PORTUGAL PRETENDE REABRIR FRONTEIRAS AO TURISMO ATÉ MAIO

Fala, viajantes! Passando rapidinho aqui pra trazer uma boa notícia: Portugal pretende reabrir suas fronteiras ao turismo até o mês de maio

Portugal - Estevam Pelo Mundo

A NOTÍCIA 

Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo de Portugal, em entrevista a rede britânica de televisão BBC, prevê a abertura das fronteiras lusitanas para o turismo já no início de maio. A priori, seriam exigidos testes (provavelmente RT-PCR) ou certificados de vacinação. 

Confiram o que disse a secretária: 

“Por enquanto, as viagens não essenciais precisam de ser restritas, mas acreditamos que Portugal vai poder permitir viagens sem restrições em breve, não só para pessoas vacinadas, mas também para pessoas imunes ou que testem negativo” Em seguida, no que tange a abertura ao turismo acrescentou: “vai acontecer em breve, dentro de uns dois meses, talvez no início de maio”. 

Rita Marques também afirmou:

“Portugal está trabalhando no sentido de reabrir o turismo o mais rápido possível de uma forma segura” e mostrou confiança no chamado “passaporte verde”, que deve ser anunciado e publicado pela união europeia como projeto de lei até 17 de março.

Portugal - Rita Marques - Estevam Pelo Mundo
Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo de Portugal

Segundo apuramos, o tal “passaporte verde” permitiria àqueles que foram totalmente vacinados circular livremente entre os países dentro do bloco, no intuito da retomada do setor de viagens. Vale lembrar que este foi um dos setores mais atingidos pela crise.

UM ADENDO 

Vale igualmente lembrar que, a TAP Air Portugal, empresa bandeira da terrinha, através da TAP Cargo foi responsável pela maior remessa de matéria-prima para vacina do Brasil contra a Covid-19. Para acessar a matéria que fizemos com exclusividade basta clicar aqui

UMA ANÁLISE PESSOAL

Bem, aqui segue uma análise particular minha sobre o anúncio. Alguns fatores devem ser levados em conta pelo estado português ao tomar esta decisão. Antes mesmo de medidas sanitárias isto precisa ser muito bem acordado com Bruxelas. Infelizmente, os estados-membros da UE, mesmo com muitos esforços, ainda não estão se entendendo muito bem entre si no que tange suas fronteiras. Não obstante, um acordo com países não membros do bloco, porém integrantes do espaço de Schengen (vide Suíça e Islândia, por exemplo) precisa ser muito bem acertado e costurado. 

No que tange a pandemia do novo Coronavírus, uma das coisas que mais aprendemos ao longo deste último ano é que não há nada certo em tempos tão digamos… estranhos. Grandes especialistas e consultorias erraram todas as suas previsões. A única coisa que sabemos é que, assim como tudo, a pandemia passará. Mas, infelizmente, não há quando prevê quando… 

Não obstante, Portugal começa somente agora a sair da segunda onda da pandemia da Covid-19. Maio parece-me um pouco cedo para um reabertura. Entretanto, espero estar errado e que o plano de abertura de fronteiras do governo português dê certo e que a terrinha volte a abrir-se ao mundo tão breve possível. 

Igualmente, é essencial para esta reabertura a vacinação em massa da população portuguesa. Assim, com a população em grande parte vacinada a taxa de transmissibilidade do novo Coronavírus será, consequentemente, menor e assim, o numero de casos despencará. 

CONSIDERAÇÕES

Pois bem, fico particularmente muito feliz em ver, mesmo que pouco a pouco, algumas boas notícias chegando em meio a todo este vendaval que está sendo a pandemia do novo coronavírus. A consequência direta do aumento da vacinação é, como pontuamos acima, que quanto maior a quantidade de vacinados, menor a taxa de contágio e, naturalmente, menor o número de casos. Assim, quanto mais rápido e ágil for a vacinação, mais rápido iremos atingir a imunidade coletiva (ou imunidade de rebanho, termo mais técnico). 

Lembre-se: tudo passa. E depois da tempestade, vem a bonança 😉 

FINALIZANDO

E você? Animado para dentro em breve poder cruzar o atlântico e pisar na terrinha? Igualmente, já teve algum ente querido de idade mais avançada vacinado? Ou até mesmo você que venha a ser profissional da saúde já foi vacinado? Conta pra gente! 

Igualmente, se ficou alguma dúvida joga sua pergunta lá. Teremos o maior prazer em respondê-lo. E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!

Ah! E agora, para não perder o hábito dos posts que expresso minha opinião particular, vamos deixar uma coisa bem clara: estas são opiniões estritamente minhas. Não reflete a opinião do Estevam, de nenhum outro colunista do portal EPM ou tampouco do Estevam Pelo Mundo como fonte de informação e pesquisa sobre viagens, companhias aéreas, hotéis e demais assuntos da mesma natureza. Vamos deixar isso bem claro.

Vamos deixar também uma outra coisa bem clara: todo e qualquer produto ou informação que eu traga além do tópico que eu revise, seja ele um voo em cabine premium, um programa de fidelidade, um lounge ou um hotel, sigo minha própria independência, bem como as diretrizes de imparcialidade do Estevam Pelo Mundo. Em assim sendo, tenho total liberdade e obrigação para com nossos leitores para pontuar, sob a minha ótica, o que acho/acredito.

QUEM SOU EU?

Lucas Cabral, editor-chefe aqui do EPM para programas de fidelidade, cartões de crédito, pontos, milhas aéreas e afins. Estou aqui precisamente desde meados de maio. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉

Por fim, um grande abraço e até o próximo post!

LUCAS CABRAL

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

 

 

Posts Relacionados