Azul e Latam retomam voos entre Brasil e Portugal

Na última sexta-feira (16), as autoridades portuguesas comunicaram a autorização para a retomada das viagens aéreas de Portugal com o Brasil e o Reino Unido, mas apenas viagens consideradas essenciais, quais sejam, “as destinadas a permitir o trânsito ou a entrada em Portugal de cidadãos em viagens por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias”, conforme informado no site da Embaixada de Portugal no Brasil.

Diante da permissão do Governo Português, conforme já compartilhado aqui no EPM, a TAP retomou seus voos com tudo! A companhia prevê a realização de 25 voos semanais entre Brasil e Portugal para o mês de abril.

A Azul não ficou para trás e voltou a fazer três voos semanais entre Campinas e Lisboa, desde o último domingo (18), com a maior aeronave da sua frota, o Airbus A330-900neo, com capacidade para até duzentos e noventa e oito passageiros. A companhia planeja retomar os voos diários a contar de 31 de maio.

A Latam segue o mesmo caminho e retomará os voos entre Guarulhos (SP) e Lisboa no próximo dia 22.

Contudo, vale destacar que apenas cidadãos portugueses, da União Europeia ou que tenham residência fixa no país poderão viajar nesse momento. Além disso, Portugal continuará exigindo o atendimento de determinadas condições pelos viajantes para entrada em território português. O Ministério dos Negócios Estrangeiros do país informa que:

“Todos os cidadãos que cheguem a Portugal por via aérea (exceto as crianças que não tenham completado 24 meses de idade) têm de apresentar comprovativo de realização de teste laboratorial (RT-PCR) para rastreio da infeção por SARSCoV-2, com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque.

Os passageiros dos voos originários do Brasil têm de cumprir, após a entrada em Portugal continental, um período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde.

Estão excecionados do cumprimento do isolamento profilático os passageiros que se desloquem em viagens essenciais e cujo período de permanência em território nacional, atestado por bilhete de regresso, não exceda as 48 horas, devendo limitar as suas deslocações ao essencial para o fim que motivou a entrada em território nacional.”

Como as regras para entrada em qualquer país estão em constante alteração, é altamente aconselhável consultá-las previamente à compra das passagens e ao embarque.

A decisão de Portugal em retomar os voos com o Brasil vem na contramão do recente anúncio feito pela França, no último dia 13, da suspensão de todos os voos entre a França e o Brasil até novas ordens. Teria sido Portugal muito arrojado em sua decisão ou a França é que teria exagerado ao proibir os voos com o Brasil? Difícil entender.

Conta pra gente aqui sua dúvida ou opinião na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras notícias como essa. Aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!

Até o próximo post!

Juliana Molinari

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!