essa cidade quando o tempo está curto!

FOZ DO IGUAÇU

A cidade tem uma ótima estrutura turística e inúmeros atrativos, sem falar da forma acolhedora do seu povo de receber os turistas. Esse conjunto de fatores é a receita perfeita para conquistar quem visita Foz do Iguaçu.

Foz do Iguaçu

Lembrando que, em menos de 1 hora e meia de voo, saindo de São Paulo, é possível chegar ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que está a alguns minutos de Uber do centro da cidade.

Como minha viagem para Foz foi bem curtinha, tive que priorizar o que ver e o que conhecer da gastronomia local. Bora descobrir como construí meu roteiro, viajantes?

Primeiro Dia

As Cataratas

Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu

Não tive dúvidas quanto a dedicar quase um dia inteiro para conhecer a atração mais famosa e que melhor representa Foz do Iguaçu: as Cataratas do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade!

Já compartilhei aqui com vocês a visita a esse lugar que faz nossos olhos brilharem e despertam o nosso orgulho de sermos brasileiros. Cliquem aqui e vejam como é imperdível essa experiência.

Pra finalizar o dia, a dica é um “almojanta” no Rafain Churrascaria, super tradicional na cidade, em especial, pelo jantar show, espetáculo artístico de música e dança, aliado a um saboroso churrasco de carnes nobres.

Dica de Economia: Lá em Foz, conhecemos o Sr. Ademilson Viturino, do Três Fronteiras Navegação e Turismo, que nos deu um cupom de desconto para almoçarmos no Rafain e valeu super a pena! Eu e minha família comemos à vontade num sistema de buffet super variado. Mandem um WhatsApp (45 991033799) pra ele quando estiverem em Foz e vejam se ainda está rolando esse cupom de desconto!

Segundo dia

Parque das Aves

Grudadinho nas Cataratas, também pode ser visitado no mesmo dia da visita às quedas, mas, particularmente, acho meio cansativo percorrer esse dois pontos turísticos no mesmo dia, em especial quando é feito o passeio Macuco Safari.

O Parque das Aves conta com cinco viveiros de imersão com várias espécies da Mata Atlântica, sendo que 52% delas são resgatadas do tráfico ou dos maus tratos. Lá é possível ter a experiência de ver um bando de araras sobrevoando sua cabeça.

Marco das Três Fronteiras

Prepare-se para uma imersão na história e uma vista de tirar o fôlego, além de vários cantinhos “instagramáveis”!

Marco das Três Fronteiras

A arquitetura do local é uma reprodução das construções da época das Missões Jesuíticas, que podem ser melhor compreendidas por meio dos inúmeros painéis ilustrados e explicativos desse período da história.

Marco das 3 Fronteiras

Há, também, o Labirinto Cultural, composto por pinturas feitas por artistas dos 3 países que formam a fronteira: Brasil, Argentina e Paraguai.

O Obelisco, centrado num belo chafariz e com mais de 100 anos, chama a atenção de todos e fica em frente ao belo cartão postal, o encontro dos Rios Paraná e Iguaçu.

Marco das Três Fronteiras

Dica: Visite o Marco das Três Fronteiras ao final do dia para poder assistir ao espetáculo do pôr do sol nesse lugar!

Marco das Três Fronteiras

O Marco está aberto de terça a domingo e em todos esses dias oferece um show folclórico para seus visitantes, oportunidade que temos para entender melhor a lenda das Cataratas e nos encantarmos com a cultura de cada um dos países que formam a fronteira, com direito a tango, samba e muito mais!

Marco das Três Fronteiras

Bateu a fome? Não se preocupe! No Marco você encontra uma praça gastronômica e um restaurante.

Terceiro Dia

Complexo Turístico Itaipu

Eu simplesmente me encantei com a grandiosidade e história do Complexo Turístico Itaipu, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia pura e renovável!

Usina Itaipu

O espaço é extremamente organizado e limpo, com cuidados adicionais de limpeza e muito relevantes em tempos de pandemia, como por exemplo, a limpeza com álcool das canetas usadas na bilheteria e das bandejas usadas no raio X na entrada do Complexo. Pequenos detalhes que demonstram um valioso cuidado.

Existem três tipos de passeio: Itaipu Panorâmica, Itaipu Refúgio Biológico e Itaipu Ecomuseu.

O nosso escolhido foi Itaipu Panorâmica. Nesse passeio, embarcamos num ônibus panorâmico, acompanhados de uma guia que, em português e inglês, passa de forma detalhada informações sobre o local enquanto a visita é realizada.

Dentre as informações passadas pela guia, destaco as seguintes curiosidades:

  • A barragem de Itaipu tem 7.919 metros de extensão e 196 metros de altura, equivalente a um prédio de 65 andares;
  • O volume de concreto usado na construção da hidrelétrica (12,7 milhões de m³) seria suficiente para a construção de 210 estádios de futebol do tamanho do Maracanã, no Rio de Janeiro;
  • A quantidade de ferro e aço usada possibilitaria a construção de 380 Torres Eiffel;
  • 20 milhões de mudas de árvores nativas foram plantadas na faixa de proteção do reservatório, o maior reflorestamento do gênero feito no mundo;
  • A vazão máxima do vertedouro (por onde escoa o excesso de água da barragem) da Itaipu (62,2 mil metros cúbicos por segundo) é 40 vezes superior à vazão média das Cataratas do Iguaçu (1.500 metros cúbicos por segundo);
  • A vazão de duas turbinas da usina (700 metros cúbicos de água por segundo cada) equivale à vazão média das Cataratas do Iguaçu; e
  • Pasmem…Itaipu é capaz de produzir energia para iluminar o mundo por 43 dias!!!

Mas, não pensem que os visitantes ficam somente dentro do ônibus. Há uma parada bem em frente ao vertedouro e outra numa espécie de Centro de Visitação, onde é possível ter uma vista privilegiada de toda a barragem, assistir a um filme sobre a usina e, ainda, interagir, ao vivo, com um operário que trabalhou na construção da obra. Uauuuuu! Como é bom conhecer e reconhecer quem colocou as mãos na massa para hoje termos essa grandiosa usina!

Usina Itaipu

Mas, o ponto alto é no alto, quando o ônibus percorre o topo da barragem: de um lado está o gigante reservatório e do outro uma vista de todo o complexo!

Usina Itaipu

Paraguai

Saudades de fazer umas comprinhas no exterior? O Paraguai pode ser uma alternativa. Fazendo divisa com Foz, a Ponte de Amizade que liga os dois países pode ser atravessada por meio de táxis licenciados, moto táxis, ônibus ou a pé. A última opção foi nossa escolha. Diante do trânsito pesado na travessia, pegamos um Uber do nosso hotel até a Ponte e percorremos a ponte a pé.

Ponte da Amizade

Agora, vamos ao que interessa. Vale a pena? Com o dólar nas alturas, não achei muito atraente fazer compras por lá, tanto que as lojas de renome, como Monalisa e SAX, estavam quase às moscas e a Mega Eletrônicos estava com um movimento razoável.

Dica: compre somente em lojas como essas, não responda às abordagens na rua e evite os táxis paraguaios, diante dos inúmeros relatos de fraude.

Pra fechar com chave de ouro seus dias em Foz, não deixe de ir ao restaurante Pátio Pomare, um espaço aconchegante inspirado no mediterrâneo que oferece comida italiana e grega fenomenal.

Pátio Pomare

Viajantes, três dias são poucos para explorar Foz, mas acredito que esses passeios e experiências são os essenciais para que vocês se apaixonem pela cidade e fiquem com aquela de vontade de voltar e conhecer melhor esse pedacinho do Paraná!

Gostaram das dicas? Ficaram com alguma dúvida? Contem pra gente na caixinha de comentários logo abaixo desse post. E, não deixem de me seguir no @quevoceviaje e acompanhar o meu conteúdo feito para que vocês viajem!

Um beijo e até o próximo post!

Juliana Molinari

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!