Cuidados antes de embarcar em uma viagem de trem

Esteja atento antes de fazer uma viagem de trem - EPM
Esteja atento antes de fazer uma viagem de trem

Aqui no Brasil não temos o hábito de fazermos viagem de trem, mas diversos países e continentes utilizam esse meio de transporte para conectar cidades, regiões e países. Para quem planeja viajar e usar o trem para se locomover, é importante estar atento a algumas coisas na primeira experiência

A Europa, por exemplo, é um continente que interliga quase tudo com veículos sobre trilhos. Além de serem rápidos, muitas vezes eles têm um ótimo custo benefício para os viajantes. Por isso, vim compartilhar alguns lembretes e dicas na hora de viajar com eles. 

Bagagens pesadas atrapalham

Fazer uma viagem de trem carregado de malas pode ser um problema. Geralmente, os degraus para os vagões são altos e o espaço das portas é estreito. Principalmente se você for subir ou descer em um local que o trem está apenas de passagem, é necessário ser rápido na sua movimentação já que outras pessoas também estarão entrando e saindo enquanto o veículo estiver parado. 

O ideal nas viagens de trem são as bagagens práticas, que possam ser carregadas facilmente durante o embarque e desembarque. Até porque, nem sempre há espaço dentro do veículo para grandes malas. Quando os trens estão com muitos passageiros, os bagageiros podem ficar lotados e será difícil competir pelo pouco espaço de acomodar seguramente os pertences. 

Escolha a estação ideal para a viagem de trem

Uma mesma cidade pode ter mais de uma estação de trem. Às vezes, as linhas passam por todas elas e, às vezes, não. Por isso, o ideal ao planejar uma viagem de trem, partindo ou chegando a um determinado lugar, é estar atento se há mais de um ponto de parada no local. 

lisboa-estacao-de-trem-EPM
Lisboa é um exemplo de cidade com mais de uma estação de trem onde é possível embarcar de acordo com a comodidade, a depender da linha

Dessa forma, você pode economizar com transporte local ou conseguir um melhor custo-benefício no deslocamento indo para a estação mais cômoda para você. Geralmente, no processo de compra da passagem você já pode descobrir qual a rota da linha que você irá pegar e quais as paradas dele. Esteja atento para que o trem seja um meio que facilite sua viagem. 

Fique de olho no seu assento 

Assento em viagem de trem - EPM
Atenção com o vagão e poltrona impressos na passagem de trem

Assim como quando compramos passagens de avião ou ônibus, geralmente os trens podem ter marcação de assento, ou pelo menos, de vagão, principalmente de acordo com a classe que você comprou seu ticket. Como eles são veículos longos em extensão, às vezes o lugar onde você estará esperando por ele na plataforma não é necessariamente onde o vagão correspondente a sua passagem irá parar. 

Por isso, preste atenção nas informações do seu ticket. Você pode embarcar por um outro vagão, que não o seu, e precisar se deslocar lá dentro até chegar no local reservado. Ou identifique qual o vagão referente a sua passagem ainda na plataforma e já embarque corretamente onde você se acomodará. 

Os trens geralmente possuem fiscais, que passarão para conferir sua passagem, por isso, para evitar qualquer transtorno, é importante sentar-se no lugar correspondente ao seu bilhete.

Valide a passagem antes da viagem de trem

Aproveitando o cuidado de estar no vagão correto, fique alerta sobre a necessidade de validar o seu ticket antes de embarcar na viagem de trem. Isso vai garantir o seu registro como passageiro. Em alguns lugares, a falta de validação do bilhete pode gerar uma multa para o viajante. Então, fique esperto! 

Geralmente, a validação é feita em pequenas máquinas automáticas onde basta você encostar o ticket ou passar o código impresso nele em um leitor. Na dúvida, pergunte para alguém que trabalha no local se é necessário validar a passagem e onde você pode fazê-la. 

Estando atento a esses cuidados e se precavendo, viajar de trem é maravilhoso! Além de uma experiência rápida e tranquila, geralmente rende ótimas paisagens para se admirar durante o trajeto.

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!