Lançamento do Passaporte de Vacinação Nacional

O Brasil já conta com um importante instrumento para a retomada dos eventos e do turismo no país: o chamado Passaporte de Vacinação, um certificado digital de vacinação, disponível no aplicativo “Conecte SUS”, que fornece informações sobre a vacinação do cidadão.

Lançamento do Passaporte de Vacinação Nacional
Imagem obtida no Instagram do Ministro Gilson Machado Neto

Nessa última terça-feira (06), o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, realizou mais uma reunião com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para tratar do assunto.

O Ministro do Turismo declarou que, agora, os gestores estaduais e municipais contam com essa ferramenta que, conforme as especificidades de cada localidade, pode ser usada como uma forma de flexibilizar o acesso das pessoas a eventos e locais turísticos, sempre respeitando as normas de segurança sanitária, como já ocorre em outros países.

Vale lembrar que a Comissão Europeia propôs a criação do Digital Green Certificate que visa ajudar a livre circulação segura dos cidadãos na União Europeia na pandemia. Lá, o certificado não se limitará a fornecer uma prova de que a pessoa foi vacinada, mas que também teve um resultado negativo no teste ou se recuperou da covid-19. 

“O certificado oferece uma solução à escala da União Europeia para garantir que os cidadãos sejam beneficiados de um instrumento digital harmonizado destinado a apoiar a livre circulação na UE. Esta é uma mensagem positiva de apoio à recuperação. Os nossos principais objetivos são proporcionar um instrumento de fácil utilização, não discriminatório e seguro, que respeite plenamente a proteção de dados. Além disso, continuamos a trabalhar no sentido de uma convergência internacional com outros parceiros”, declarou a vice-presidente dos Valores e Transparência da Comissão Europeia, Vera Jourová.

O Ministro Gilson Machado Neto destacou que:

“O turismo e o setor de entretenimento seguem trabalhando para quando chegar o momento da retomada. Por isso, ter uma comprovação de vacinação que ofereça mais segurança para turistas e trabalhadores é fundamental. Juntos vamos fortalecer o turismo do nosso Brasil e seremos fundamentais na recuperação econômica do Brasil.”  

O próximo passo é viabilizar o uso da ferramenta por brasileiros em viagens ao exterior.

Sinto que estamos caminhando para uma retomada segura do turismo e do setor de eventos. O que acha desta iniciativa para criação do passaporte de vacinação, Viajante? Conta pra gente aqui sua dúvida ou opinião na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras notícias como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!

Até o próximo post!

Posts Relacionados