4 experiências para se sentir como um nativo nas viagens

4 experiências para se sentir como um nativo nas viagens

Uma das coisas mais incríveis quando viajamos para um lugar novo é conhecer de perto a cultura local. E qual a melhor forma de fazer isso se não vivenciando momentos como um nativo? Para incentivar essas experiências, eu trouxe quatro dicas de como se sentir como um verdadeiro morador local quando estiver visitando os próximos destinos.

Faça compras no supermercado

experiência
Experimente um dia com produtos locais

Uma forma divertida de conhecer mais de perto a cultura e costumes é consumir produtos que, normalmente, fazem parte do dia a dia de um nativo. E nada mais prático para oferecer uma experiência do que ir ao supermercado!

Se aqui no Brasil já é comum termos determinadas comidas e produtos em uma região e não encontramos os mesmos em outras, isso acontece com bem mais frequência fora do país. Sempre vai haver algo nas prateleiras que vai te surpreender, mas que pode ser bem comum naquele lugar.

É curioso encontrar produtos que nunca ouvimos falar ou comparar com itens semelhantes aos que temos onde moramos Sempre vale a pena fazer um lanche ou comprar itens para preparar uma refeição explorando comidas que você nunca experimentou, por exemplo.

Conhecer a culinária local faz parte de conhecer a cultura de um lugar e, estar perto do dia a dia do consumo de quem vive naquela cidade, faz com que a sua chance de estar próximo dos hábitos de um nativo seja bem mais real.

Experimente restaurantes de comida caseira

experiências
É possível achar comidas típicas em estabelecimentos simples, que muitas vezes preservam receitas de família

Seguindo a dica de conhecer um lugar pela barriga, conhecer restaurantes famosos e que são atrativos aos turistas são boas experiências quando se está num lugar novo. Mas, uma ótima forma de experimentar o tempero que, normalmente, faz parte da mesa dos nativos é visitar estabelecimentos de comida caseira.

Às vezes, os restaurantes, lanchonetes e padarias menos famosos e mais reservados podem oferecer pratos bem mais típicos e próximos da culinária local. Vale a pena comparar lugares que são altamente recomendados com algum mais simples que esteja perto da sua hospedagem, por exemplo.

Você não só pode se surpreender com a comida, como também com o acolhimento e com a experiência de estar rodeado de pessoas que residem na cidade compartilhando o mesmo espaço.

Passe um dia num lugar de lazer dos locais

Em toda cidade existe um ou pelo menos alguns lugares que, normalmente, são usados pelos locais para os momentos de lazer. Seja uma praça, uma praia, um parque, uma avenida, uma feira popular… Algum entretenimento ocupa os fins de semana e os momentos de descanso dos moradores.

Uma dica para se enturmar e ver de perto como os nativos se divertem é tirar um dia para segui-los num roteiro típico dos locais. Além de viver uma experiência diferente do que provavelmente os turistas estão acostumados, você terá a oportunidade de talvez conhecer uma forma totalmente diferente de se divertir no tempo livre e até sair da zona de conforto.

Foi visitando um parque em Munique, normalmente usado pelos locais aos fins de semana, que descobri que as pessoas surfam na correnteza do rio

Um dia para ir a lugar nenhum

A depender de quanto tempo você ficará no destino, se tiver dias de sobra ou não planejar ter dias integralmente turísticos, escolha um deles para passear sem roteiro. Opte por conhecer um bairro, uma região ou atravesse a cidade despretensiosamente.

A depender da escolha de como fazer esse “dia sem rumo” você pode ir a pé ou pegar uma linha de ônibus e acompanhar todo o trajeto dele. O interessante de viver esse tipo de experiência é que você poderá conhecer coisas que fazem parte da cidade e podem ser inclusive famosas entre os locais, mas que passam despercebidas por quem foca somente nos pontos turísticos.

Acredito, particularmente, que se aproximar do dia a dia que quem vive nas cidades por onde passo me ajuda a conhecer a cultura local de uma forma muito mais divertida e interessante. Assim, eu me sinto abraçada pelo lugar como se realmente fosse uma nativa! E você, conte pra gente suas experiências nos destinos que já visitou?

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

 

 

Posts Relacionados