Grécia: viagem dos sonhos a bordo de um cruzeiro

Hola, viajantes! Sou Juliana Molinari, criadora do @quevoceviaje, e vou compartilhar com vocês a experiência de conhecer a Grécia por meio de um cruzeiro e provar que é possível realizar o sonho de visitar Santorini, Mikonos e outros paraísos gregos gastando menos que se imagina.

QUAL É O SEU SONHO DE VIAGEM?

Quem aí tem uma listinha de lugares que deseja conhecer levanta a mão! Qual destino ocupa a primeira posição na sua lista? Na minha, por muito tempo, o primeiro lugar foi ocupado pela Grécia e, em 2017, eu tive o privilégio de realizar esse sonho. Até então, eu via essa viagem como algo muito distante e difícil de ser concretizado, mas, eu estava enganada e vou mostrar pra vocês por quê.

Grécia

CRUZEIRO – UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA

A Grécia é formada por mais de 6 mil ilhas, sendo 227 habitadas, e percorrê-las (ao menos as mais famosas) exige uma boa logística e um razoável orçamento.

Ciente disso, cheguei a idealizar alguns roteiros, considerando o meu limitado tempo e dinheiro, mas não conseguia fazer fechar a conta.

Foi quando eu cogitei a possibilidade de fazer um cruzeiro para realizar esse meu sonho de viagem e, para a minha surpresa, a conta passou a fechar sem grandes apertos.

O primeiro passo foi encontrar rotas marítimas que passassem em todas as cidades que eu mais queria conhecer e, depois disso, comparar os preços, considerando a companhia responsável pelo cruzeiro, a quantidade de dias e tudo o que estava incluso no preço.

Pode ter gente torcendo o nariz agora, pensando: Mas, cruzeiro é coisa da terceira idade! Posso afirmar que isso não é uma verdade, cruzeiro é para todas as idades. Já fiz alguns no Caribe e na Europa e falo que, depois que você faz o primeiro, não quer mais parar.

Veja os motivos:

– Não há tédio nesse tipo de viagem porque a infraestrutura dos navios é surpreendente! A diversidade de atividades e excursões oferecidos é gigante e vai até faltar tempo para você usufruir de tudo que é disponibilizado.

– Você consegue conhecer vários lugares numa única viagem sem ter que montar e desmontar acampamento ao longo do caminho.

– É all-inclusive: você come e bebe à vontade. Mas, detalhe – em alguns cruzeiros você precisa pagar uma taxa adicional para ter acesso a bebidas alcoólicas, sucos e drinks sem álcool.

– Ótima relação custo-benefício: hospedagem, locomoção de um destino até outro e alimentação por um preço único.

Masssss, não poderia deixar de falar do ponto negativo que visualizo. O cruzeiro nos permite conhecer um destino de forma superficial, considerando que o navio fica atracado no mesmo lugar, geralmente, por menos de 24 horas. Contudo, também podemos ver essa condição como uma forma de conhecermos vários lugares para depois elegermos os que gostaríamos de revisitar com mais calma!

A MINHA ESCOLHA

Após muito pesquisa, o cruzeiro escolhido foi da Pullmantur, uma companhia espanhola que tem como uma de suas acionistas a Royal Caribbean, com a qual eu já havia navegado anteriormente. Diferente da Royal, a frota da Pullmantur é mais antiga e não conta com o luxo da sua acionista, mas, não fica a desejar quanto a conforto, organização e limpeza, sendo que o fator decisivo para eu escolher o navio Horizon da Pullmantur foi o seu roteiro pelas ilhas gregas, simplesmente perfeito!

Ah! E, por último, mas não menos importante: o preço.

O cruzeiro de 7 noites, com tudo incluído (inclusive, bebidas alcoólicas), numa suíte com varanda, para mim e meu marido, custou no total, aproximadamente, 6 mil reais!!!!! Tudo bem que isso foi em 2017, quando o euro ainda não estava na estratosfera, mas fazendo uma rápida busca pela internet também é possível encontrar preços convidativos nos dias de hoje.

O ROTEIRO PERFEITO

Viajante, perceba que o navio partiu de Pireu, uma cidade portuária dentro da área urbana de Atenas.

Diante desse começo, foi inevitável passar algumas noites em Atenas antes de embarcar no navio e se encantar com a riqueza histórica dessa cidade, onde quando menos esperamos a Acrópole se exibe num escândalo de beleza e grandiosidade.

Grécia

Grécia

Uma vez feito o embarque no navio, este partiu à noite em direção à nossa primeira parada: Mikonos.

Mikonos

Famosa por suas vielas com casinhas brancas e um estonteante pôr do sol, tivemos a chance de explorar a ilha por 2 dias – um ponto muito positivo na rota desse cruzeiro porque pernoitamos atracados na ilha, algo que não se vê com muita frequência em portos tão requisitados como o de Mikonos.

Grécia

No primeiro dia, decidimos conhecer os principais pontos turísticos a pé.

Os nossos planos eram aproveitar durante o dia a ilha, voltar ao navio para tomar um banho e colocar uma roupitcha melhor para jantar na ilha. Contudo, entretanto e, todavia, não contávamos com um terremoto. Sim, viajante, você leu certo! Eu particularmente não senti o tremor porque quando ele aconteceu eu estava deitada na areia da praia tomando sol do lado de uma vovozinha que fazia topless (algo muito normal por aquelas bandas).

Já meu marido, que tinha ido correr, ao voltar da corrida relatou que tinha sentido algo estranho. Em seguida, recebi um WhatsApp da minha irmã, perguntando se estávamos bem e daí descobrimos, via Brasil, que tínhamos vivenciado um terremoto!

Em razão do terremoto, o mar ficou muito revolto e não era possível pegar o barco para voltar ao navio…tivemos que esperar horas, o que nos obrigou a ter o nosso jantar romântico (afinal, era dia dos namorados e estávamos comemorando nosso aniversário de casamento!), suados e com os pés sujos de areia. Alooooooô, perrengue chique!

No segundo dia, alugamos um quadriciclo, o que nos garantiu emoção e liberdade para conhecermos melhor as praias da ilha.

Grécia

Creta (Chania)

Creta é a maior ilha da Grécia e Chania a sua segunda maior cidade, que se destaca por suas lindas praias (algo já esperado, né?) e por seu Centro Histórico, onde se encontra o Porto Veneziano e o Farol com o mesmo nome.

Grécia

Rodes (Capital)

Rodes é famosa por ter sido o local onde estava o Colosso Rodes, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Mas, seus atrativos vão muito além disso, e decidimos alugar uma vespa para explorar melhor a sua faixa litorânea.

Foi assim que encontramos essa linda praia de pedrinhas (como muitas das praias na Grécia) de águas transparentes.

Grécia

Ainda tivemos tempo de conhecer o seu centro histórico e almoçar num restaurante charmoso em meio a uma viela florida e bem conservada.

Patmos

Foi na ilha de Patmos que o Apóstolo João escreveu o livro da Bíblia Apocalipse, sendo possível, inclusive, visitar a gruta onde isso aconteceu. A história que carrega o lugar e o cenário são de tirar o folego.

Grécia

Santorini

O lugar que eu mais desejava conhecer nesse cruzeiro. Poder ver aquelas casinhas brancas e igrejinhas de telhado azul amontoadas num penhasco, à beira de um enorme vulcão adormecido inundado pelo mar, me encheu os olhos! Mas, também despertou em mim uma vontade gigante de voltar para aquele lugar numa outra oportunidade e me hospedar durante pelo menos 2 noites.

Santorini-Grécia
Santorini, na Grécia

Aqui foi o lugar que mais senti o ponto negativo de se fazer um cruzeiro (que comentei lá no começo do texto), porque é impossível viver o básico que Santorini tem a oferecer em menos de 24 horas. I will be back, Santorini!

Regresso a Atenas

Chegamos ao fim dessa rota pelas ilhas gregas, retornando para o mesmo porto do qual partimos, Pireu.

E aí, viajante, se convenceu de que conhecer a Grécia é possível?

Não se esqueça, como bem diz o Estevito, “você é um ser humano incrível e pode chegar aonde você quiser”. Acredite nisso, sonhe, planeje (aproveitando as dicas do Blog Estevam Pelo Mundo) e realize!

Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente aqui na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras dicas de viagem como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!

Até o próximo post!

Por: Juliana Molinari

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Posts Relacionados