Aracaju tem a orla mais bonita do Brasil

Fala, viajante! Tudo bem com vocês? O Brasil 60 continua pelo Nordeste brasileiro e agora visita a capital de Sergipe, Aracaju. Neste post vou te mostrar a orla mais bonita do Brasil, além de muitas coisas legais para você fazer no menor estado do país.

Lembrando que o Brasil 60 é o meu novo projeto, onde eu vou visitar 60 destinos brasileiros e registrar tudo em vídeo e em posts aqui no blog para vocês acompanharem tudinho. A New Trip está comigo nesta aventura, claro!!

Aliás, aproveita e já dá uma olhada no meu vídeo de Aracaju (SE):

 

Curiosidades de Aracaju

  1. Aracaju surgiu em 1855, mas ela não foi a única capital do estado. Sergipe já tinha uma capital, que era São Cristóvão, mas ela não ficava próxima ao mar e naquela época era muito importante para uma capital no litoral para facilitar as coisas.
  2. Sergipe é o menor estado do Brasil, com aproximadamente 2,3 milhões de habitantes, e Aracaju é a capital menos populosa do Nordeste, com 665 mil habitantes.
  3. Aracaju é tão plana que possui diversas ciclovias, além de ser uma cidade bem fácil de você se locomover. Além disso, as ruas são bem largas e planejadas.
  4. Aracaju significa cajueiro das araras. Isso porque na região existiam muitas araras e cajueiros.
  5. No entanto, a fruta típica da cidade é a mangada e não o caju.
  6. Uma curiosidade sobre o estado, ele é considerado a terra do caranguejo.
  7. A qualidade de vida em Aracaju é considerada uma das melhores do Nordeste.

O que ver e fazer em Aracaju:

Passeio de catamarã

Um passeio que você não pode deixar de fazer em Aracaju é o de catamarã para conhecer Croa do Goré e a Ilha dos Namorados. O passeio custa R$ 100 e dura cerca de 4 horas. Este é um dos passeios mais procurados pelos turistas na cidade e o motivo é que os lugares visitados são lindos!!! Além do catamarã, é possível fazer este passeio com lanchas privativas e serviços mais exclusivos. Em meia hora de passeio chegamos na Croa do Goré, um banco de areia que se forma com a maré baixa e que tem uma pequena infraestrutura para receber os turistas. Em mais meia hora chegamos na Ilha dos Namorados, que recebeu este nome porque um casal que foi namorar na ilha perdeu o barco e preciso esperar se resgatado. Será que essa história é verdade?

Largo da Gente Sergipana

Neste local podemos observar as características dos 75 municípios do estado. Em 2018, a cidade ganhou esculturas que celebram a cultura, as tradições e o folclore do estado. Este local fica bem em frente ao Museu da Gente Sergipana.

Ponte do Imperador

Esta ponte foi construída para receber a visita de Dom Pedro II em Aracaju, em 1860. Na verdade, não é bem uma ponte, é mais um píer que foi usado para o seu desembarque na cidade.  

Praça dos Mercados

São três mercados próximos, sendo que um deles vende principalmente artesanato, outro queijos e castanhas. Entres eles, a passarela das flores liga o primeiro ao segundo mercado. Já o último é mais um hortifruti e que também vede frutos do mar.

 

Ponte Construtor João Alves

Esta ponte estaiada liga Aracaju ao município de Barra dos Coqueiros, conhecido ainda como Ilha de Santa Luzia. Em frente fica uma orla bem bonita com espaços para descansar e de onde se tem uma vista linda de toda a ponte.

Igreja de Santo Antônio

Ela fica em uma colina e tem uma bela vista para a cidade. Além disso, diz a lenda que se as mulheres solteiras derem três voltas no entorno da igreja, para o lado esquerdo, elas casam rapidinho. Mas, se quiserem se divorciar, é só dar as voltas para o lado direito. Será que para os homens também vale?

Praça dos 3 Poderes

Aqui nesta praça ficam os prédios dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo do estado. O local é bonito de dia, mas à noite ganha ainda mais beleza, pois, fica todo iluminado. A praça foi toda revitalizada, está linda e é ideal para um passeio.

Onde comer

Restaurante Cariri – lugar ideal para comer um caranguejo porque eles te ensinam a comer o bicho com o seu personal caranguejo.
SUP Amigos – lugar ideal para ver o sol e tomar um drink com os amigos.
Restaurante Sollo – de frente para o mar, funciona bem como beach club e a noite é perfeito para um drink.
Casa de Forró Cariri – lugar ideal para jantar e curtir um forrózinho.  
Hangar 645 Food Park – lugar interessante que reúne uma diversidade de restaurantes de diferentes tipos de culinária.
Pitú com Pirão da Eliane – fica na praia de Atalaia e já ganhou o prêmio TripAdvisor Traveller’s Choice 2020.

Onde ficar

 Jatobá Praia Hotel – fica em frente a orla de Atalaia, próximo da passarela do caranguejo. Já me hospedei nele da última vez que estive em Aracaju.              

Quality Hotel Aracaju – hotel bem novo e equipado, servem café no quarto e tem uma piscina bem bonita, além de estar localizado ao lado de um shopping.

 

É isso, viajante! Nossa aventura por Aracaju já terminou. Apesar de ser um estado tão pequeno tem tantas coisas legais para fazer! Vale muito a pena a visita. Obrigada a @faroltur que me acompanhou todo o tempo. Já sabe qual é o meu próximo destino? Vai lá no YouTube e segue meu canal para ficar por dentro do Projeto Brasil 60!